Hatebreed: reforçando o status de gigante do Hardcore mundial
Resenha - Weight Of The False Self - Hatebreed
Por Alexandre Veronesi
Postado em 29 de março de 2021
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Passados 4 anos do lançamento de seu mais recente trabalho de estúdio, "The Concrete Confessional" (2016), o ícone do Hardcore/Metalcore nova-iorquino Hatebreed ataca ferozmente nossos tímpanos mais uma vez com "Weight Of The False Self", disponibilizado a nível mundial em Novembro de 2020 pela gravadora Nuclear Blast (no Brasil, a distribuição é da Shinigami Records).
O quinteto, liderado pelo incansável frontman Jamey Jasta, nos entrega aqui uma violência sonora de qualidade, como já era de se esperar. A bolacha segue os conhecidos padrões do grupo em termos de conteúdo e duração, sendo composta por 12 petardos que totalizam pouco menos de 35 minutos.
"Instinctive (Slaughterlust)" abre os trabalhos com alto teor de 'groove', mudanças de andamento precisas e uma urgência latente - especialmente por conta dos vocais alucinados de Jasta - seguida por "Let Them All Rot", que só faz amplificar os instintos primitivos despertados em nós, sendo que tais características crescem gradativamente na boa "Set It Right (Start With Yourself)".
A faixa-título, "Weight Of The False Self", vem recheada de certeiros 'breakdowns' e abre alas para "Cling To Life", não muito diferente de suas antecessoras, mas ainda assim satisfatoriamente brutal, evidenciando o ótimo trabalho de Matt Byrne no comando das baquetas.
Em "A Stroke Of Red", uma das melhores do álbum, predomina o midtempo com riffs muito bem encaixados, uma cortesia da dupla Lozinak/Novinec. "Dig Your Way Out", em contrapartida, traz uma explosão de velocidade furiosa, enquanto a seguinte, "This I Earned", pisa um pouco no freio, mas sem perder ou diminuir o imprescindível peso colossal característico do grupo.
Mais 'breakdowns' insanos é o que recebemos em doses cavalares através de "Wings Of The Vulture", que logo clama pela ríspida e poderosa "The Herd Will Scatter", outro grande destaque da bolacha, com suas linhas rítmicas impecáveis despejadas pela cozinha Beattie/Byrne.
A dobradinha "From Gold To Gray" e "Invoking Dominance" ficou responsável por colocar um ponto final nessa intensa experiência auditiva. Enquanto a primeira é apenas um 'mais do mesmo' satisfatório e repleto de bons riffs, a segunda apresenta uma introdução com melodias de guitarra levemente dissonantes, mas não demora a desembocar na sonoridade crua e letal que marca o trabalho como um todo, selando assim a sua notável homogeneidade.
A excelente produção do disco ficou a cargo de Christopher Harris, vulgo Zeuss (Queensryche, Overkill, Municipal Waste, Suffocation, Rob Zombie etc.), e quem assina a belíssima arte da capa é o renomado ilustrador Eliran Kantor - conhecido e aclamado por seu estilo bastante peculiar - que, entre muitas outras, já trabalhou com bandas do calibre de Testament, Sodom, Krisiun, Soulfly, Atheist, Bloodbath, Heaven Shall Burn, Fleshgod Apocalypse e, mais recentemente, Helloween.
Embora não traga nenhuma grande inovação - e seja até um tanto quanto repetitivo em dados momentos - "Weight Of The False Self" é, sem sombra de dúvidas, uma boa pedida para os fãs não só da banda, mas do gênero. Um álbum sólido, consistente, e que reitera o merecido posto do Hatebreed entre os maiores nomes do Hardcore/Metalcore mundial.
Hatebreed - Weight Of The False Self (2020)
Gravadora: Nuclear Blast
Data de lançamento: 27/11/2020
Tracklist:
01 - Instinctive (Slaughterlust)
02 - Let Them All Rot
03 - Set It Right (Start With Yourself)
04 - Weight Of The False Self
05 - Cling To Life
06 - A Stroke Of Red
07 - Dig Your Way Out
08 - This I Earned
09 - Wings Of The Vulture
10 - The Herd Will Scatter
11 - From Gold To Gray
12 - Invoking Dominance
Formação:
Jamey Jasta - vocal
Wayne Lozinak - guitarra
Frank Novinec - guitarra
Chris Beattie - baixo
Matt Byrne - bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
Brasil de fora da tour de despedida do Rhapsody, mas Epica promete "celebração especial"
A música de "Load" que não melhorou com o tempo, segundo o Ultimate Classic Rock
Seis fãs são hospitalizados após show do Angine de Poitrine em Montreal
A música esquecida do Led Zeppelin que Robert Plant acha simplesmente "linda"
Gravação inédita de Raul Seixas cantando Rolling Stones é lançada oficialmente
A música que foi o alicerce do heavy e do rock, segundo Robert Plant
Os 10 melhores discos de heavy metal dos anos 2000, em lista da Louder
O hit que Angus Young desprezou e se tornou mais conhecido do que qualquer música do AC/DC
Site coloca continuações de "The Unforgiven" entre as piores músicas do Metallica
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
O erro dos Beatles que poderia ter melhorado o "Sgt. Pepper's"; "uma completa bobagem"
O disco do Metallica que perdeu para o Iron Maiden em votação de melhor álbum de metal
As músicas lentas do Slayer que são essenciais, segundo a Louder
Angra anuncia relançamento de "Holy Land" em edição especial remasterizada
O megahit sertanejo que tornou competição nas rádios desleal, segundo Tico Santta Cruz
As inesperadas duas pessoas para quem Frejat não tirou o chapéu no programa do Raul Gil
Edu Falaschi se surpreendeu com a qualidade de vida na Venezuela


Jamey Jasta promete que novo álbum será "o mais ignorante" do Hatebreed
O álbum do Hatebreed que ajuda Randy Blythe (Lamb of God) nos piores momentos



