Green Day: novo disco é, basicamente, um peido
Resenha - Father of All Motherfuckers - Green Day
Por Victor de Andrade Lopes
Postado em 17 de março de 2020
Nota: 4 ![]()
![]()
![]()
![]()
Em 2014, Taylor Hawkins, baterista do então quinteto de rock alternativo Foo Fighters, usou em entrevista ao site The Music uma forma bastante peculiar e direta para se referir ao então novo álbum do U2, Songs of Innocence: "um peido".
O que todos esses artistas têm a ver com Father of All Motherfuckers, novo trabalho de estúdio do trio estadunidense de "punk" Green Day? Bem, sem receios de publicar o que pode ser uma das resenhas mais polêmicas da história do Sinfonia de Ideias, eu pego emprestada a terminologia de Taylor e atribuo-a à obra em questão.
A definição "peido" que eu uso aqui se deve primeiramente ao fato de ser um lançamento extremamente curto - um verdadeiro EP disfarçado. Posso mencionar dezenas de músicas de rock progressivo mais longas que essas dez faixas somadas.
Mas há mais semelhanças com a flatulência. Peidar é um ato divertidíssimo pra quem o comete. Mas pra quem está do lado, é desagradável. Você fica lá, rindo sozinho, e as pessoas em volta só têm olhares de julgamento e reprovação.
Foi mais ou menos a mesma cena quando eles foram lançando seus singles pouco a pouco e os fãs e a crítica apenas se entreolhavam, perguntando-se o que havia acontecido com os rapazes.
A direção musical vem ao encontro de uma das propostas do álbum, que é "o estilo de vida de cagar pra tudo". Claramente, o trio cagou para crítica, fãs, sua própria história, enfim. Exemplo disso é o fato de terem reaproveitado parcialmente a capa do clássico American Idiot (2004). Chega a ser ofensivo...
Outro problema do disco é que quando uma banda como o Green Day - historicamente associada ao gênero punk, quer queira quer não - anuncia algo com um título tão "agressivo" como "Father of All Motherfuckers" (Pai de Todos os Filhos da Puta, em tradução livre), você espera no mínimo algo crítico, ácido, agressivo, enfim, com algum tipo de atitude.
Mas o que vemos é um mar de canções (ou não - já falei da extrema brevidade?) nas quais Billie Joe Armstrong tenta acenar para um público jovem - do alto dos seus nem um pouco aparentes quase 50 anos de idade. Há críticas de sobra nas letras, é verdade, mas todas ganham tom de caricatura ante a instrumentação "moderninha".
No final das contas, só três momentos empolgam: o rock and roll cinquentista "Stab You in the Heart" e as relativamente densas e maduras "Meet You on the Roof" e "Junkies on a High". O resto? Bem, como todo peido, dissipa-se e é esquecido. E é só isto que tenho a dizer sobre esta peça.
Abaixo, o clipe de "Father of All...":
Track-list:
1. "Father of All..."
2. "Fire, Ready, Aim"
3. "Oh Yeah!"
4. "Meet Me on the Roof"
5. "I Was a Teenage Teenager"
6. "Stab You in the Heart"
7. "Sugar Youth"
8. "Junkies on a High"
9. "Take the Money and Crawl"
10. "Graffitia"
Outras resenhas de Father of All Motherfuckers - Green Day
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Lucas Inutilismo
5 clássicos do rock que chegam ao ápice já na introdução, segundo a Far Out Magazine
O clássico do Black Sabbath em que Ronnie James Dio atingiu a nota mais alta de sua carreira
Ex-membros de Primal Fear e Gamma Ray formam nova banda, Fearless V
Fabio Lione reage extremamente irritado após Circo Voador admitir erro sobre show
Richie Sambora faz show com seu substituto no Bon Jovi, Phil X
O melhor álbum e a melhor faixa do heavy metal de 1980, segundo a Noise Creep
Recaída no alcoolismo quase matou Phil Collins em 2024
Slipknot já falava em se separar antes do segundo disco, revela produtor
Steve Harris defende "No Prayer for the Dying", oitavo álbum do Iron Maiden
5 músicas de metal com refrãos feitos na medida para você pular sem parar
5 hits de 2001 que ainda serão ouvidos 100 anos depois, segundo a Far Out
Como uma canção pop de 1968 separou o The Smiths no auge do sucesso?
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
O membro do Guns N' Roses que tinha seu amplificador diminuído por Axl Rose nos shows
Kurt Cobain: a teoria de assassinato do músico
O rockstar com quem Slash diz ser impossível de trabalhar; "Por que raios eu fui chamado"

Green Day: Desafiando conservadores em novo álbum

Bruce Dickinson relembra participação em show da banda de Billie Joe Armstrong
Bruce Dickinson classifica jam com Billie Joe Armstrong (Green Day) como "terrível"
As músicas mais progressivas de 5 bandas que não são de rock progressivo
Show no cemitério onde Dee Dee Ramone está enterrado celebrará 50 anos do Ramones
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



