Green Day: novo disco é, basicamente, um peido
Resenha - Father of All Motherfuckers - Green Day
Por Victor de Andrade Lopes
Postado em 17 de março de 2020
Nota: 4 ![]()
![]()
![]()
![]()
Em 2014, Taylor Hawkins, baterista do então quinteto de rock alternativo Foo Fighters, usou em entrevista ao site The Music uma forma bastante peculiar e direta para se referir ao então novo álbum do U2, Songs of Innocence: "um peido".
O que todos esses artistas têm a ver com Father of All Motherfuckers, novo trabalho de estúdio do trio estadunidense de "punk" Green Day? Bem, sem receios de publicar o que pode ser uma das resenhas mais polêmicas da história do Sinfonia de Ideias, eu pego emprestada a terminologia de Taylor e atribuo-a à obra em questão.
A definição "peido" que eu uso aqui se deve primeiramente ao fato de ser um lançamento extremamente curto - um verdadeiro EP disfarçado. Posso mencionar dezenas de músicas de rock progressivo mais longas que essas dez faixas somadas.
Mas há mais semelhanças com a flatulência. Peidar é um ato divertidíssimo pra quem o comete. Mas pra quem está do lado, é desagradável. Você fica lá, rindo sozinho, e as pessoas em volta só têm olhares de julgamento e reprovação.
Foi mais ou menos a mesma cena quando eles foram lançando seus singles pouco a pouco e os fãs e a crítica apenas se entreolhavam, perguntando-se o que havia acontecido com os rapazes.
A direção musical vem ao encontro de uma das propostas do álbum, que é "o estilo de vida de cagar pra tudo". Claramente, o trio cagou para crítica, fãs, sua própria história, enfim. Exemplo disso é o fato de terem reaproveitado parcialmente a capa do clássico American Idiot (2004). Chega a ser ofensivo...
Outro problema do disco é que quando uma banda como o Green Day - historicamente associada ao gênero punk, quer queira quer não - anuncia algo com um título tão "agressivo" como "Father of All Motherfuckers" (Pai de Todos os Filhos da Puta, em tradução livre), você espera no mínimo algo crítico, ácido, agressivo, enfim, com algum tipo de atitude.
Mas o que vemos é um mar de canções (ou não - já falei da extrema brevidade?) nas quais Billie Joe Armstrong tenta acenar para um público jovem - do alto dos seus nem um pouco aparentes quase 50 anos de idade. Há críticas de sobra nas letras, é verdade, mas todas ganham tom de caricatura ante a instrumentação "moderninha".
No final das contas, só três momentos empolgam: o rock and roll cinquentista "Stab You in the Heart" e as relativamente densas e maduras "Meet You on the Roof" e "Junkies on a High". O resto? Bem, como todo peido, dissipa-se e é esquecido. E é só isto que tenho a dizer sobre esta peça.
Abaixo, o clipe de "Father of All...":
Track-list:
1. "Father of All..."
2. "Fire, Ready, Aim"
3. "Oh Yeah!"
4. "Meet Me on the Roof"
5. "I Was a Teenage Teenager"
6. "Stab You in the Heart"
7. "Sugar Youth"
8. "Junkies on a High"
9. "Take the Money and Crawl"
10. "Graffitia"
Outras resenhas de Father of All Motherfuckers - Green Day
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu explica morte dos Mamonas Assassinas: "Imprensa não contou"
Regis Tadeu explica por que Blackmore voltou ao palco com o Deep Purple após 33 anos
Agora é oficial: Slipknot anuncia demissão de Sid Wilson
Andi Deris diz que o Helloween ainda consegue cantar todas as músicas no tom original
A música "sem graça" que zoa o punk rock e se tornou hit do Van Halen
Roger Glover não quer que Deep Purple faça show de despedida
O maior vocalista da história, de acordo com a ciência
As 4 melhores músicas de 1986, segundo Robert Smith, vocalista do The Cure
A música dos Beatles que John Lennon invejava por não ter escrito, conforme Paul, o autor
As 5 melhores músicas do Yes de acordo com o guitarrista Steve Howe
5 clássicos do rock nacional cujas letras envelheceram mal
O que é a disfunção temporomandibular, diagnosticada em Axl Rose
Guitarrista diz que fãs estão redescobrindo álbum "maldito" do Accept
Foo Fighters se apresentará em Belo Horizonte e São Paulo em fevereiro de 2027
Rammstein: Eles foram processados por canibal de Rotenburg
Iron Maiden: As 5 músicas mais fracas da carreira da banda
A canção do Engenheiros do Hawaii que só foi pra frente por causa da Legião Urbana

Green Day: Desafiando conservadores em novo álbum

Bruce Dickinson relembra participação em show da banda de Billie Joe Armstrong
Bruce Dickinson classifica jam com Billie Joe Armstrong (Green Day) como "terrível"
As músicas mais progressivas de 5 bandas que não são de rock progressivo
Show no cemitério onde Dee Dee Ramone está enterrado celebrará 50 anos do Ramones



