Plan X1: lançado segundo álbum progressivo nas plataformas digitais
Resenha - One Second to Connect - Plan X1
Por Orlando Andrade
Postado em 10 de fevereiro de 2021
Ouvi falar sobre este grupo mais ou menos no final do ano passado e até achei legalzinho o primeiro album, que foi lançado apenas nas plataformas digitais. Me lembrou algumas coisas do Pink Floyd e do Alan Parsons Project, que são referências citadas pela própria banda no seu jeito de compor.
Eles agora lançaram o segundo album, também apenas nas plataformas digitais, que se chama "One second to connect" e que segundo eles, é um album conceitual cujo tema que direciona todas as composições é a presença cada vez maior da tecnologia na vida das pessoas. Penso que é um ponto interessante para se abordar mas, aviso aos fãs da banda que, ao ouvir esse segundo trabalho vi uma enorme diferença no estilo das músicas em relação ao primeiro.
Se em "First Impression" (o primeiro album), as composições soaram bem mais diretas, melódicas e até mesmo um pouco "pop", nesse segundo album, o ouvinte vai se deparar com elementos bem diversos como: climas à la Kraftwerk, efeitos eletrônicos, músicas com mais de uma parte e com bateria mais possante, um trabalho mais pesado em relação ao primeiro, além de vários tipos de textura no decorrer das músicas.
As letras eu até achei interessantes e realmente são bem fiéis em relação ao tema proposto, com destaque para Dr Mann, que é uma homenagem a um cientista chamado Steve Mann que anteviu toda essa revolução tecnológica e informatizada de hoje em dia. Gostei muito desse som.
Em relação ao resto do album (ouvindo ele como um todo), posso dizer que, tentei achar uma palavra que pudesse sintetizar para colocar nesse artigo, entretanto, não me veio nada em mente, então o que posso dizer é que, o álbum soa "original" em minha opinião. Isso porque não consegui relacionar nenhuma outra banda ao estilo de "One second to connect". Soa moderno e não tem nada a ver com o progressivo clássico dos anos 70 mas, acho que apenas quem o ouvir como um todo, poderá dizer se gostou ou não. Ressalto, entretanto que, independente de minha opinião pessoal, posso dizer que, vale a pena a audição, mesmo que seja apenas para conhecer essa banda que emerge no cenário do progressivo brasileiro.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
Show do Iron Maiden em Paris é prejudicado por falta de luz
Eric Martin, Edu Falaschi, Tim Owens e Jeff Scott Soto anunciam setlist do Masters of Voices
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
John Bush não lamenta ter feito menos sucesso que colegas de geração
Mortiis sobre o black metal nos anos 90: "Tudo soava igual"
Steve Harris foi único membro do Iron Maiden a receber Paul Di'Anno em show, revela documentarista
Por que novo álbum de Edu Falaschi agrada quem não curte power metal, segundo o próprio
A mensagem de Kelly no primeiro dia dos pais sem Ozzy Osbourne
A música do Slayer que lembra o Alice in Chains, segundo a Kerrang!
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"


Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos


