Bang: resgatando uma joia perdida do hard setentista
Resenha - Maze - Bang
Por Ricardo Seelig
Postado em 30 de agosto de 2019
Após retornar com o controverso "Return to Zero" em 1999, o Bang soltou "The Maze" em 2004. E aqui, ao contrário do disco anterior, temos a banda soando como seus trabalhos iniciais, onde chegaram a ganhar a alcunha de "Black Sabbath norte-americano" devido ao peso e à semelhança com uma certa banda natural de Birmingham.
"The Maze" acaba de ser lançado pela primeira vez em edição nacional pelas mãos da Hellion Records e traz quinze faixas espalhadas por pouco mais de uma hora. O álbum estava fora de catálogo até no exterior, assim como o anterior, e esse resgate do grupo tem importância para repercutir não apenas entre colecionadores brasileiros, mas também de todo o mundo.
Contando com Frank Ferrara (vocal e baixo), Frank Gilcken (guitarra), Rick Bowen (teclado) e Mark Vaquer (bateria) – Ferrara e Gilcken são integrantes originais -, o Bang fez um disco na medida pra quem curte a sonoridade poeirenta do rock pesado produzido durante a década de 1970. O som é calcado em riffs de guitarra enquanto melodias e harmonias pontuam todo o trabalho, e a produção "na cara" imprime um ar de autenticidade totalmente alinhado com o rock and roll cru, pesado e direto ao ponto dos caras.
O disco traz uma nova versão para "RTZ", do álbum anterior, aqui bem mais energética, e também releituras para "Bow to the King" (originalmente no segundo disco, "Mother / Bow to the King", de 1972) e "Love Sonnet" (single gravado a época do terceiro disco da banda, "Music", de 1973). E para os fãs do primeiro álbum do então trio – o cult "Bang" (1971) -, canções como "413" caem como uma luva. Aliás, a semelhança entre o riff dessa faixa e de "The Queen", do debut, não é mera coincidência.
"The Maze" é um disco interessante e essa edição nacional da Hellion Records é histórica, pois resgata um álbum que nunca havia saído no Brasil e que está fora de catálogo no exterior há 15 anos, desde o seu lançamento.
Se você é fã de hard dos anos 1970 e coleciona itens do gênero, imperdível!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
O guitarrista que Ritchie Blackmore acha que vai "durar mais" do que todo mundo
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
A banda clássica dos anos 60 que Mick Jagger disse que odiava ouvir: "o som me irrita"
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Como Rodolfo saiu do Raimundos e montou o Rodox: "Essa música que fiz fala sobre o cão"
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Dave Mustaine explica por que não se interessa por bandas atuais de heavy metal
Lista: 50 discos de rock e metal sem uma única música fraca
A bizarra cena que Kiko presenciou em show do Megadeth que o fez ter saudades do Brasil
Serj Tankian diz que tentou sair do System Of A Down e que o grupo tentou outro vocalista


O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



