Resenha - Black - Scour
Por Alexandre Veronesi
Postado em 09 de abril de 2021
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Com uma trajetória iniciada no ano de 2015, o Scour é conhecido por ser o projeto de Black Metal do icônico e polêmico vocalista Phil Anselmo (Down, Philip H. Anselmo & The Illegals, ex-Pantera, Superjoint Ritual etc.), mas a concepção do grupo vai muito além da definição superficial, visto que o mesmo é composto por um time de peso, contando com músicos altamente experientes no cenário do Metal extremo mundial, que integram ou já integraram nomes como Pig Destroyer, Cattle Decapitation, Lock Up, Misery Index e outros: estou falando dos instrumentistas Derek Engemann (guitarra), Mark Kloeppel (guitarra), John Jarvis (baixo) e Adam Jarvis (bateria).
"Black", de 2020, é o mais recente trabalho dos caras e o grande responsável por encerrar sua trilogia de EPs, que se completa com "Grey" (2016) e "Red" (2017). Temos aqui um álbum bastante coeso e compacto, constituído por 6 canções e pouco menos de 16 minutos em sua duração total.
"Doom" abre os trabalhos com um forte som de sirene, que não demora a convidar a primeira guitarra e, logo na sequência, todo o restante da banda para a iminente demolição sonora. Trata-se de uma faixa onde a velocidade abissal predomina, com os vocais profanos e quase vomitados de Anselmo se encaixando perfeitamente ao denso trabalho instrumental; "Nail" segue o ritmo acelerado de sua antecessora, mas não sem a adição de algumas interessantes mudanças no andamento, onde se destaca o violento e preciso trabalho da seção rítmica; "Propaganda" é a faixa mais curta do EP - tem menos de 2 minutos - e traz consigo uma urgência notável, intercalada com boas quebras e certeiros licks dissonantes das guitarras; "Flames" mantém a brutalidade no nível máximo, mas dessa vez apostando em partes mais cadenciadas, gerando assim um agradável contraponto com a celeridade extrema; o interlúdio "Microbes" é majoritariamente tomado pelo som do piano, que traz um pouco de calmaria ao caos aqui instaurado, mas com uma harmonia macabra que em muito se assemelha à diversas trilhas sonoras de filmes de horror e suspense; "Subprime" então encerra o registro, condensando todas as características apresentadas durante as canções anteriores: alto teor de peso, podridão e andamentos aceleradíssimos, mas tudo bastante refinado, da forma que se espera de músicos do calibre desses envolvidos.
"Black" foi lançado mundialmente pela Nuclear Blast, e no Brasil a sua distribuição física ficou por conta da Shinigami Records. Embora curto, o material é intenso e poderoso, realiza uma honrosa reverência ao já clássico Black Metal europeu, e deve agradar em cheio aos apreciadores do estilo.
Scour - Black (EP, 2020)
Gravadora: Nuclear Blast
Data de lançamento: 27/11/2020
Tracklist:
01 - Doom
02 - Nail
03 - Propaganda
04 - Flames
05 - Microbes
06 - Subprime
Formação:
Philip H. Anselmo - vocal
Derek Engemann - guitarra
Mark Kloeppel - guitarra
John Jarvis - baixo
Adam Jarvis - bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



System of a Down puxa coro contra o Oasis durante show em Londres
O melhor livro de todos os tempos, segundo Robert Smith do The Cure
Slash elege os 10 maiores riffs de guitarra de todos os tempos
A melhor música de todos os tempos, na opinião de Tarja Turunen
Como foi gravar músicas do Rainbow com o Dio, segundo James Hetfield do Metallica
Slipknot confirma produtor com o qual está trabalhando em novas músicas
O melhor disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
Mick Jagger relembra onde estava em 1966, quando a Inglaterra venceu sua única Copa do Mundo
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
A opinião de Regis Tadeu sobre o clássico "Somewhere in Time" do Iron Maiden
Baixista se afasta do The Cure devido a problema de saúde e é substituído por filho
John Lennon recomendou que Mick Jagger não conhecesse Elvis Presley
Sabaton anuncia edição comemorativa de 10 anos do álbum "The Last Stand"
Jason Newsted reconhece ter caído em "depressão severa" com diagnóstico de câncer
A música que fez James Hetfield sair da zona de conforto como vocalista
Quando Charlie Watts apontou o único frontman que superava Mick Jagger, dos Rolling Stones
A música mais regravada do mundo que foi feita por um rockstar num carro em Portugal
A música cantada por Andre Matos que Edu Falaschi acha uma das mais lindas da história

Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



