Bang: resgatando uma joia perdida do hard setentista
Resenha - Maze - Bang
Por Ricardo Seelig
Postado em 30 de agosto de 2019
Após retornar com o controverso "Return to Zero" em 1999, o Bang soltou "The Maze" em 2004. E aqui, ao contrário do disco anterior, temos a banda soando como seus trabalhos iniciais, onde chegaram a ganhar a alcunha de "Black Sabbath norte-americano" devido ao peso e à semelhança com uma certa banda natural de Birmingham.
"The Maze" acaba de ser lançado pela primeira vez em edição nacional pelas mãos da Hellion Records e traz quinze faixas espalhadas por pouco mais de uma hora. O álbum estava fora de catálogo até no exterior, assim como o anterior, e esse resgate do grupo tem importância para repercutir não apenas entre colecionadores brasileiros, mas também de todo o mundo.
Contando com Frank Ferrara (vocal e baixo), Frank Gilcken (guitarra), Rick Bowen (teclado) e Mark Vaquer (bateria) – Ferrara e Gilcken são integrantes originais -, o Bang fez um disco na medida pra quem curte a sonoridade poeirenta do rock pesado produzido durante a década de 1970. O som é calcado em riffs de guitarra enquanto melodias e harmonias pontuam todo o trabalho, e a produção "na cara" imprime um ar de autenticidade totalmente alinhado com o rock and roll cru, pesado e direto ao ponto dos caras.
O disco traz uma nova versão para "RTZ", do álbum anterior, aqui bem mais energética, e também releituras para "Bow to the King" (originalmente no segundo disco, "Mother / Bow to the King", de 1972) e "Love Sonnet" (single gravado a época do terceiro disco da banda, "Music", de 1973). E para os fãs do primeiro álbum do então trio – o cult "Bang" (1971) -, canções como "413" caem como uma luva. Aliás, a semelhança entre o riff dessa faixa e de "The Queen", do debut, não é mera coincidência.
"The Maze" é um disco interessante e essa edição nacional da Hellion Records é histórica, pois resgata um álbum que nunca havia saído no Brasil e que está fora de catálogo no exterior há 15 anos, desde o seu lançamento.
Se você é fã de hard dos anos 1970 e coleciona itens do gênero, imperdível!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Slash quebra silêncio sobre surto de Axl Rose em Buenos Aires e defende baterista
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Janela de transferências do metal: A epopeia do Trivium em busca de um novo baterista
Os 11 melhores discos de rock progressivo dos anos 1970, segundo a Loudwire
O que realmente fez Bill Ward sair do Black Sabbath após "Heaven & Hell", segundo Dio
"Suas calças fediam"; Linda Ronstadt diz que The Doors foi destruída por Jim Morrison
Wacken nunca acontecerá no Brasil por causa de condição bizarra imposta por donos
"Sou um depressivo crônico desde 2010", diz Marko Hietala, ex-baixista do Nightwish
A crítica de Raul Seixas ao rock brasileiro anos 80: "Pegam baixo e ficam dando uma nota só"

Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto
"Hollywood Vampires", o clássico esquecido, mas indispensável, do L.A. Guns
"Hall Of Gods" celebra os deuses da música em um álbum épico e inovador
Nirvana - 32 anos de "In Utero"
Perfect Plan - "Heart Of a Lion" é a força do AOR em sua melhor forma
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental



