Plan X1: lançado segundo álbum progressivo nas plataformas digitais
Resenha - One Second to Connect - Plan X1
Por Orlando Andrade
Postado em 10 de fevereiro de 2021
Ouvi falar sobre este grupo mais ou menos no final do ano passado e até achei legalzinho o primeiro album, que foi lançado apenas nas plataformas digitais. Me lembrou algumas coisas do Pink Floyd e do Alan Parsons Project, que são referências citadas pela própria banda no seu jeito de compor.
Eles agora lançaram o segundo album, também apenas nas plataformas digitais, que se chama "One second to connect" e que segundo eles, é um album conceitual cujo tema que direciona todas as composições é a presença cada vez maior da tecnologia na vida das pessoas. Penso que é um ponto interessante para se abordar mas, aviso aos fãs da banda que, ao ouvir esse segundo trabalho vi uma enorme diferença no estilo das músicas em relação ao primeiro.
Se em "First Impression" (o primeiro album), as composições soaram bem mais diretas, melódicas e até mesmo um pouco "pop", nesse segundo album, o ouvinte vai se deparar com elementos bem diversos como: climas à la Kraftwerk, efeitos eletrônicos, músicas com mais de uma parte e com bateria mais possante, um trabalho mais pesado em relação ao primeiro, além de vários tipos de textura no decorrer das músicas.
As letras eu até achei interessantes e realmente são bem fiéis em relação ao tema proposto, com destaque para Dr Mann, que é uma homenagem a um cientista chamado Steve Mann que anteviu toda essa revolução tecnológica e informatizada de hoje em dia. Gostei muito desse som.
Em relação ao resto do album (ouvindo ele como um todo), posso dizer que, tentei achar uma palavra que pudesse sintetizar para colocar nesse artigo, entretanto, não me veio nada em mente, então o que posso dizer é que, o álbum soa "original" em minha opinião. Isso porque não consegui relacionar nenhuma outra banda ao estilo de "One second to connect". Soa moderno e não tem nada a ver com o progressivo clássico dos anos 70 mas, acho que apenas quem o ouvir como um todo, poderá dizer se gostou ou não. Ressalto, entretanto que, independente de minha opinião pessoal, posso dizer que, vale a pena a audição, mesmo que seja apenas para conhecer essa banda que emerge no cenário do progressivo brasileiro.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As três músicas punk que Lemmy escolheu entre as maiores de todos os tempos
O artista que é "a essência do rock", segundo James Hetfield do Metallica
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Dave Mustaine classifica Teemu Mäntysaari como o guitarrista que sempre procurou
A obra-prima do Pink Floyd que, para Roger Waters, quase foi arruinada por David Gilmour
O músico que intimidou Jimmy Page; "Não conhecia ninguém que tocasse daquele jeito"
A música que Ronnie James Dio fez para deixar o Black Sabbath para trás
Geezer Butler define o papel de cada integrante da formação clássica do Black Sabbath
Nergal anuncia que o Behemoth suspenderá atividades em 2027
Até 71% de desconto em ofertas selecionadas de vinil, CDs, acessórios e celulares na Amazon
O álbum de 1987 que Axl Rose nunca conseguiu superar: "Seria legal vender mais"
As melhores músicas de cada álbum do Opeth, segundo a Loudwire
Don Airey explica por que Simon McBride mudou o Deep Purple após Steve Morse
58 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em julho


Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
Metallica: um DVD com título mais do que adequado


