Dominus Praelii: Carregando a bandeira do Power Metal

Resenha - Holding The Flag Of War - Dominus Praelii

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por José Sinésio Rorigues
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 9

Eis um lançamento que traz boas lembranças e que até emociona. Sério! É o excelente Holding The Flag Of War, que o DOMINUS PRAELII, de Londrina, aqui no Paraná, lançou lá em 2000 (quanto tempo!). Aliás, excelente é um adjetivo ainda insuficiente para descrever este álbum: o negócio é praticamente perfeito! Conheci esta banda em 2001, de uma forma nada usual: minha mãe foi quem me apresentou a sonzeira do grupo. Na época, havia um programa de Heavy Metal numa emissora de Londrina, cidade a cem quilômetros da minha. O mesmo era à noite, e como eu fazia faculdade no mesmo horário, acabava perdendo parte dele. Mas era minha mãe, acredite, quem sempre gravava algumas músicas do programa, até eu chegar em casa. Ouvi então, numa fitinha cassete, "Knight Of The Silver Moon"; nem acreditei quando minha mãe disse que aquele som tão perfeito era de uma banda aqui do Paraná. Que orgulho em ser conterrâneo daquela banda! Do Paraná, vim a conhecer grupos como DRAGONHEART, OVERMIND, SEVEN SIDE DIAMOND e SEVEN ANGELS, de Curitiba, STEELORD, de Cascavel e SUBTERA, de Londrina (além do HEAVEN CAVALRY, radicado em Londrina, mas proveniente de Rio Branco, capital do Acre), entre outras; mas DOMINUS PRAELII é grata surpresa, banda particularmente excelente.

Marilyn Manson: 7 coisas que você não sabia sobre eleMetallica: os segredos de "Enter Sandman"

Destaques do álbum: o peso e a velocidade da música "Hard Deadly Wheels" (aqui, em questão de segundos, o baterista Rafael utiliza todos os acessórios de seu instrumento, moendo-o a baquetadas; acho-o o segundo melhor baterista do Brasil, ficando atrás apenas do Aquiles Priester no HANGAR e, possivelmente, empatando com o do HELLISH WAR), a faixa "Khan's Legacy" (barulheira excelente, o casamento perfeito entre instrumentos, vocal e variações ao longo da faixa, junto com os backing vocals em sintonia, nos remetendo à sonoridade do AIRGED L'AHM ou da banda germano-estadunidense DEMONS AND WIZARDS), a já citada "Knight Of The Silver Moon", (a música mais perfeita já lançada pelo DOMINUS PRAELII, uma das melhores músicas já gravadas por uma banda paranaense... aliás, do sul do Brasil! A música é perfeita, o instrumental é soberbo, com baixo, guitarras, bateria e vocal em sintonia, como raramente se vê), "Hall Of Power" (instrumental cavalgado, muito rápido, um trabalho excelente, que poderia estar em qualquer álbum do RAGE ou do BLIND GUARDIAN - se é que estas bandas conseguiriam tocar tão rápido quanto o DOMINUS PRAELII) e "Waves Of War" (segue a linha das demais, metalzão poderoso, mas com andamento um tanto desacelerado - ainda que as guitarras sejam velozes - , mas com a mesma bateria muito bem tocada, o vocalzão forte e refrão marcante). Este trabalho é excelente, soberbo, algo que, quando termina, nos deixa saciados da fome de bom Metal, e também ansiando por novos lançamentos, perfeitos como este. Certamente, um trabalho muito acima de alguns de seus congêneres estrangeiros.

Uma curiosidade: há alguns anos, eu trabalhei em Londrina, como agente penitenciário. Em certa ocasião, fui feito refém numa rebelião. Na confusão, tive um braço e duas costelas quebrados. Fiquei mais de um mês de molho na casa de meus pais, em outra cidade, me recuperando. Contudo, duas semanas após o ocorrido, fiquei sabendo que o DOMINUS PRAELII faria uma apresentação em Londrina. Assim, mesmo com o braço quebrado e ainda sentindo dores no peito, voltei a Londrina e assisti ao show. O sacrifício valeu a pena, claro, mesmo com uns ossos quebrados. Afinal, era DOMINUS PRAELII, uma de minhas bandas favoritas, uma das melhores bandas de Heavy Metal do Brasil.

Ah, antes que eu me esqueça: a capa do álbum é horrível, com umas cores escuras demais, que prejudicaram o resultado final. Mas quem vai se importar com isso quando a sonzeira é de primeiríssima qualidade?

Formação do DOMINUS PRAELII na época do álbum Holding The Flag Of War:
*Ricardo Pigatto - Vocal
*Rene Warrior - Baixo
*Silvio Rocha - Guitarra
*Evandro Romero - Guitarra
*Rafael Guilhen - Bateria

Track List do álbum Holding The Flag Of War
1. Hard Deadly Wheels
2. Scent Of Death
3. Khan's Warrior
4. Khan's Legacy
5. Cold Winds
6. Knight Of The Silver Moon
7. Saga Of Killing Riders
8. Hall Of Power
9. Waves Of War

Bandas similares:
HELLISH WAR, do Brasil
DIADEMA, da Albânia
AIRGED L'AMH, da Grécia
RAGE, da Alemanha
TÝR, das Ilhas Faroe (possessão da Dinamarca)
VIRGIN STEELE
BLIND GUARDIAN, da Alemanha (em algumas músicas)
DARK MOOR, da Espanha (particularmente na fase do álbum Gates Of Oblivion)
DEMONS AND WIZARDS, projeto germano-estadunidense
VIUDA NEGRA, do Equador
ETERNA, do Brasil
HANGAR, do Brasil (em algumas músicas)
MASSACRATION, do Brasil (no instrumental)
ICED EARTH, dos Estados Unidos
FORSAKEN, de Malta
HOLY DRAGONS, do Cazaquistão
YNGWIE MALMSTEEN, da Suécia




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Dominus Praelii"


Marilyn Manson: 7 coisas que você não sabia sobre eleMarilyn Manson
7 coisas que você não sabia sobre ele

Metallica: os segredos de Enter SandmanMetallica
Os segredos de "Enter Sandman"

Legião Urbana: O dia em que Renato calou a plateia do Programa LivreLegião Urbana
O dia em que Renato calou a plateia do Programa Livre

Iron Maiden: banda cai no riso em show nos EUA de 2008Iron Maiden
Banda cai no riso em show nos EUA de 2008

Metallica: vizinho zoófilo, cocaína e groupiesMetallica
Vizinho zoófilo, cocaína e groupies

Guitarra: Palhetada alternada - Afinal, qual o mistério?Guitarra
Palhetada alternada - Afinal, qual o mistério?

Fotos: e se o Slash aparecer acenando no fundo?Fotos
E se o Slash aparecer acenando no fundo?


Sobre José Sinésio Rorigues

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adGoo336|adClio336