Fraily: banda estadunidense lança seu primeiro álbum
Resenha - 1692 - Fraily
Por José Sinésio Rodrigues
Postado em 18 de fevereiro de 2020
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após nos presentear com dois singles e dois EPs, a banda estadunidense FRAILY acaba de lançar, em 14 de fevereiro de 2020, seu primeiro álbum, trabalho este que foi batizado simplesmente como 1692. O álbum nos apresenta dez faixas, ao longo de 37 minutos. As músicas mergulham fundo no estilo que tem solidificado o nome do FRAILY: Doom atmosférico com musicalidade inclinada para o som gótico. As músicas são desaceleradas e o quesito peso é questionável, pois a banda parece apenas interessada em substituí-lo pela sonoridade atmosférica. No final, o que temos é uma vocalista com voz etérea acompanhada por uma instrumentação minimalista.
É difícil apontar, na primeira audição, uma faixa que se sobressaia em relação às demais: praticamente todas nos mostram a mesma sonoridade morna, o mesmo vocal niilístico. A terceira faixa, batizada como "God Of No Faith", consegue se mostrar ligeiramente mais interessante, inclusive com alguns momentos de vocalização masculina gutural. A faixa seguinte, "Darker Than Black", também merece algum destaque: tem algum peso, é mais interessante e mais bem trabalhada que as mostradas até aqui. As demais faixas seguem uma sonoridade quase que irritantemente linear, com o mesmo vocal querendo parecer feérico, pouco peso, pouca velocidade, músicas mergulhadas na sonoridade gótica, tudo mesclado com Doom e Trip Hop. Isto não é necessariamente algo ruim, sobretudo se o ouvinte aprecia o trabalho de bandas como BLACK MATH HORSEMAN, IDES OF GEMINI, TRYPTIKON e KING WOMAN. Por vezes, o som do FRAILY também nos remete até mesmo a alguns momentos de BLACKWATER HOLYLIGHT, KARYN CRISIS' GOSPEL OF THE WITCHES, THE THIRD AND THE MORTAL e as fases mais atmosféricas e desaceleradas da excelente banda MYRKUR.
A banda FRAILY foi formada em 2017 e, mantendo sua formação desde o início, o grupo conta com a vocalista Gwyn Strang, com o multiinstrumentista Sean Bilowecky, o guitarrista Elliot Rosen, o baixista Erick Mzik e o baterista Pat Ginley. Neste álbum, o FRAILY mergulha de vez no estilo que já vinha mostrando desde seu trabalho de estréia, o EP The White Witch, lançado em 2018. É um trabalho rium? Não! É um trabalho bom? Talvez... O que posso dizer é que, definitivamente, este é um daqueles álbuns que precisam de muitas e muitas audições para se definir alguma coisa. E mais: cada qual deve ouvi-lo e tirar suas próprias conclusões.
Track List do álbum 1692:
01 – Introduction (Arise)
02 – 1692
03 – God Of No Faith
04 – Monsters
05 – Darker Than Black
06 – Dead Inside
07 – Burn
08 – Godless
09 – If You Stay
10 - Stab
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
A faixa do Iron Maiden que ficou com 5 minutos a mais do que eles imaginaram
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
Banda dinamarquesa perde grande parte de seus equipamentos em incêndio
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
O baterista que Phil Collins disse que "não soava como nenhum outro", e poucos citam hoje
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
Os "pais do rock" segundo Chuck Berry - e onde ele entra na história
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
A música do Machine Head inspirada em fala racista de Phil Anselmo
Mark Morton, do Lamb of God, celebra sobriedade e explica por que ainda aborda o assunto
O trocadilho picante que Ney fazia em "Pro Dia Nascer Feliz" que Cazuza gargalhava
Steve Vai sobre conselho de Frank Zappa: "me poupou literalmente milhões de dólares"
Bruce Dickinson revela qual é sua música preferida do Iron Maiden

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional



