Anthrax: Um dos grandes álbuns de metal dos anos noventa
Resenha - Sound of White Noise - Anthrax
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 26 de abril de 2014
Por definição técnica, "Ruído Branco" é o fenômeno de convergência de todas as frequências sonoras em um único fluxo sonoro, assim como a luz branca é a síntese de todas as possibilidades cromáticas. Cientificamente, trata-se apenas de um efeito físico sem maiores repercussões; para ouví-lo basta sintonizar em um canal televisivo qualquer fora do ar. Mas, se como disse PICASSO, "o maior inimigo da criatividade é o bom senso",o fenômeno da voz eletrônica (EVP, do original em inglês), teoria que afirma ser o ruído um canal de comunicação com o sobrenatural, fez muita gente deixar a tv ligada, virou filme, assolou o Youtube e, claro, provocou uma raiva danada nos meios científicos ultra conservadores.
"Potter´s Field", a faixa que abre "Sound of White Noise", primeiro registro do ANTHRAX com JOHN BUSH, é precedida por um ruído branco; e que se segue pareceu, àquela altura, algo realmente de outro plano. Alicerçados pela produção musculosa de DAVE JERDEN (ARMORED SAINT, ALICE IN CHAINS, JANE´S ADICCTION) ,o disco registra uma banda disposta a investir no então emergente metal alternativo sem perder o código genético pelo caminho; moldada pela cortina de chumbo de BENANTE e FRANK BELLO, as guitarras de SCOTT IAN e DAN SPITZ soam como britadeiras para a costura sinistra de BUSH- então no auge de seu potencial vocal.
"Se não surpreende tanto, é diferente o suficiente para lembrar que dentro dos parâmetros circunscritos da etiqueta thrash etiqueta, o ANTHRAX sempre teve êxito. E quantas bandas de qualquer gênero reinventaram-se com sucesso em uma década de carreira? Nesse sentido, "Sound of White Noise" é o retorno poderoso de um grupo que nunca foi embora", resenhou TOM SINCLAIR para a Rolling Stone. A verdade é que, se as fases de NEIL TURBIN e BELADONNA representam piquetes do metal oitentista, "Sound" funciona como um vetor entre o BLACK FLAG e o THERAPY?, colocando de lado parte da própria história em prol de construções contemporâneas como as destiladas "Invisible", "Only" e Room for One More". O álbum é permeado pelo clima cinzento, soturno e separatista com relação a "Among the Living"; estabelece um reduto bem demarcado onde composições como "Black Lodge" ou "Burst" tenham a consistência necessária para aplacar a indiferença das viúvas dos anos 80.
"É verdade, "Sound of White Noise" não é inigualável, mas devolveu ao ANTHRAX seu posto ao lado de METALLICA e MEGADETH, que é o seu direito de primogenitura", cravou a Allmusic. Para mim, foi além: "Sound" é um dos grandes álbuns de metal dos anos noventa.
1. "Potter's Field" – 5:00
2. "Only" – 4:56
3. "Room for One More" – 4:54
4. "Packaged Rebellion" – 6:18
5. "Hy Pro Glo" – 4:30
6. "Invisible" – 6:09
7. "1000 Points of Hate" – 5:00
8. "Black Lodge"
9. "C11H17N2O2S Na" – 4:24
10. "Burst" – 3:35
11. "This is Not an Exit" – 6:49
Outras resenhas de Sound of White Noise - Anthrax
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps