Grandes álbuns da década: Sounds of a Playground Fading, do In Flames
Resenha - Sounds of a Playground Fading - In Flames
Por Mateus Ribeiro
Postado em 11 de dezembro de 2019
Lançado em junho de 2011, "Sounds of a Playground Fading" é o décimo álbum de estúdio do In Flames. O disco marca um período de transição, já que é o primeiro a não contar com o guitarrista/baterista e membro fundador Jesper Strömblad. Também é o primeiro registro do grupo a não contar com nenhum membro da formação original e a ter apenas um guitarrista, Björn Gelotte, que escreveu todas as músicas, por sinal (as letras ficaram por conta do vocalista Anders Fridén).
É fato que naqueles dias, o In Flames já passava longe do death metal melódico que executou em seus primeiros álbuns. Isso torna "Sounds of a Playground Fading" ruim? Definitivamente, não.
Quem conhece o In Flames a fundo sabe que a banda sempre buscou se reinventar. Exceção uma ou outra derrapada no meio do caminho, na maioria das vezes, o resultado é satisfatório. De todos os discos lançados pelo In Flames após "Clayman", certamente "Sounds of a Playground Fading" está entre os melhores e mais maduros, tanto musical quanto liricamente falando.
As músicas apostam muito mais na melodia do que no peso e na velocidade, porém, sem perder a essência, a identidade e a honestidade que sempre estiveram presentes em todos os trabalhos da banda. As músicas "Deliver Us", "Where The Dead Ships Dwell", "Fear Is The Weakness", "Darker Times", "Sounds of a Playground Fading", a maravilhosa "A New Dawn" e "Liberation" mostra que apesar de todas as mudanças no som e na formação, o In Flames continuava mais afiado que nunca.
Um disco completo, com músicas extremamente bem construídas, "Sounds of a Playground Fading" é um dos grandes álbuns da década. Aperte o play e boa viagem!
Data de lançamento: 15 de junho de 2011
Tracklist
"Sounds of a Playground Fading"
"Deliver Us"
"All for Me"
"The Puzzle"
"Fear Is the Weakness"
"Where the Dead Ships Dwell"
"The Attic"
"Darker Times"
"Ropes"
"Enter Tragedy"
"Jester's Door"
"A New Dawn"
"Liberation"
Formação:
Anders Fridén: vocal
Björn Gelotte: guitarra
Peter Iwers: baixo
Daniel Svensson: bateria
Nota: o guitarrista Niclas Engelin, substituto de Jesper, não participou do processo de composição do álbum.
Outras resenhas de Sounds of a Playground Fading - In Flames
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Quais são as 4 maiores bandas do heavy metal, segundo a Ultimate Classic Rock
A profunda letra do Metallica que Bruce Dickinson pediu para James Hetfield explicar
Kid Abelha anuncia turnê de reunião "Eu Tive Um Sonho"
A melhor banda ao vivo que Dave Grohl viu na vida; "nunca vi alguém fazer algo sequer próximo"
A história da versão de "Pavarotti" para "Roots Bloody Roots", segundo Andreas Kisser
A banda de thrash com cantor negro que é o "mini-sepulturinha", segundo Andreas Kisser
A melhor faixa de "The Number of the Beast", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Paul Stanley confirma que Kiss fará show em novembro de 2026
O clipe de clássico do AC/DC em que a jovem Lady Gaga atuou como figurante
A banda que Slash diz nunca ter feito um álbum ruim; "Todos os discos são ótimos"
Para Dave Mustaine, Megadeth começou a desandar após "Countdown to Extinction"
Rob Halford fala sobre situação atual da relação com K.K. Downing
A camiseta que Richard Fortus criou pra zoar meme famoso do Guns N' Roses
David Ellefson nunca foi o melhor amigo de Dave Mustaine
As duas poderosas músicas do Queen que Brian May mais gosta de tocar ao vivo
A música pop perfeita de acordo com David Gilmour, ex-guitarrista do Pink Floyd
O fabuloso álbum de rock nacional dos anos 80 incompreendido na época que virou um clássico

O headliner do Bangers Open Air que não tem nenhum membro original em sua formação
In Flames finaliza gravações de seu próximo disco de estúdio
Iron Maiden: Leia a primeira resenha de "The Book Of Souls"



