Night: pérola para fãs de NWOBHM e metal dos anos 1980
Resenha - Raft of the World - Night
Por Ricardo Seelig
Postado em 19 de novembro de 2019
As pequenas descobertas fazem a diferença no dia a dia. Surpresas que você não esperava, esbarrões surpreendentes, encontros inusitados. A banda sueca Night é um desses presentes do cotidiano. Lançada no Brasil pela Hellion Records, o grupo acaba de ter o seu terceiro disco disponibilizado em edição nacional – e até agora, o único trabalho dos caras a sair por aqui.

O Night foi formado em 2011 e possui três CDs no currículo – "Night" (2013), "Soldiers of Time" (2015) e "Raft of the World" (2017). Apesar de alguns reviews classificarem a banda como power metal e tentarem encaixar o grupo no mesmo balaio de nomes como Enforcer, há uma diferença bem grande. O Night está mais alinhado ao que os seus conterrâneos do Tribulation e até mesmo do Ghost (do início). O som não conta com os vocais guturais do primeiro e não é tão teatral como o do segundo, mas possui aquela ambientação característica do occult rock, devidamente costurada por doses generosas de melodia e feeling. Outro nome que me veio à mente ao colocar "Raft of the World" pra rolar foi o do também sueco Horisont, que turbina essa mistura com uma onipresente aura vintage vinda diretamente dos anos 1970.
Formado por Burning Fire (vocal e guitarra), Highway Filip (guitarra), Joseph Max (baixo) e Dennis Skoglund (bateria), o Night presenteia quem é fã de um metal com pegada dos anos 1980 com um dos discos mais legais dos últimos anos. O trabalho de composição é muito bem feito, com um encaixe de harmonias e trechos instrumentais bem desenvolvidos, tudo adornado por belas linhas vocais e refrãos competentes. O resultado é um álbum cujos 42 minutos e nove faixas voam, fazendo com que a audição seja extremamente prazerosa.
Entre as músicas, destaque para a abertura com "Fire Across the Sky", a pegajosa "Surrender", o derramamento explícito de melodia de "Time" e suas guitarras gêmeas, "Strike of Lightning" e o encerramento com "Where Silence Awaits".
Ratificando o status de banda cult e um dos tesouros escondidos do metal atual, o Night é excelente em todos os sentidos e faz jus aos elogios que vem recebendo.
Se você é fã de metal clássico e adora a pegada da NWOBHM, ouça e compre já!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Foi um erro", diz Scott Ian (Anthrax) sobre demissão de Joey Belladonna nos anos 1990
Abbath encerra show após meia música em festival finlandês
Sid Wilson faz primeira manifestação sobre saída do Slipknot
A banda dos anos setenta que Neil Peart nunca se cansou de ouvir; "músicos muito competentes"
O grande cantor de quem Phil Collins era fã, mas cujas atitudes o incomodavam
A música do Titãs com Andreas Kisser na guitarra e Iggor Cavalera na bateria
As 10 melhores e mais influentes capas do rock, segundo a Ultimate Classic Rock
10 discos essenciais do thrash metal oitentista, segundo a Metal Hammer
As 10 melhores músicas do Alice in Chains, segundo a Metal Hammer
As 50 melhores músicas do Queen, segundo a Classic Rock
O temor de Jim Morrison que fez um clássico do The Doors mudar de nome
Os 20 melhores álbuns lançados em 1989, segundo a Louder
A música "sem graça" que zoa o punk rock e se tornou hit do Van Halen
Ritchie Blackmore detalha como combinou seu emocionante reencontro com o Deep Purple
O guitarrista que James Brown dizia conseguir tocar absolutamente qualquer coisa
Mick Jagger se irritava com obsessão de Keith Richards pelos Beatles
O hit dos Engenheiros sobre Humberto não querer ser guru dos jovens igual Renato Russo
O álbum dos Rolling Stones "superior ao Sgt. Pepper's", segundo Frank Zappa


A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco



