Plan X1: lançado segundo álbum progressivo nas plataformas digitais
Resenha - One Second to Connect - Plan X1
Por Orlando Andrade
Postado em 10 de fevereiro de 2021
Ouvi falar sobre este grupo mais ou menos no final do ano passado e até achei legalzinho o primeiro album, que foi lançado apenas nas plataformas digitais. Me lembrou algumas coisas do Pink Floyd e do Alan Parsons Project, que são referências citadas pela própria banda no seu jeito de compor.
Eles agora lançaram o segundo album, também apenas nas plataformas digitais, que se chama "One second to connect" e que segundo eles, é um album conceitual cujo tema que direciona todas as composições é a presença cada vez maior da tecnologia na vida das pessoas. Penso que é um ponto interessante para se abordar mas, aviso aos fãs da banda que, ao ouvir esse segundo trabalho vi uma enorme diferença no estilo das músicas em relação ao primeiro.
Se em "First Impression" (o primeiro album), as composições soaram bem mais diretas, melódicas e até mesmo um pouco "pop", nesse segundo album, o ouvinte vai se deparar com elementos bem diversos como: climas à la Kraftwerk, efeitos eletrônicos, músicas com mais de uma parte e com bateria mais possante, um trabalho mais pesado em relação ao primeiro, além de vários tipos de textura no decorrer das músicas.
As letras eu até achei interessantes e realmente são bem fiéis em relação ao tema proposto, com destaque para Dr Mann, que é uma homenagem a um cientista chamado Steve Mann que anteviu toda essa revolução tecnológica e informatizada de hoje em dia. Gostei muito desse som.
Em relação ao resto do album (ouvindo ele como um todo), posso dizer que, tentei achar uma palavra que pudesse sintetizar para colocar nesse artigo, entretanto, não me veio nada em mente, então o que posso dizer é que, o álbum soa "original" em minha opinião. Isso porque não consegui relacionar nenhuma outra banda ao estilo de "One second to connect". Soa moderno e não tem nada a ver com o progressivo clássico dos anos 70 mas, acho que apenas quem o ouvir como um todo, poderá dizer se gostou ou não. Ressalto, entretanto que, independente de minha opinião pessoal, posso dizer que, vale a pena a audição, mesmo que seja apenas para conhecer essa banda que emerge no cenário do progressivo brasileiro.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Novo disco de Tony Iommi mantém acesa a chama do Sabbath, segundo resenha da Classic Rock
Devido à demanda, U2 anuncia data extra no Brasil
Moyses Kolesne manda recado a quem reproduz discursos de Lemmy sobre política
Overkill é anunciado como headliner do Overload Beer Fest, que será realizado em março
Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
O lado mais egoísta da humanidade inspirou a história de um dos maiores clássicos de Dio
Kiko Loureiro parabeniza Rafael Bittencourt pelo aniversário; "irmão que a música me deu"
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna
"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
Reece Scruggs anuncia que não faz mais parte do Machine Head
Ozzy sabia que estava morrendo, segundo Sharon Osbourne
Com ex-membros do King Diamond, Lex Legion já tem material para o segundo álbum
"Stairway to Heaven" nem "Comfortably Numb"? O solo que Slash coloca acima de todos
A música do Iron Maiden que influenciou o Big Four do thrash metal, segundo o Ultimate Guitar
Marko Hietala arrisca palpite sobre o que levou Floor Jansen a sair do Nightwish

Biohazard retorna afiado com "Divided We Fall"
Tyketto recupera o fôlego com "Closer to the Sun", seu primeiro disco em uma década
Com "Not Your Kingdom", Madball retorna fiel ao estilo que ele ajudou a definir, o NYHC
Kiss - há 44 anos, "Creatures of the Night" marcou o retorno da banda ao hard rock pesado
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
A Tempestade (ou O Livro dos Dias): 30 anos da despedida
"Se o Rádio Não Toca", o raro registro ao vivo de Raul Seixas que ganhou edição definitiva
Carach Angren - Sete histórias para um inferno
Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Charlie Brown Jr.: uma experiência triste e depressiva


