Os 30 anos de "Sound Of White Noise", o disco que mostrou o outro lado do Anthrax
Resenha - Sound Of White Noise - Anthrax
Por Mateus Ribeiro
Postado em 25 de maio de 2023
O thrash metal, estilo que mescla a agressividade do punk com elementos de heavy metal, surgiu nos anos 1980 e consagrou muitas bandas surgidas na Costa Oeste dos EUA, mais precisamente na Califórnia. De lá, vieram Metallica, Megadeth, Slayer, Exodus, Testament e Death Angel.
Outro grande nome do thrash surgiu em Nova York, que fica do outro lado do país. Comandado pelo carismático e talentoso guitarrista Scott Ian, o Anthrax surgiu como um foguete e lançou grandes discos, como "Spreading The Disease" e "Among The Living", lançados respectivamente em 1985 e 1987.
Em seus primeiros anos, o Anthrax investiu em uma sonoridade mais voltada ao thrash clássico, mas com o tempo, o grupo começou a fazer "experimentos" e chegou até mesmo a gravar "I Am The Man" e "Bring The Noise", duas músicas que misturam metal e hip-hop.
Definitivamente, o quinteto nova-iorquino não tinha medo de ousar ou promover mudanças. A mais ousada (e arriscada) dessas mudanças aconteceu no início da década de 1990, quando o grupo trocou de vocalista: Joey Belladonna, cantor dos principais clássicos da banda, cedeu seu lugar ao grande John Bush, vindo do Armored Saint.
A troca de vocalistas interferiu diretamente no som da banda, como pode ser conferido no excelente "Sound Of White Noise", disco lançado em 25 de maio de 1993, portanto, há trinta anos.
O primeiro trabalho do Anthrax com John Bush nos vocais mostra um Anthrax diferente daquele que os fãs da época estavam acostumados a ouvir. O thrash metal veloz da década passada ficou um pouco mais lento e pitadas de rock alternativo, grunge e groove metal foram incorporadas ao som do destemido conjunto.
A ousadia do Anthrax valeu a pena, já que em "Sound Of White Noise" o grupo gravou algumas de suas músicas mais legais, com destaque para "Only", que é empolgante e memorável do início ao fim. Outras faixas que merecem destaque são "Potters Field", "Room For One More", "Hy Pro Glo", "Packaged Rebellion" e "Black Lodge". Isso para não falar no inesperado cover de "Cowboy Song", do Thin Lizzy.
"Sound Of White Noise" foi um belo cartão de visitas e mostrou que John Bush tinha não apenas a capacidade de substituir Joey Belladonna, mas também, de tornar o Anthrax uma banda diferente (e na opinião deste redator, mais versátil).
Agora que você já sabe um pouco mais sobre "Sound Of White Noise", é hora de apertar o play e curtir esse baita play, que entrou para o clube dos trintões!
Outras resenhas de Sound Of White Noise - Anthrax
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps