Sorcerer: Doom Metal épico, poderoso e obrigatório
Resenha - Lamenting Of The Innocent - Sorcerer
Por Alexandre Veronesi
Postado em 20 de junho de 2020
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Representante do chamado "Epic Doom Metal", o SORCERER foi fundado em 1988 na cidade de Estocolmo, Suécia, porém essa primeira fase durou apenas cerca de 3 anos, passando praticamente despercebida pelo cenário Metal mundial. Quase 2 décadas depois, no ano de 2010, o grupo volta à ativa, reformulado pelo baixista Johnny Hagel e o vocalista Anders Engberg, dessa vez mostrando seu verdadeiro potencial e consolidando-se como um dos pilares do estilo nos dias atuais. Após os ótimos "In The Shadow Of The Inverted Cross" (2015) e "The Crowning Of The Fire King" (2017), o quinteto escandinavo finalmente disponibilizou, em Maio deste ano, seu aguardado terceiro registro de estúdio, batizado de "Lamenting Of The Innocent".
Mantendo a tradição, esse novo trabalho é composto por 10 canções que, no total, ultrapassam os 60 minutos de audição (sem contar a faixa bônus "Hellfire", presente em algumas edições da bolacha). Pessoalmente, tenho preferência por álbuns de curta/média duração, porém, para minha grata surpresa, "Lamenting Of The Innocent" é um daqueles raros casos em que, tamanha a riqueza do material, a prolongada extensão não afeta negativamente no resultado, e em momento algum a experiência se torna enfadonha ou cansativa, pois as músicas são realmente marcantes, alcançando assim o invejável feito de manter a qualidade e organicidade necessárias por todo o tempo, além de apresentar uma bem vinda dose extra de peso em relação aos discos anteriores. Dentre o excelente repertório, destacam-se sons como "The Hammer Of Witches", "Age Of The Damned", "Dance With The Devil", "Path To Perdition", e a linda balada "Deliverance", que conta ainda com uma brilhante participação de Johan Längquist, vocalista do Candlemass. Um álbum excepcional, responsável por marcar o apogeu criativo da banda.
Para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer, a sonoridade do SORCERER é climática, cadenciada e portadora de linhas vocais limpas e poderosas, sendo fortemente influenciada por ícones como Solitude Aeturnus e o já citado Candlemass, ao mesmo tempo em que traz um interessante frescor ao subgênero, este que, infelizmente, sofre de uma certa escassez de boas bandas na atualidade.
Apesar de ainda estarmos na metade do ano, não me restam dúvidas de que "Lamenting Of The Innocent" irá figurar entre os grandes lançamentos de 2020. Registro absolutamente obrigatório para fãs de Doom Metal, Heavy Metal e música pesada no geral.
Sorcerer - Lamenting Of The Innocent (2020)
Gravadora: Metal Blade Records
Data de lançamento: 29/05/2020
Tracklist:
01 - Persecution
02 - The Hammer Of Witches
03 - Lamenting Of The Innocent
04 - Institoris
05 - Where Spirits Die
06 - Deliverance
07 - Age Of The Damned
08 - Condemned
09 - Dance With The Devil
10 - Path To Perdition
Formação:
Anders Engberg - vocal
Kristian Niemann - guitarra
Peter Hallgren - guitarra
Justin Biggs - contrabaixo
Richard Evensand - bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
As 50 melhores músicas de 2025 segundo a Metal Hammer
O melhor álbum do Led Zeppelin segundo Dave Grohl (e talvez só ele pense assim)
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
O artista da nova geração que faz Rob Halford se lembrar de Ozzy Osbourne
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
O rockstar que Brian May sempre quis conhecer, mas não deu tempo: "alma parecida com a minha"
A banda de rock favorita do Regis Tadeu; "não tem nenhuma música ruim"
Andi Deris garante que a formação atual é a definitiva do Helloween
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional


