Plan X1: lançado segundo álbum progressivo nas plataformas digitais
Resenha - One Second to Connect - Plan X1
Por Orlando Andrade
Postado em 10 de fevereiro de 2021
Ouvi falar sobre este grupo mais ou menos no final do ano passado e até achei legalzinho o primeiro album, que foi lançado apenas nas plataformas digitais. Me lembrou algumas coisas do Pink Floyd e do Alan Parsons Project, que são referências citadas pela própria banda no seu jeito de compor.
Eles agora lançaram o segundo album, também apenas nas plataformas digitais, que se chama "One second to connect" e que segundo eles, é um album conceitual cujo tema que direciona todas as composições é a presença cada vez maior da tecnologia na vida das pessoas. Penso que é um ponto interessante para se abordar mas, aviso aos fãs da banda que, ao ouvir esse segundo trabalho vi uma enorme diferença no estilo das músicas em relação ao primeiro.
Se em "First Impression" (o primeiro album), as composições soaram bem mais diretas, melódicas e até mesmo um pouco "pop", nesse segundo album, o ouvinte vai se deparar com elementos bem diversos como: climas à la Kraftwerk, efeitos eletrônicos, músicas com mais de uma parte e com bateria mais possante, um trabalho mais pesado em relação ao primeiro, além de vários tipos de textura no decorrer das músicas.
As letras eu até achei interessantes e realmente são bem fiéis em relação ao tema proposto, com destaque para Dr Mann, que é uma homenagem a um cientista chamado Steve Mann que anteviu toda essa revolução tecnológica e informatizada de hoje em dia. Gostei muito desse som.
Em relação ao resto do album (ouvindo ele como um todo), posso dizer que, tentei achar uma palavra que pudesse sintetizar para colocar nesse artigo, entretanto, não me veio nada em mente, então o que posso dizer é que, o álbum soa "original" em minha opinião. Isso porque não consegui relacionar nenhuma outra banda ao estilo de "One second to connect". Soa moderno e não tem nada a ver com o progressivo clássico dos anos 70 mas, acho que apenas quem o ouvir como um todo, poderá dizer se gostou ou não. Ressalto, entretanto que, independente de minha opinião pessoal, posso dizer que, vale a pena a audição, mesmo que seja apenas para conhecer essa banda que emerge no cenário do progressivo brasileiro.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
O clássico absoluto do Metallica cuja introdução foi inspirada em uma música do Venom
O músico que só gostava do Pink Floyd na fase Syd Barrett
A música gravada pelo Iron Maiden que foi uma "dor de cabeça" para Paul Di'Anno
O dia em que Brian May e Tony Iommi viram Eddie Van Halen brincar com uma guitarra
A banda de rock nacional dos anos 1980 que Lobão comparou com o Palhaço Carequinha
David Ellefson não faz mais parte da banda Dieth
O erro que James Hetfield admite ter cometido com Jason Newsted no Metallica
O álbum que Robert Plant acredita que ajudou a salvar o Led Zeppelin
A música do Guns N' Roses que nasceu diferente das outras, segundo Duff McKagan
Os dois clássicos do rock que Ian Anderson do Jethro Tull acha genéricos demais
O álbum mais vendido da história e que nunca chegou ao primeiro lugar das paradas
"Não consigo mais fazer isso"; a cruel frase que Freddie Mercury disse a Brian May
O álbum do Bon Jovi que quase se chamou "Guns N' Roses"
Os 5 melhores discos do Metallica, segundo o Classic Rock History


O Julgamento do Metal Clássico: Rock Justice impressiona na estreia com "You've Been Served"
Carach Angren - O horror dentro da caixa em "Dance and Laugh Amongst the Rotten"
Animals (1977) - quando o Pink FLoyd resolveu chamar todo mundo de bicho
Moonspell - A grandiosidade do Heavy Metal e da música erudita em "Opus Diabolicum"
Resenha: "Hard-Fi" - Rosa Tattooada (2026)
Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Iron Maiden: Grata surpresa e despedida perfeita do gigante
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível


