Sorcerer: Doom Metal épico, poderoso e obrigatório
Resenha - Lamenting Of The Innocent - Sorcerer
Por Alexandre Veronesi
Postado em 20 de junho de 2020
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Representante do chamado "Epic Doom Metal", o SORCERER foi fundado em 1988 na cidade de Estocolmo, Suécia, porém essa primeira fase durou apenas cerca de 3 anos, passando praticamente despercebida pelo cenário Metal mundial. Quase 2 décadas depois, no ano de 2010, o grupo volta à ativa, reformulado pelo baixista Johnny Hagel e o vocalista Anders Engberg, dessa vez mostrando seu verdadeiro potencial e consolidando-se como um dos pilares do estilo nos dias atuais. Após os ótimos "In The Shadow Of The Inverted Cross" (2015) e "The Crowning Of The Fire King" (2017), o quinteto escandinavo finalmente disponibilizou, em Maio deste ano, seu aguardado terceiro registro de estúdio, batizado de "Lamenting Of The Innocent".
Mantendo a tradição, esse novo trabalho é composto por 10 canções que, no total, ultrapassam os 60 minutos de audição (sem contar a faixa bônus "Hellfire", presente em algumas edições da bolacha). Pessoalmente, tenho preferência por álbuns de curta/média duração, porém, para minha grata surpresa, "Lamenting Of The Innocent" é um daqueles raros casos em que, tamanha a riqueza do material, a prolongada extensão não afeta negativamente no resultado, e em momento algum a experiência se torna enfadonha ou cansativa, pois as músicas são realmente marcantes, alcançando assim o invejável feito de manter a qualidade e organicidade necessárias por todo o tempo, além de apresentar uma bem vinda dose extra de peso em relação aos discos anteriores. Dentre o excelente repertório, destacam-se sons como "The Hammer Of Witches", "Age Of The Damned", "Dance With The Devil", "Path To Perdition", e a linda balada "Deliverance", que conta ainda com uma brilhante participação de Johan Längquist, vocalista do Candlemass. Um álbum excepcional, responsável por marcar o apogeu criativo da banda.
Para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer, a sonoridade do SORCERER é climática, cadenciada e portadora de linhas vocais limpas e poderosas, sendo fortemente influenciada por ícones como Solitude Aeturnus e o já citado Candlemass, ao mesmo tempo em que traz um interessante frescor ao subgênero, este que, infelizmente, sofre de uma certa escassez de boas bandas na atualidade.
Apesar de ainda estarmos na metade do ano, não me restam dúvidas de que "Lamenting Of The Innocent" irá figurar entre os grandes lançamentos de 2020. Registro absolutamente obrigatório para fãs de Doom Metal, Heavy Metal e música pesada no geral.
Sorcerer - Lamenting Of The Innocent (2020)
Gravadora: Metal Blade Records
Data de lançamento: 29/05/2020
Tracklist:
01 - Persecution
02 - The Hammer Of Witches
03 - Lamenting Of The Innocent
04 - Institoris
05 - Where Spirits Die
06 - Deliverance
07 - Age Of The Damned
08 - Condemned
09 - Dance With The Devil
10 - Path To Perdition
Formação:
Anders Engberg - vocal
Kristian Niemann - guitarra
Peter Hallgren - guitarra
Justin Biggs - contrabaixo
Richard Evensand - bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
O músico que Sammy Hagar queria dar um soco na cara: "O que acha que vou fazer?"
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
A música do Limp Bizkit que fez o Rage Against The Machine encerrar atividades
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
A música do Metallica que James Hetfield achou fraca demais; "Tá maluco? Que porra é essa?"
Folha cita "barriga enorme" de Brian Johnson em resenha sobre show do AC/DC em SP
Por que Joe Perry quase perdeu a amizade com Slash, segundo o próprio
Show do AC/DC no Brasil é elogiado em resenha do G1; "A espera valeu a pena"
Alex Skolnick entende por que Testament não faz parte do Big Four do thrash metal
Alex Lifeson diz que Anika "virou a chave" nos ensaios do Rush; "No quinto dia, ela cravou"
O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


