RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

O Ghost é um projeto solo de Tobias Forge? O próprio responde

O clipe incrível de clássico dos Titãs que foi gravado em dia de folga

A música do The Doors que seu guitarrista confessou odiar: "Não soava como The Doors"

Para Kirk Hammett, gravar um disco parecido com "Load" não seria má ideia

Guitarrista descarta reunião do Skid Row com Sebastian Bach por dinheiro

As duas últimas grandes bandas de rock da Inglaterra segundo Noel Gallagher

Canções inéditas na voz de Freddie Mercury lançadas a partir da segunda década de 2000

Porque Alex Lifeson tem dificuldade de ouvir o trabalho que produziu junto ao Rush

A curiosa razão que motivou Kirk Hammett a cortar o cabelo nos anos 1990

Quando exatamente protagonista de "Hallowed Be Thy Name" morre enforcado na música?

O álbum do AC/DC com a melhor escolha de repertório possível, segundo Malcolm Young

O terno estranho e "festivo" que baterista do Mastodon usou na cerimônia do Grammy em 2015

O respeitadíssimo gênero musical que John Lennon odiava; "música de merda"

A relação de amor entre a banda mais odiada e o segundo ator mais bem pago de Hollywood

Como uma "falha" na capa do terceiro álbum levou à criação da capa de "Physical Graffiti"


Stamp

Ian Gillan, do Deep Purple, chama David Coverdale de oportunista por defender Blackmore

Por Igor Miranda
Postado em 15 de setembro de 2021

Ian Gillan ofereceu novamente sua versão sobre o que ocorreu na cerimônia de indução do Deep Purple ao Rock and Roll Hall of Fame, em 2016. Desta vez, além de negar que o guitarrista Ritchie Blackmore tenha sido proibido de ir ao evento, o vocalista disparou contra David Coverdale, frontman do Whitesnake que o substituiu no Purple entre 1973 e 1976.

Deep Purple - Mais Novidades

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em entrevista ao Tales from the Road, transcrita pelo Blabbermouth, Gillan foi perguntado, inicialmente, se mantém contato com Blackmore e se há chances de dividir o palco com ele novamente. O cantor revelou que está, sim, em contato com o antigo colega, que deixou a banda em 1993. Porém, segundo ele, não há chances de ambos tocarem juntos.

"Estamos em contato. As tensões diminuíram bastante após passarmos a controlar nossa parte de negócios. Havia empresários anteriormente que não faziam as coisas como gostaríamos. Não fui pago por 10 anos quando estive no Deep Purple - nos anos de auge - e só Deus sabe o que aconteceu com tudo aquilo. E houve outras tensões. Nem preciso dizer que tudo foi muito desagradável quando Ritchie saiu. Mas estamos velhos demais para isso", afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O contato entre Ian Gillan e Ritchie Blackmore ocorre, curiosamente, por terceiros. "Trocamos algumas notas agradáveis por intermédio de nossos empresários. Não consigo escrever direto para Ritchie ou ligar para ele porque ele não tem telefone, nem computador. Ele vive em um mundo medieval, mensagens são repassadas a ele e tudo o mais. Mas ele me enviou algumas palavras agradáveis e eu retornei a ele", disse.

O cantor, porém, destacou que ainda há problemas e "pontos de discórdia" na relação. "Não vale a pena entrar no mérito disso, mas ouço David Coverdale e outras pessoas falando sobre o que aconteceu no Rock and Roll Hall of Fame. Bem, a formação atual da banda foi muito gentil com todos. E nós convidamos Ritchie para tocar 'Smoke on the Water' conosco na cerimônia, mas ele recusou. Então, são apenas falas oportunistas dos outros", declarou, referindo-se a Coverdale e outras pessoas que eventualmente tenham defendido a versão de Blackmore sobre o que ocorreu no evento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Por fim, Gillan disse que o Purple atual nunca teve "nenhum antagonismo com Ritchie". "Ele teve suas próprias interpretações, assim como nós, então, não vale a pena ficarmos intensos com isso. Mas acho que depois de tanto tempo de carreira, com as coisas seguindo de forma tão prazerosa - já discutimos isso tanto -, seria um circo (tocar com Ritchie Blackmore novamente) e uma distração de tudo o que estamos fazendo, honestamente. Não seria divertido, pois não trabalhamos mais daquela forma", concluiu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A entrevista com Ian Gillan pode ser conferida, em inglês e sem legendas, no player a seguir.

Versões conflitantes

Em fevereiro de 2016, dois meses antes da cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame, Ritchie Blackmore divulgou um comunicado em que alegava ter sido banido do evento. A iniciativa, segundo ele, teria partido de Bruce Payne, atual empresário do Deep Purple.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Logo em seguida, Ian Gillan publicou uma nota para destacar o que havia ocorrido em sua visão. O vocalista disse que ninguém baniu Blackmore, mas que o Deep Purple se apresentaria no evento com sua formação atual - incluindo o guitarrista Steve Morse e o tecladista Don Airey, que não foram introduzidos ao Hall of Fame.

"Os indicados do Deep Purple (o que inclui Ritchie Blackmore, David Coverdale, entre outros) iriam aceitar a premiação e depois o Deep Purple atual, que vive e respira, iria tocar", diz trecho da nota.

Na mesma ocasião, o CEO do Rock and Roll Hall of Fame, Joel Peresman, declarou que o Deep Purple "não quer tocar com Ritchie Blackmore" - o que soa diferente da versão compartilhada mais recentemente por Gillan. "Tivemos muitas situações como esta no passado e muitas vezes essas coisas se resolveram por uma noite, e depois cada um voltou para seu canto no dia seguinte. [...] Eu não sei se ele poderia tocar se comparecesse, mas de forma alguma ele foi banido da cerimônia. Insinuar que poderíamos ter feito isso é uma mentira. Nunca barramos nenhum indicado. Ele é convidado a vir, aproveitar a noite e receber o prêmio", declarou, na época.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em diversas entrevistas, David Coverdale sustentou a hipótese divulgada por Ritchie Blackmore: de que o guitarrista teria sido banido da premiação. Em 2018, ao Celebrity Page, o líder do Whitesnake comentou: "Foi fantástico. Glenn Hughes e eu somos como os Righteous Brothers mais jovens. Apenas tivemos o melhor dos momentos. Não posso falar pelo resto dos caras do Deep Purple, mas Ritchie Blackmore deveria ter estado lá. Fiquei envergonhado por ele ter sido ameaçado de não ir e isso partiu meu coração. Nenhum de nós estaria naquele palco sem a contribuição de Ritchie Blackmore".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Além da formação MK II (Ian Gillan, Ritchie Blackmore, Roger Glover, Jon Lord e Ian Paice), foram homenageados os cantores Rod Evans, da MK I, e David Coverdale, além do baixista e vocalista Glenn Hughes - os dois últimos, do line-up MK III.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Bangers Open Air


publicidadeEfrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Glasir Machado Lima Neto | Richard Malheiros | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.
Mais matérias de Igor Miranda.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS