Night: pérola para fãs de NWOBHM e metal dos anos 1980
Resenha - Raft of the World - Night
Por Ricardo Seelig
Postado em 19 de novembro de 2019
As pequenas descobertas fazem a diferença no dia a dia. Surpresas que você não esperava, esbarrões surpreendentes, encontros inusitados. A banda sueca Night é um desses presentes do cotidiano. Lançada no Brasil pela Hellion Records, o grupo acaba de ter o seu terceiro disco disponibilizado em edição nacional – e até agora, o único trabalho dos caras a sair por aqui.
O Night foi formado em 2011 e possui três CDs no currículo – "Night" (2013), "Soldiers of Time" (2015) e "Raft of the World" (2017). Apesar de alguns reviews classificarem a banda como power metal e tentarem encaixar o grupo no mesmo balaio de nomes como Enforcer, há uma diferença bem grande. O Night está mais alinhado ao que os seus conterrâneos do Tribulation e até mesmo do Ghost (do início). O som não conta com os vocais guturais do primeiro e não é tão teatral como o do segundo, mas possui aquela ambientação característica do occult rock, devidamente costurada por doses generosas de melodia e feeling. Outro nome que me veio à mente ao colocar "Raft of the World" pra rolar foi o do também sueco Horisont, que turbina essa mistura com uma onipresente aura vintage vinda diretamente dos anos 1970.
Formado por Burning Fire (vocal e guitarra), Highway Filip (guitarra), Joseph Max (baixo) e Dennis Skoglund (bateria), o Night presenteia quem é fã de um metal com pegada dos anos 1980 com um dos discos mais legais dos últimos anos. O trabalho de composição é muito bem feito, com um encaixe de harmonias e trechos instrumentais bem desenvolvidos, tudo adornado por belas linhas vocais e refrãos competentes. O resultado é um álbum cujos 42 minutos e nove faixas voam, fazendo com que a audição seja extremamente prazerosa.
Entre as músicas, destaque para a abertura com "Fire Across the Sky", a pegajosa "Surrender", o derramamento explícito de melodia de "Time" e suas guitarras gêmeas, "Strike of Lightning" e o encerramento com "Where Silence Awaits".
Ratificando o status de banda cult e um dos tesouros escondidos do metal atual, o Night é excelente em todos os sentidos e faz jus aos elogios que vem recebendo.
Se você é fã de metal clássico e adora a pegada da NWOBHM, ouça e compre já!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
Mille Petrozza (Kreator) admite que ficaria entediado se fizesse um álbum 100% thrash metal
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
Os cinco discos favoritos de Tom Morello, do Rage Against The Machine
A "banda definitiva" do heavy metal, segundo Lars Ulrich, do Metallica
A música que deixou Ritchie Blackmore sem reação em 1970; "um som grande, pesado"
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
Eluveitie e Twisted Sister pediram para se apresentar no Bangers Open Air 2027
Como Ringo Starr, Isaac Azimov e Lúcifer inspiraram um dos maiores solos de bateria do rock
O cantor que John Lennon achava fraco, mas conquistou o Brasil no Rock in Rio
Tecladista do Faith No More conta como se sentia convivendo com a cena hair metal
Vocalista do Amaranthe e ex-cantoras do Arch Enemy e Delain sobem ao palco com o Epica
O álbum "esquecido" do Black Sabbath que merecia mais crédito, segundo Tony Iommi


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias


