Patria: uma obra-prima do metal extremo brasileiro
Resenha - Magna Adversia - Patria
Por Ricardo Seelig
Postado em 19 de julho de 2019
O metal extremo brasileiro sempre foi pródigo em gerar belas bandas que impactaram não apenas a cena local, mas também ganharam o mundo com sua música. Sepultura e Krisiun são os nomes mais óbvios de uma lista extensa e em crescimento constante, na qual a criatividade inerente é o principal diferencial.
O quinteto gaúcho Patria é mais um dos nomes a alcançar reconhecimento mundial. Na estrada desde 2008, a banda conta com nomes experientes em sua formação como o multi-instrumentista Mantus e o vocalista Triumphsword, veteranos com passagens por bandas como Mysteriis e Thorns of Evil. O background de ambos conduz a banda por caminhos próprios e cheios de personalidade, resultando em uma sonoridade cativante e atual.
"Magna Adversia" é o sexto disco do grupo e foi lançado pela Soulseller Records no mercado. No Brasil, o álbum veio em um caprichado digipak pelo tradicional selo Heavy Metal Rock. O disco tem a produção de Oystein G. Brun, do Borknagar, e conta com as participações especiais do baterista Asgeir Mickelson (Ihsahn, Borknagar) e de Fabiano Penna (Rebaelliun) nos arranjos orquestrados. A bela capa é criação do próprio Mantus, que possui uma carreira consolidada como artista gráfico em que assina com o seu próprio nome, Marcelo Vasco, e onde já produziu artes para grandes bandas como Slayer, Machine Head, Kreator e outras.
"Magna Adversia" possui dez músicas que entregam um black metal muito bem feito, que consegue equilibrar influências da cena norueguesa do início da década de 1990 com nomes mais atuais como Behemoth, Enslaved e outros. O resultado é uma música agressiva e violenta, é claro, mas extremamente cativante. A ótima produção torna as faixas ainda mais fortes, com timbres excelentes e "cheios", "gordurosos" e pesadíssimos. As orquestrações são muito encaixadas e não se sobressaem de maneira expressiva como ouvimos no Dimmu Borgir e no Cradle of Filth, por exemplo, e ajudam a tornar as músicas ainda mais épicas e climáticas.
Trabalhando o andamento e o ritmo das canções como movimentos de uma orquestra sonora vinda das profundezas, o Patria consegue fazer com que as dez faixas de "Magna Adversia" soem todas relevantes, com tudo no lugar e sem nada sobrando. O nível alcançado pelos caras é astronômico, rivalizando com os grandes nomes do metal extremo atual. Não à toa, o disco foi celebrado por veículos reconhecidos como a Metal Hammer alemã e o site norte-americano Invisible Oranges.
Gosto de ter a minha própria opinião em tudo, pensar com o meu próprio cérebro e agir de maneira independente, mas nesse caso vou concordar com a maioria: "Magna Adversia" é um disco sensacional, que mostra o quão alto é o nível atual do Patria. Não há nada aqui que fique devendo a qualquer banda, muito pelo contrário: o que o grupo brasileiro apresentou tem potencial para influenciar nomes dos quatro cantos do mundo.
Se você é fã de black metal e de sonoridades extremas, este é um disco obrigatório. Se esta não é a sua praia, eis aqui uma ótima oportunidade de conhecer e se apaixonar por uma banda incrível.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



System of a Down puxa coro contra o Oasis durante show em Londres
O melhor livro de todos os tempos, segundo Robert Smith do The Cure
Slash elege os 10 maiores riffs de guitarra de todos os tempos
A melhor música de todos os tempos, na opinião de Tarja Turunen
Como foi gravar músicas do Rainbow com o Dio, segundo James Hetfield do Metallica
Slipknot confirma produtor com o qual está trabalhando em novas músicas
O melhor disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
Mick Jagger relembra onde estava em 1966, quando a Inglaterra venceu sua única Copa do Mundo
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
A opinião de Regis Tadeu sobre o clássico "Somewhere in Time" do Iron Maiden
Baixista se afasta do The Cure devido a problema de saúde e é substituído por filho
John Lennon recomendou que Mick Jagger não conhecesse Elvis Presley
Sabaton anuncia edição comemorativa de 10 anos do álbum "The Last Stand"
Jason Newsted reconhece ter caído em "depressão severa" com diagnóstico de câncer
A música que fez James Hetfield sair da zona de conforto como vocalista
Quando Charlie Watts apontou o único frontman que superava Mick Jagger, dos Rolling Stones
A música mais regravada do mundo que foi feita por um rockstar num carro em Portugal
A música cantada por Andre Matos que Edu Falaschi acha uma das mais lindas da história
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



