Magnus Karlsson's Heart Healer: metal opera sueca faz estreia previsivelmente insossa
Resenha - Heart Healer - Magnus Karlsson's Heart Healer
Por Victor de Andrade Lopes
Postado em 24 de março de 2021
Nota: 6
E finalmente aconteceu: o compositor sueco Magnus Karlsson entrou para o inflado mundo das metal operas. E com direito a várias convidadas (sim, só mulheres): Adrienne Cowan (Seven Spires, Sascha Paeth’s Masters of Ceremony, Avantasia), Netta Laurenne (Smackbound, Laurenne/Louhimo), Youmna Jreissati (Ostura), Ailyn (Her Chariot Awaits, ex-Sirenia), Noora Louhimo (Battle Beast), Margarita Monet (Edge of Paradise) e Anette Olzon (The Dark Element, ex-Nightwish).
Talvez você não o conheça de nome, mas muito provavelmente já o ouviu: além do seu trabalho no Primal Fear, ele assina a composição dos vários discos colaborativos que o selo italiano Frontiers (que edita também o objeto desta resenha) vem lançando nos últimos anos (Allen/Lande, Lione/Conti, Allen/Olzon, Kiske/Sommerville). Todos eles têm a mesma "cara", e não é por acaso: o sueco tem uma abordagem notavelmente formulaica com relação a composição.
Esta "cara" também veio parar nesta metal opera, o que era esperado e, portanto, perdoável. A notícia ruim é que mesmo tendo o projeto todo só para ele, Magnus não aproveitou para mostrar o grande compositor que eu sei que vive dentro dele.
O disco (intitulado Heart Healer, como o projeto) até empolga, mas não fossem as várias vozes diferentes - ainda que não muito contrastantes -, eu teria a impressão de estar ouvindo várias versões da mesma música. Que é uma característica um tanto incômoda nos lançamentos que trazem a impressão digital do multi-instrumentista.
Não há contrastes entre faixas mais aceleradas e baladas poderosas e lentas, tampouco uma alternância significativa de durações. Não consigo me lembrar de nenhum solo memorável, de qualquer instrumento que seja.
O álbum termina com "This Is Not the End", cuja letra repete o título (que significa "este não é o fim") à exaustão. Admiro o otimismo. Tem lenha pra queimar ainda? Se bem que dependendo da Frontiers, rola até combustão espontânea.
Abaixo, o lyric video de "This Is Not the End".
FONTE: Sinfonia de Ideias
https://sinfoniadeideias.wordpress.com/2021/03/20/resenha-heart-healer-heart-healer/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps