Resenha - Letter To You - Bruce Springsteen
Por Victor de Andrade Lopes
Postado em 22 de novembro de 2020
A foto direta e simples, porém ao mesmo tempo profunda e rica que compõe a capa de Letter to You, vigésimo álbum da lenda estadunidense Bruce Springsteen, dita o tom que a obra adota do começo ao fim. Com muita sinceridade, o "The Boss" abre seu coração e reflete sobre a vida, a morte e o tempo. E convenhamos, quantos compositores vivos fazem isso tão bem quanto ele?
Bruce Springsteen - Mais Novidades
Este se trata provavelmente do disco mais "raiz" que Bruce lançou neste século (ao menos levando em conta a discografia com a E-Street Band). Foram necessários apenas quatro dias para gravar tudo. A maior parte da música foi capturada "ao vivo" e recebeu poucos overdubs.
O resultado é um pouco mais de uma dezena de faixas que abre com uma singela e introspectiva reflexão sobre a efemeridade da vida ("One Minute You're Here"), que é seguida pela faixa-título e single principal - infelizmente, já o ponto alto da obra.
Não que isso ofusque o brilho das outras dez canções, mas a verdade é que nenhuma delas faz jus a "Letter to You". Mas algumas chegam perto.
Tem aquelas que exploram o indefectível lado "contador de histórias" do novajersiano, como "Janey Needs a Shooter". Mas a maioria vem com aquela emoção característica que o The Boss imprime como ninguém em suas criações: "Burnin' Train", "Last Man Standing", "The Power of Prayer", "House of a Thousand Guitars" e "Ghosts".
Misturando otimismo com nostalgia, Bruce encerra o trabalho num tom positivo e revigorante, dando-nos força para encarar a reta final deste ano maldito.
O disco só não é o máximo porque perde para a discografia pregressa do Boss, inclusive para o lançamento anterior com a E Street Band (High Hopes, de 2014). Claro que naquele caso houve um resgate de joias antigas com participações importantes do guitarrista Tom Morello, mas Letter to You saiu tão direto e relativamente cru (a banda toda é um noneto) que talvez tenha perdido um pouco do "fator uau" que alguns esperariam.
O que continua presente, graças a Dio, é a honestidade, a delicadeza e a beleza das composições, bem como a execução de competência acima de qualquer suspeita.
Track-list:
1. "One Minute You're Here"
2. "Letter to You"
3. "Burnin' Train"
4. "Janey Needs a Shooter"
5. "Last Man Standing"
6. "The Power of Prayer"
7. "House of a Thousand Guitars"
8. "Rainmaker"
9. "If I Was the Priest"
10. "Ghosts"
11. "Song for Orphans"
12. "I'll See You in My Dreams".
Abaixo, o clipe da faixa-título.
FONTE: Sinfonia de Ideias
https://bit.ly/BSLTY
Outras resenhas de Letter To You - Bruce Springsteen
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps