Plan X1: lançado segundo álbum progressivo nas plataformas digitais
Resenha - One Second to Connect - Plan X1
Por Orlando Andrade
Postado em 10 de fevereiro de 2021
Ouvi falar sobre este grupo mais ou menos no final do ano passado e até achei legalzinho o primeiro album, que foi lançado apenas nas plataformas digitais. Me lembrou algumas coisas do Pink Floyd e do Alan Parsons Project, que são referências citadas pela própria banda no seu jeito de compor.
Eles agora lançaram o segundo album, também apenas nas plataformas digitais, que se chama "One second to connect" e que segundo eles, é um album conceitual cujo tema que direciona todas as composições é a presença cada vez maior da tecnologia na vida das pessoas. Penso que é um ponto interessante para se abordar mas, aviso aos fãs da banda que, ao ouvir esse segundo trabalho vi uma enorme diferença no estilo das músicas em relação ao primeiro.
Se em "First Impression" (o primeiro album), as composições soaram bem mais diretas, melódicas e até mesmo um pouco "pop", nesse segundo album, o ouvinte vai se deparar com elementos bem diversos como: climas à la Kraftwerk, efeitos eletrônicos, músicas com mais de uma parte e com bateria mais possante, um trabalho mais pesado em relação ao primeiro, além de vários tipos de textura no decorrer das músicas.
As letras eu até achei interessantes e realmente são bem fiéis em relação ao tema proposto, com destaque para Dr Mann, que é uma homenagem a um cientista chamado Steve Mann que anteviu toda essa revolução tecnológica e informatizada de hoje em dia. Gostei muito desse som.
Em relação ao resto do album (ouvindo ele como um todo), posso dizer que, tentei achar uma palavra que pudesse sintetizar para colocar nesse artigo, entretanto, não me veio nada em mente, então o que posso dizer é que, o álbum soa "original" em minha opinião. Isso porque não consegui relacionar nenhuma outra banda ao estilo de "One second to connect". Soa moderno e não tem nada a ver com o progressivo clássico dos anos 70 mas, acho que apenas quem o ouvir como um todo, poderá dizer se gostou ou não. Ressalto, entretanto que, independente de minha opinião pessoal, posso dizer que, vale a pena a audição, mesmo que seja apenas para conhecer essa banda que emerge no cenário do progressivo brasileiro.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Deep Purple não é heavy metal", garante Ian Gillan
A única banda punk britânica que Joey Ramone dizia que prestava
Uriah Heep se manifesta após entrada de baixista no Judas Priest
Ian Hill anuncia a aposentadoria e Davey Rimmer assume o baixo no Judas Priest
Os melhores álbuns de melodic death metal dos anos 90, segundo o Loudwire
Guns N' Roses é adicionado a shows especiais do Aerosmith
Dois discos do Pink Floyd que parecem feitos por bandas diferentes - qual é o melhor?
O trabalho do Metallica que James Hetfield admite que não funciona bem ao vivo
As 10 bandas de hard rock com a melhor trinca de álbuns dos anos 1980, segundo a Loudwire
Direto da Sunset Strip e ainda na ativa, 3 bandas para quem gosta duma boa farofa
O cover que o Iron Maiden mais tocou ao vivo durante a carreira
Power Trip lança primeiras músicas gravadas pela nova formação
Regis Tadeu aponta o grave erro que o Metallica está cometendo em shows recentes
As 5 melhores músicas do AC/DC com Bon Scott, segundo Gastão Moreira
A música do AC/DC que ensinou Kurt Cobain o suficiente para começar a compor


Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Pride Of Lions Mantém a Tradição do AOR Clássico em "Unbridled"
Quase vinte anos do seu lançamento, "Over The Under" ainda soa vigoroso
Use sua ilusão: o pseudo disco perfeito do Guns N' Roses
30 anos de "A Tempestade" - o álbum que se tornou a despedida de Renato Russo
Os 40 anos de "Reign in Blood", obra-prima do Slayer e um dos maiores clássicos do thrash metal
Carach Angren - O preço de brincar com a morte em "Franckensteina Strataemontanus"
O Julgamento do Metal Clássico: Rock Justice impressiona na estreia com "You've Been Served"
Iron Maiden: "Senjutsu" é uma prova de que "The X-Factor" é um discão


