Anthrax: Um dos grandes álbuns de metal dos anos noventa

Resenha - Sound of White Noise - Anthrax

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Paulo Severo da Costa
Enviar Correções  


Por definição técnica, "Ruído Branco" é o fenômeno de convergência de todas as frequências sonoras em um único fluxo sonoro, assim como a luz branca é a síntese de todas as possibilidades cromáticas. Cientificamente, trata-se apenas de um efeito físico sem maiores repercussões; para ouví-lo basta sintonizar em um canal televisivo qualquer fora do ar. Mas, se como disse PICASSO, "o maior inimigo da criatividade é o bom senso",o fenômeno da voz eletrônica (EVP, do original em inglês), teoria que afirma ser o ruído um canal de comunicação com o sobrenatural, fez muita gente deixar a tv ligada, virou filme, assolou o Youtube e, claro, provocou uma raiva danada nos meios científicos ultra conservadores.

Thrash metal: os 40 melhores discos de estreia segundo o LoudwireCorey Talor: "Axl é um pau no cu e quem espera por ele é otário"

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Potter´s Field", a faixa que abre "Sound of White Noise", primeiro registro do ANTHRAX com JOHN BUSH, é precedida por um ruído branco; e que se segue pareceu, àquela altura, algo realmente de outro plano. Alicerçados pela produção musculosa de DAVE JERDEN (ARMORED SAINT, ALICE IN CHAINS, JANE´S ADICCTION) ,o disco registra uma banda disposta a investir no então emergente metal alternativo sem perder o código genético pelo caminho; moldada pela cortina de chumbo de BENANTE e FRANK BELLO, as guitarras de SCOTT IAN e DAN SPITZ soam como britadeiras para a costura sinistra de BUSH- então no auge de seu potencial vocal.

"Se não surpreende tanto, é diferente o suficiente para lembrar que dentro dos parâmetros circunscritos da etiqueta thrash etiqueta, o ANTHRAX sempre teve êxito. E quantas bandas de qualquer gênero reinventaram-se com sucesso em uma década de carreira? Nesse sentido, "Sound of White Noise" é o retorno poderoso de um grupo que nunca foi embora", resenhou TOM SINCLAIR para a Rolling Stone. A verdade é que, se as fases de NEIL TURBIN e BELADONNA representam piquetes do metal oitentista, "Sound" funciona como um vetor entre o BLACK FLAG e o THERAPY?, colocando de lado parte da própria história em prol de construções contemporâneas como as destiladas "Invisible", "Only" e Room for One More". O álbum é permeado pelo clima cinzento, soturno e separatista com relação a "Among the Living"; estabelece um reduto bem demarcado onde composições como "Black Lodge" ou "Burst" tenham a consistência necessária para aplacar a indiferença das viúvas dos anos 80.

"É verdade, "Sound of White Noise" não é inigualável, mas devolveu ao ANTHRAX seu posto ao lado de METALLICA e MEGADETH, que é o seu direito de primogenitura", cravou a Allmusic. Para mim, foi além: "Sound" é um dos grandes álbuns de metal dos anos noventa.

1. "Potter's Field" – 5:00
2. "Only" – 4:56
3. "Room for One More" – 4:54
4. "Packaged Rebellion" – 6:18
5. "Hy Pro Glo" – 4:30
6. "Invisible" – 6:09
7. "1000 Points of Hate" – 5:00
8. "Black Lodge"
9. "C11H17N2O2S Na" – 4:24
10. "Burst" – 3:35
11. "This is Not an Exit" – 6:49


Outras resenhas de Sound of White Noise - Anthrax

Resenha - Sound Of White Noise - AnthraxResenha - Sound of White Noise - Anthrax



Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Thrash metal: os 40 melhores discos de estreia segundo o LoudwireThrash metal
Os 40 melhores discos de estreia segundo o Loudwire

Mr. Bungle: banda de Mike Patton lança primeira música em mais de 20 anos (um cover)Mr. Bungle
Banda de Mike Patton lança primeira música em mais de 20 anos (um cover)

Iron Maiden: Charlie Benante grava versão de "Transylvania" (vídeo)

Anthrax: banda tem músicas escritas para novo álbum, diz Charlie BenanteAnthrax
Banda tem músicas escritas para novo álbum, diz Charlie Benante

Anthrax: John Bush e Charlie Benante gravam versão de "Packaged Rebellion"Em 25/05/1993: Anthrax lançava Sound of White Noise, com John Bush nos vocaisS.O.D.: Mike Patton se junta à banda e grava versão de "Speak English Or Die"

Dio: Joey Belladonna presta homenagem nas redes sociais cantando clássico do RainbowDio
Joey Belladonna presta homenagem nas redes sociais cantando clássico do Rainbow

Anthrax: Charlie Benante e baixista do Suicidal Tendencies regravam Billie EilishAnthrax: músicos oferecerão diversas aulas virtuais

Anthrax: Scott Ian diz que acabaria com a InternetAnthrax
Scott Ian diz que acabaria com a Internet

Scott Ian: Tocar AC/DC é simples, mas ninguém consegueScott Ian
"Tocar AC/DC é simples, mas ninguém consegue"


Corey Talor: Axl é um pau no cu e quem espera por ele é otárioCorey Talor
"Axl é um pau no cu e quem espera por ele é otário"

Kerrang!: os 100 melhores álbuns de Rock em lista da revistaKerrang!
Os 100 melhores álbuns de Rock em lista da revista


Sobre Paulo Severo da Costa

Paulo Severo da Costa é ensaísta, professor universitário e doente por rock n'roll. Adora críticas, mas não dá a mínima pra elas. Email para contato: [email protected]

Mais matérias de Paulo Severo da Costa no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor