Machine Head: em 2007, a perfeita junção entre peso e melodia
Resenha - Blackening - Machine Head
Por Mateus Ribeiro
Postado em 04 de agosto de 2019
O Machine Head chocou o mundo quando lançou o poderoso "Burn My Eyes", em 1994. Posteriormente, a banda lançou discos que mesmo com qualidade, não conseguiram atingir o mesmo sucesso do primeiro. Porém, 13 anos depois, a espera acabou, já que "The Blackening" mostrou porque o Machine Head é uma das maiores bandas de sua geração.
O sexto disco de estúdio a banda é a junção perfeita entre o peso absurdo dos primeiros anos de banda com a melodia que passou a fazer parte dos álbuns posteriores. As canções são longas, trabalhadas e mostram toda a capacidade técnica dos integrantes. Um trabalho formidável, que ajudou o Machine Head a cravar seu nome na historia do metal.
A extensa "Clenching the Fists of Dissent" abre o disco e dá uma prova da versatilidade que predomina durante todo o álbum. Repleta de climas, riffs furiosos e letra ácida, é uma faixa empolgante que se mostra um perfeito cartão de visitas. Na sequência, a ótima "Beautiful Morning" remete aos tempos de "The Burning Red", com um sonoro "FUCK YOU ALL" logo no início, mostrando que a veia moderna e alternativa continuava pulsando, porém, com mais maturidade.
"Aesthetics of Hate" aposta de maneira certeira na velocidade, enquanto "Now I Lay Thee Down" é um pouco mais cadenciada, com destaque para a voz de Robb Flynn, que canta como nunca em "The Blackening".
A quinta faixa, "Slanderous", tem um riff inicial fantástico e virtuoso, mas sem deixar o peso de lado. A próxima música, "Halo", se tornou um dos maiores sucessos do Machine Head, por conta de sua ótima estrutura, clima épico e refrão marcante. O tipo de canção que já nasce clássica.
As duas últimas faixas do disco, "Wolves" e "A Farewell to Arms", resumem bem a proposta do álbum: músicas longas que não se perdem no meio do caminho e conseguem prender a atenção do ouvinte do primeiro ao último acorde. Passeando entre partes furiosas e outras mais calmas, o disco é encerrado com chave de ouro.
Convenhamos que é muito difícil que composições tão longas façam a cabeça dos fãs de metal moderno, mas o Machine Head conseguiu isso, até porque antes a banda já tinha mostrado que era capaz disso, mas com o disco de 2007 a coisa foi além. Obviamente, isso só aconteceu por conta da qualidade dos músicos envolvidos.
Não há dúvidas que "The Blackening" foi o principal responsável por fazer o Machine Head voltar a fazer barulho no cenário musical. Se você tem alguma dúvida sobre o trabalho dos caras, essa obra prima lançada 12 anos atrás é uma ótima maneira de se tornar um ouvinte assíduo.
Pesado, intrincado e fundamental!
Nota: 10
Ano de lançamento: 2007
Faixas:
"Clenching the Fists of Dissent"
"Beautiful Mourning"
"Aesthetics of Hate"
"Now I Lay Thee Down"
"Slanderous"
"Halo"
"Wolves"
"A Farewell to Arms"
Formação:
Robb Flynn: guitarra e vocal
Phil Demmel: guitarra
Adam Duce: baixo
Dave McClain: bateria
Outras resenhas de Blackening - Machine Head
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como o Queen, Sylvester Stallone e uma guitarra quebrada produziram o maior hit de 1982
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
O disco do Sepultura que se equipara aos clássicos dos anos 90, segundo a Metal Hammer
Por que Roger Waters não repetiu sozinho o sucesso do Pink Floyd segundo fãs
A música do Megadeth inspirada em personagem da Marvel
Geddy Lee responde se o Rush vai gravar novas músicas com a baterista Anika Nilles
A cantora canadense que não sai dos ouvidos de Fernanda Lira: "Jeito cru e honesto"
Houve rivalidade entre Dimmu Borgir e Cradle of Filth? Shagrath opina
Kerry King achou que Paul Bostaph estava brincando quando se ofereceu para voltar ao Slayer
A grande diferença entre Metallica e Guns N' Roses, segundo Matt Sorum
A opinião de Tony Iommi sobre "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
Vocalista e guitarrista brigam na justiça por legado da Tequila Baby
O único assassino que ainda tem uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood
Edu Falaschi lança videoclipe de "Echoes of Vows" com cenas gravadas em castelo medieval
A música mais pesada do Faith No More, segundo a Metal Hammer
O álbum que transformou o fim de uma banda em uma obra de arte melancólica e bela
"Recebi ameaças de morte porque não era um disco típico de Heavy Metal", conta Bruce
Padrinho de luxo: canal lista 5 bandas de hard rock que Bon Jovi deu "ajudinha" na carreira



Vídeo do Machine Head é citado pela Louder como um dos melhores da história do nu metal
Como o Celtic Frost influenciou o som do Machine Head, segundo Robb Flynn
Por que Robb Flynn, do Machine Head, não faz um "Burn My Eyes - Parte 2"
Robb Flynn não imaginou que o Machine Head fosse durar tanto tempo
Robb Flynn teve overdose na noite em que assinou com a Roadrunner
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



