Dream Theater: em 1994, o Dream Theater cravava seu nome na cena
Resenha - Awake - Dream Theater
Por Mateus Ribeiro
Postado em 23 de agosto de 2019
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Manter o sucesso é tarefa difícil para qualquer banda ou artista. No caso do Dream Theater, segurar a peteca depois do espetacular "Images And Words" poderia ser considerado o décimo terceiro Trabalho de Hércules, visto o sucesso e repercussão do segundo álbum de estúdio da banda norte americana.
Dream Theater - Mais Novidades
Lançado em outubro de 1994, "Awake" não apenas mantém o nível extremamente alto de qualidade, mas mostra a faceta mais pesada da banda. O peso é cortesia do guitarrista John Petrucci, que pela primeira vez na vida, utilizou uma guitarra de sete cordas. O clima das músicas, além de pesado, também é um tanto quanto obscuro, mostrando que o Dream Theater era (é até hoje) competente para atuar em qualquer área da música pesada.
Logo de início, temos a ótima "6:00", escrita pelo tecladista Kevin Moore, que aliás, saiu da banda pouco tempo antes do lançamento. A pesada "Caught in a Web" abre caminho para a primeira semi balada do disco, "Innocence Faded".
A sequência que aparece a seguir, intitulada "A Mind Beside Itself", é dividida em três partes: a magnífica instrumental "Erotomania", a pesadíssima "Voices" e por fim, "Silent Man", uma das músicas mais "simples" e belas do DT.
A sétima música mostra bem o espírito do disco. Com um riff pesado e levada marcante, "The Mirror" acabou se tornando uma das marcas registradas do grupo. É o tipo de canção que define a carreira de uma banda.
O show de peso continua com "Lie", que é até "enxuta", para os padrões do Dream Theater, é lógico. "Lifting Shadows Off a Dream" consegue ser bela e tocante ao mesmo tempo, e apesar do clima tenso que a predomina, tem trechos mais leves. A penúltima faixa, "Scarred", é a típica música da banda: vários climas, longa duração e um show por parte dos músicos.
Por fim, a maravilhosa "Space-Dye Vest" mistura doses gigantescas de melancolia, melodia e beleza. Uma ótima maneira para fechar um disco absolutamente perfeito. Desde o início dramático até o fim emocionante, é música para apertar o play e viajar.
Avaliação final: Sem sombra de dúvidas, figura entre os top 3 da banda, além de ser um dos melhores discos de metal dos anos 1990. Apostando em mais peso e menos complexidade (apesar de musicalmente ser um disco muito intrincado em alguns momentos), o Dream Theater acertou a mão.
Não é necessário dizer que isso só seria possível com a presença de músicos renomados, e talvez nenhuma banda no mundo tenha pessoas tão capacitadas quanto o Dream Theater.
Clássico, necessário em qualquer discografia.
Ano de lançamento: 1994
Faixas:
"6:00"
"Caught in a Web"
"Innocence Faded"
"Erotomania"
"Voices"Theater 9:53
"The Silent Man"
"The Mirror"
"Lie"
"Lifting Shadows Off a Dream"
"Scarred"
"Space-Dye Vest"
Formação:
James LaBrie: vocal
John Petrucci: guitarra
John Myung: baixo
Kevin Moore: teclado
Mike Portnoy: bateria
Outras resenhas de Awake - Dream Theater
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
Revista Veja Rio diz que bandas de rock não conseguem lotar o Rock in Rio: "Flopou"
A banda de abertura que engoliu o Kiss e fez Regis Tadeu se apaixonar na hora
Último show do Sepultura sofre mudança de local
Eric Clapton abre turnê resgatando música que não tocava há mais de 50 anos
A canção onde os Beatles "inventaram" Jimi Hendrix, de acordo com George Harrison
Por que o Iron Maiden é a melhor banda de heavy metal do mundo, segundo Bruce Dickinson
EP póstumo de John Sykes será disponibilizado em novembro
King Diamond fala sobre saída do guitarrista e produtor Andy LaRocque
A banda de metal que Slash colocou acima das demais e chamou de "obrigatória"
King Diamond conta como se deu parceria com Gus G
O clássico do thrash metal que deve ser ouvido do início ao fim, segundo Scott Ian
A letra cruel que Slash tentou fazer Axl Rose mudar antes de sair no disco do Guns N' Roses
Bangers Open Air anuncia primeiras atrações nacionais para a edição 2027
Novo álbum do Helloween já está "80% finalizado", revela Kai Hansen
A traumática saída de Arnaldo Antunes dos Titãs antes do álbum "Titanomaquia"
Para Kurt Cobain, Jon Bon Jovi era uma "pedaço de m*rda desesperado e sem talento"
Matt Sorum revela a música que Guns N' Roses gravou com todos bêbados

As únicas 11 músicas do Dream Theater que são boas, segundo Regis Tadeu
Mike Portnoy coloca novo álbum do Mastodon como candidato a melhor disco de 2026
John Petrucci percebeu que poderia se tornar um bom guitarrista quando era adolescente
30 músicas do Dream Theater que ultrapassam 10 minutos de duração
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



