Sioux 66: MMXIX é o divisor de águas na carreira da banda
Resenha - MMXIX - Sioux 66
Por Rafael Tavares
Postado em 22 de outubro de 2019
Em 2012, quando a Sioux 66 lançou seu primeiro EP, eu disse que eles eram "um suspiro de alívio" em um cenário que não tinha nada de relevante criativamente. Disse que "não estavam aqui pra brincadeira" e que "queriam mostrar sua personalidade e ousadia para se destacarem do resto".
"MMXIX" (2019) é o primeiro trabalho da banda depois que Yohan Kisser (Guitarra) se juntou à tribo de Bento Mello (Guitarra), Fabio Bonnies (Baixo), Igor Godoi (Vocal) e Gabriel Haddad (Bateria). Este é o terceiro disco da banda e, de longe, o mais maduro, o mais pesado e mais bem produzido de sua carreira.
O álbum abre com "Laico", uma introdução sombria, com muitos elementos instrumentais que dão a tônica do que está por vir nesse disco que, se não foi feito pra ser conceitual, foi uma bela coincidência. As temáticas abordadas nas músicas são o retrato de 2019 (a escolha por algarismos romanos foi uma influência do Van Halen), um ano em que se você não deu uma surtada básica, você não o viveu direito.
"Paralisia" tem uma pegada fortíssima, com uma escolha de palavras chaves marcando a melodia vocal que lembra os a fase de "Titanomaquia" dos Titãs ("Agonizando" vem em mente), um refrão pegajoso, um solo enfurecido e uma levada digna de levar o público às grades dos shows pra participarem do espetáculo.
"Resposta" é a música que define o clima do disco e as mensagens que a banda quer levar ao ouvinte. Com a cozinha afiadíssima de Fabio Bonnies e Gabriel Haddad e um riff que remete ao Judas Priest, a música cresce trazendo a angústia que as perguntas que tomaram conta desse ano causaram em qualquer um que não optou por ficar em cima do muro (seja lá qual "lado" escolheu), pois alguma resposta pra essas perguntas deve ser dada. Mas qual resposte te convence? Qual resposta você aceita? "Penso, logo sou", em MMXIX "Quem você pensa que é?" Use a bossa no final pra tentar achar essa resposta.
"O Corre" pode facilmente ser a música que descreve a carreira da banda. Vários altos e baixos, mudança de formação, shows pra grandes públicos abrindo pra Aerosmith e Papa Roach assim como shows "rolê do fim de semana em algum barzinho de rock totalmente aleatório na noite de São Paulo." Essa música é a definição do "Suspiro de alívio" que veio lá em 2012.
"Virtual/Realidade" é uma pedrada na cara pra te tirar do mundinho virtual e colocar seus pés no chão. Destaque pros vocais de Igor Godoi, se mostrando cada dia mais versátil, sabendo dosar com precisão melodia e agressividade. A música conversa com "Resposta" e até com "Seu destino", do álbum "Caos" (2016), ao trazer uma reflexão: qual é a sua essência, a que você mostra por trás de filtros ou a com sua cara limpa? Afinal, "O que vale mais é o que você faz quando está sozinho".
Assim como em "Caos", a banda faz uma releitura de uma banda clássica do rock nacional, os homenageados dessa vez são os Titãs com essa maravilhosamente pesada versão de "Diversão" com participação de Cyz Mendes, Gabriel Martins (Mattilha) e Branco Mello (Titãs).
"Jaz" chega num clima sombrio, você espera que um vocalize do Dio apareça a qualquer momento – é esse o nível do clima em que a faixa começa. De longe a música onde a Sioux 66 mais se arriscou em sua carreira, certamente a banda estava ouvindo alguma ópera rock quando começou a composição dessa faixa – caminho que não seria nada mal seguir num futuro, diga-se.
"Aqui Estamos", single lançado em Agosto, fecha o álbum com a temática que poderia facilmente ser a tônica do disco: empatia. Esse sentimento maluco de se colocar no lugar dos outros antes de fazer ou falar alguma coisa, uma habilidade cada vez mais escassa nos dias de hoje e praticamente em extinção.
Sete anos e dois meses depois daquele EP eu digo: A Sioux 66 não apenas cumpriu o papel de mostrar ousadia e personalidade, mas hoje também devem ser tratados como referência de trabalho a ser seguido, admirado e vistos como fonte de inspiração pras bandas que estão começando.
"MMXIX" está disponível em todas as plataformas digitais.
Facebook:
https://www.facebook.com/sioux66oficial/
Clipe de "Aqui Estamos"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
A banda que Alice Cooper recomenda a todos os jovens músicos
A "guerra musical" dentro do Guns N' Roses que fez a banda se desmanchar
10 guitarristas impossíveis de serem copiados, conforme o Metal Injection
Quem são os músicos que estão na formação do AC/DC que vem ao Brasil
Dave Mustaine lamenta o estado atual do metal e do rock
As duas músicas que Bruce Dickinson usa para explicar o que é rock and roll
A poderosa mensagem passada pelo Arch Enemy em "Nemesis", clássico escrito em ônibus de turnê
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Para alguns, ver o AC/DC é um sonho. E sonhos não têm preço
A mensagem de Donald Trump para a família de Ozzy, e a reação de Sharon
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman


