Os cinco anos de "1755", disco do Moonspell que narra a história uma grande tragédia
Resenha - 1755 - Moonspell
Por Mateus Ribeiro
Postado em 03 de novembro de 2022
A banda portuguesa de gothic metal Moonspell iniciou suas atividades no início da década de 1990 e construiu uma trajetória sólida. Durante os seus 30 anos de estrada, o grupo liderado pelo vocalista Fernando Ribeiro lançou 13 álbuns de estúdio e um desses trabalhos é o tema desta nota: "1755", lançado em 3 de novembro de 2017.
O décimo segundo disco de estúdio do Moonspell é cantado totalmente em português e conta a história do Sismo de Lisboa, que aconteceu em 1755 destruiu grande parte da capital de Portugal.
Tudo aconteceu no primeiro dia de novembro de 1755, data em que era comemorado o Dia de Todos os Santos. Por conta do feriado religioso, as igrejas e as ruas de Lisboa estavam cheias de fiéis, o que contribuiu para o alto número de mortes (que varia de acordo com a fonte, mas bate a casa das dezenas de milhares).
Como se não bastasse o terremoto que abalou as ruas de Lisboa, um tsunami e incêndios ajudaram a destruir a cidade, que demorou muito tempo para ser reconstruída.
A tragédia é narrada pelo Moonspell de forma épica, dramática e tocante, como pode ser ouvido nas maravilhosas "Em Nome Do Medo", "In Tremor Dei", "Evento", "1 de Novembro" e "Todos Os Santos". Ainda há espaço para um improvável e interessante cover de "Lanterna Dos Afogados", música da banda brasileira Os Paralamas do Sucesso.
Se você nunca ouviu "1755", aproveite que essa obra-prima está fazendo cinco anos e ouça.
Álbum: "1755"
Banda: Moonspell (Portugal)
Data de lançamento: 3 de novembro
"Em Nome Do Medo"
"1755"
"In Tremor Dei"
"Desastre"
"Abanão"
"Evento"
"1 de Novembro"
"Ruínas"
"Todos Os Santos"
"Lanterna Dos Afogados"
Fernando Ribeiro: vocal
Ricardo Amorim: guitarra
Aires Pereira: baixo
Mike Gaspar: bateria
Pedro Paixão: teclado
Outras resenhas de 1755 - Moonspell
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps