Hatebreed: reforçando o status de gigante do Hardcore mundial
Resenha - Weight Of The False Self - Hatebreed
Por Alexandre Veronesi
Postado em 29 de março de 2021
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Passados 4 anos do lançamento de seu mais recente trabalho de estúdio, "The Concrete Confessional" (2016), o ícone do Hardcore/Metalcore nova-iorquino Hatebreed ataca ferozmente nossos tímpanos mais uma vez com "Weight Of The False Self", disponibilizado a nível mundial em Novembro de 2020 pela gravadora Nuclear Blast (no Brasil, a distribuição é da Shinigami Records).
Hatebreed - Mais Novidades
O quinteto, liderado pelo incansável frontman Jamey Jasta, nos entrega aqui uma violência sonora de qualidade, como já era de se esperar. A bolacha segue os conhecidos padrões do grupo em termos de conteúdo e duração, sendo composta por 12 petardos que totalizam pouco menos de 35 minutos.
"Instinctive (Slaughterlust)" abre os trabalhos com alto teor de 'groove', mudanças de andamento precisas e uma urgência latente - especialmente por conta dos vocais alucinados de Jasta - seguida por "Let Them All Rot", que só faz amplificar os instintos primitivos despertados em nós, sendo que tais características crescem gradativamente na boa "Set It Right (Start With Yourself)".
A faixa-título, "Weight Of The False Self", vem recheada de certeiros 'breakdowns' e abre alas para "Cling To Life", não muito diferente de suas antecessoras, mas ainda assim satisfatoriamente brutal, evidenciando o ótimo trabalho de Matt Byrne no comando das baquetas.
Em "A Stroke Of Red", uma das melhores do álbum, predomina o midtempo com riffs muito bem encaixados, uma cortesia da dupla Lozinak/Novinec. "Dig Your Way Out", em contrapartida, traz uma explosão de velocidade furiosa, enquanto a seguinte, "This I Earned", pisa um pouco no freio, mas sem perder ou diminuir o imprescindível peso colossal característico do grupo.
Mais 'breakdowns' insanos é o que recebemos em doses cavalares através de "Wings Of The Vulture", que logo clama pela ríspida e poderosa "The Herd Will Scatter", outro grande destaque da bolacha, com suas linhas rítmicas impecáveis despejadas pela cozinha Beattie/Byrne.
A dobradinha "From Gold To Gray" e "Invoking Dominance" ficou responsável por colocar um ponto final nessa intensa experiência auditiva. Enquanto a primeira é apenas um 'mais do mesmo' satisfatório e repleto de bons riffs, a segunda apresenta uma introdução com melodias de guitarra levemente dissonantes, mas não demora a desembocar na sonoridade crua e letal que marca o trabalho como um todo, selando assim a sua notável homogeneidade.
A excelente produção do disco ficou a cargo de Christopher Harris, vulgo Zeuss (Queensryche, Overkill, Municipal Waste, Suffocation, Rob Zombie etc.), e quem assina a belíssima arte da capa é o renomado ilustrador Eliran Kantor - conhecido e aclamado por seu estilo bastante peculiar - que, entre muitas outras, já trabalhou com bandas do calibre de Testament, Sodom, Krisiun, Soulfly, Atheist, Bloodbath, Heaven Shall Burn, Fleshgod Apocalypse e, mais recentemente, Helloween.
Embora não traga nenhuma grande inovação - e seja até um tanto quanto repetitivo em dados momentos - "Weight Of The False Self" é, sem sombra de dúvidas, uma boa pedida para os fãs não só da banda, mas do gênero. Um álbum sólido, consistente, e que reitera o merecido posto do Hatebreed entre os maiores nomes do Hardcore/Metalcore mundial.
Hatebreed - Weight Of The False Self (2020)
Gravadora: Nuclear Blast
Data de lançamento: 27/11/2020
Tracklist:
01 - Instinctive (Slaughterlust)
02 - Let Them All Rot
03 - Set It Right (Start With Yourself)
04 - Weight Of The False Self
05 - Cling To Life
06 - A Stroke Of Red
07 - Dig Your Way Out
08 - This I Earned
09 - Wings Of The Vulture
10 - The Herd Will Scatter
11 - From Gold To Gray
12 - Invoking Dominance
Formação:
Jamey Jasta - vocal
Wayne Lozinak - guitarra
Frank Novinec - guitarra
Chris Beattie - baixo
Matt Byrne - bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Tony Iommi confirma que vai remixar um dos álbuns mais criticados do Black Sabbath
5 músicas de metal que ou você ama de paixão ou odeia com todas as forças
O melhor baterista de todos os tempos, segundo David Gilmour do Pink Floyd
A queixa que Tony Iommi ouviu de Ozzy Osbourne na véspera da morte do cantor
Astros do rock e metal unem forças em tributo ao Deep Purple
O músico que foi retirar cem reais da conta e descobriu que tinha 100 mil
Tobias Forge desabafa sobre pressão e não garante que o Ghost voltará
11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
Angra celebra 30 anos de "Holy Land" com primeira edição do álbum em vinil
Os 20 piores discos da história do rock and roll, segundo a Classic Rock
A razão que levou Brian May a recusar tocar em mais faixas do álbum de Tony Iommi
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Os 10 melhores álbuns de death metal dos anos 1990 segundo o Metal Injection
O motivo que impediu a reunião dos Beatles segundo Ringo Starr
A faixa do Guns N' Roses em que Axl Rose atingiu a nota mais alta de sua carreira
A opinião de Regis Tadeu sobre o clássico "The Final Countdown" do Europe
A banda de rock progressivo que Roger Waters diz que queria apenas ganhar dinheiro
Iron Maiden: as dez melhores músicas, segundo a Loudwire

Hatebreed divulga "Fatal Paradox", faixa-título de seu próximo disco de estúdio
O álbum do Hatebreed que ajuda Randy Blythe (Lamb of God) nos piores momentos
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



