Cosmosonic: Stoner Metal para surpreender
Resenha - Cosmosonic - Cosmosonic
Por José Sinésio Rodrigues
Postado em 17 de abril de 2020
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Excelente! Esta foi a palavra que me veio certeira à cabeça quando ouvi, pela primeira vez, o som da banda suíça COSMOSONIC. E, realmente, o som dos sujeitos é exatamente isto: nada menos que excelente. O barulho dos caras é um Stoner Metal pesadão, que deve agradar em cheio fãs de bandas como FORTY LEGS, 80 KALIBRE, DOWN, BLACK LABEL SOCIETY e CORROSION OF CONFORMITY em seus momentos mais pesados. O timbre do vocalista Dada é idêntico ao do vocalista do FORTY LEGS: voz suja, "arranhante" e grave. Ou seja: é a voz apropriada para este tipo de som. E, de modo muito profissional, o instrumental pesado, atacando sem piedade, se casa perfeitamente com o vocalzão sujo.
Em maio de 2017, o COSMOSONIC lançou seu trabalho de estreia, um álbum homônimo, recheado com cinco excelentes músicas. Como o tempo médio de cada faixa supera os cinco minutos, o tempo de duração do álbum ascende a mais de trinta minutos. Cada música, aqui, é muito bem executada, músicas feitas por quem entende do negócio. E como entendem!: os sujeitos são egressos de outras bandas da cena suíça do Heavy Metal. E esta experiência resultou em algo deveras positivo.
É praticamente impossível destacar uma faixa ou outra em meio a este trabalho de estreia do COSMOSONIC. O álbum começa com a excelente faixa "A Night With The Devil", que é simplesmente um barulho de qualidade inegável, Stoner Metal pesadão, de efeito. A faixa "Party Spirit" vem com mais rapidez e a voz de Dada completamente mergulhada em meio a muito peso e fúria. A música "Cthulhu", a seguir, é mais lenta, cadenciada, mas nem por isso menos pesada, com o vocal mantendo a mesma fúria e competência. A faixa a seguir, "Hopeless", tem um andamento mais cuidadoso, mais lapidado, mas sem perder o peso no instrumental e a fúria evidenciada no vocal. A última faixa é "Save Me", que vem com um andamento mais Rock N´Roll (contando, inclusive, com a adição de uma gaitinha muito bem tocada), mas com o mesmo vocalzão gritado e poderoso. Esta música simplesmente me deixou boquiaberto e foi nesse momento que declarei em alto e bom som: "Que música surpreendente!".
Apesar de pecar um pouco pela falta de originalidade, o álbum é um trabalho sublime, destes que desafiam qualquer descrição. Ao longo de todo o trabalho, o excelente instrumental e o vocal se complementam de forma excelente. Agora, é esperar por novos trabalhos destes sujeitos. Como o álbum Cosmosonic é lá de 2017, já está mais do que na hora de nos presentearem com mais barulho.
Integrantes da banda COSMOSONIC:
• Zuckignole (Guitarra);
• Dada (Vocal);
• Barbara (Guitarra);
• Moussu (Bateria);
• Bison (Baixo).
TRACK LIST do álbum Cosmosonic:
1. A Night With The Devil
2. Party Spirit
3. Cthulhu
4. Hopeless
5. Save Me
Bandas Similares:
• FORTY LEGS, de Barbados;
• 80 KALIBRE, da Turquia;
• DOWN, dos Estados Unidos;
• BLACK LABEL SOCIETY, dos Estados Unidos;
• CORROSION OF CONFORMITY, dos Estados Unidos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
A maior dificuldade de Edu Ardanuy ao tocar Angra e Shaman na homenagem a Andre Matos
Blaze Bayley escolhe o melhor disco do Metallica - mas joga sujo na resposta
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
Bruce Dickinson, do Iron Maiden, já desceu a mamona do Rock and Roll Hall of Fame
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
"Burning Ambition", a música que dá título ao documentário de 50 anos do Iron Maiden
Nicko McBrain celebra indicação do Iron Maiden ao Rock and Roll Hall of Fame
Como o Queen se virou nos trinta e ganhou o jogo que o AC/DC sequer tentaria, admite Angus
Como a banda mais odiada do rock nacional literalmente salvou a MTV Brasil da falência
Ian Gillan, do Deep Purple, chama David Coverdale de oportunista por defender Blackmore
A lenda do Rock que apavorou Chris Cornell com uma performance vocal impossível de atingir
Motorhead: os 22 álbuns da banda, do pior para o melhor



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



