Fraily: banda estadunidense lança seu primeiro álbum
Resenha - 1692 - Fraily
Por José Sinésio Rodrigues
Postado em 18 de fevereiro de 2020
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após nos presentear com dois singles e dois EPs, a banda estadunidense FRAILY acaba de lançar, em 14 de fevereiro de 2020, seu primeiro álbum, trabalho este que foi batizado simplesmente como 1692. O álbum nos apresenta dez faixas, ao longo de 37 minutos. As músicas mergulham fundo no estilo que tem solidificado o nome do FRAILY: Doom atmosférico com musicalidade inclinada para o som gótico. As músicas são desaceleradas e o quesito peso é questionável, pois a banda parece apenas interessada em substituí-lo pela sonoridade atmosférica. No final, o que temos é uma vocalista com voz etérea acompanhada por uma instrumentação minimalista.
É difícil apontar, na primeira audição, uma faixa que se sobressaia em relação às demais: praticamente todas nos mostram a mesma sonoridade morna, o mesmo vocal niilístico. A terceira faixa, batizada como "God Of No Faith", consegue se mostrar ligeiramente mais interessante, inclusive com alguns momentos de vocalização masculina gutural. A faixa seguinte, "Darker Than Black", também merece algum destaque: tem algum peso, é mais interessante e mais bem trabalhada que as mostradas até aqui. As demais faixas seguem uma sonoridade quase que irritantemente linear, com o mesmo vocal querendo parecer feérico, pouco peso, pouca velocidade, músicas mergulhadas na sonoridade gótica, tudo mesclado com Doom e Trip Hop. Isto não é necessariamente algo ruim, sobretudo se o ouvinte aprecia o trabalho de bandas como BLACK MATH HORSEMAN, IDES OF GEMINI, TRYPTIKON e KING WOMAN. Por vezes, o som do FRAILY também nos remete até mesmo a alguns momentos de BLACKWATER HOLYLIGHT, KARYN CRISIS' GOSPEL OF THE WITCHES, THE THIRD AND THE MORTAL e as fases mais atmosféricas e desaceleradas da excelente banda MYRKUR.
A banda FRAILY foi formada em 2017 e, mantendo sua formação desde o início, o grupo conta com a vocalista Gwyn Strang, com o multiinstrumentista Sean Bilowecky, o guitarrista Elliot Rosen, o baixista Erick Mzik e o baterista Pat Ginley. Neste álbum, o FRAILY mergulha de vez no estilo que já vinha mostrando desde seu trabalho de estréia, o EP The White Witch, lançado em 2018. É um trabalho rium? Não! É um trabalho bom? Talvez... O que posso dizer é que, definitivamente, este é um daqueles álbuns que precisam de muitas e muitas audições para se definir alguma coisa. E mais: cada qual deve ouvi-lo e tirar suas próprias conclusões.
Track List do álbum 1692:
01 – Introduction (Arise)
02 – 1692
03 – God Of No Faith
04 – Monsters
05 – Darker Than Black
06 – Dead Inside
07 – Burn
08 – Godless
09 – If You Stay
10 - Stab
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rodrigo Constantino toca clássico do Iron Maiden na bateria e ganha elogios
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Bangers Open Air divulga as primeiras atrações da edição 2027
A origem de "Por Quem os Sinos Dobram", que une Raul Seixas e Metallica
Vocalista do Moonspell sobre tradução literária: "É mal pago, mas adoro"
Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
Edu Falaschi lança "MI'RAJ", capítulo final de sua trilogia conceitual
A opinião de Mike Portnoy sobre o primeiro show da nova baterista do Rush
O político que iniciou a decadência do Rio de Janeiro, segundo Paulo Ricardo
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
Tarja Turunen lança "Frisson Noir", disco mais pesado da sua carreira solo
As bandas clássicas e nem tanto que estarão no novo game dos criadores do Guitar Hero
Dia dos Namorados: 4 cantoras de Metal e Hard Rock e suas histórias de amor
Como foi o primeiro show do Nightwish, segundo Tuomas Holopainen
Anika Nilles conta como aprendeu partes de Neil Peart para turnê com o Rush
A música dos Beatles que "inventou Jimi Hendrix", conforme George Harrison
A opinião de Ozzy Osbourne a respeito de seus parceiros do Black Sabbath
Mulheres: 10 músicas que ajudarão a conquistá-las


Immolation anuncia a rápida e iminente autodestruição da humanidade no ótimo "Descent"
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
"Out of This World" do Europe não é "hair metal". É AOR



