In Flames: em 1996, o divisor de águas na carreira da banda
Resenha - Jester Race - In Flames
Por Mateus Ribeiro
Postado em 11 de julho de 2019
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
No ano de 1996 o In Flames ainda não havia se tornado o gigante do metal que veio a ser anos depois. Porém, no mês de fevereiro, com o lançamento do segundo disco, o maravilhoso "The Jester Race", as coisas começaram a mudar de figura.
O disco marca a estreia do vocalista Anders Fridén, vindo do Dark Tranquility. Anders ajudou a banda a mudar de patamar, e anos depois, a mudar a sonoridade, o que desagradou parte dos fãs.
Ao lado de "Slaughter Of The Soul", do At The Gates e "The Gallery", do Dark Tranquility, é considerado um dos pilares do melodic death metal, também conhecido por Som de Gotemburgo. De fato, tudo que tornou o estilo algo único está presente em "The Jester Race". Desde as guitarras distorcidas, os vocais furiosos de Anders (que nem de longe lembram sua voz atualmente), a bateria rápida até os solos repletos de melodia, o disco reúne todos os ingredientes na medida certa.
A faixa de abertura, "Moonshield", é uma das melhores composições da carreira da banda, e vale o disco todo. Além dessa obra, vale destacar a instrumental "The Jester´s Dance", "Artifacts of the Black Rain", a estupenda faixa título, "December Flower" e "Dead God In Me". A grande maioria das faixas segue a receita que consagrou o estilo: toneladas de peso e melodia misturados na mesma proporção e temperados com vocais insanos. Vale ressaltar a ótima performance de todos os músicos envolvidos e a produção, infinitamente melhor que a do primeiro disco, "Lunar Strain".
Não há dúvidas que é um dos discos mais inspirados lançados pelos então jovens músicos do In Flames. Mesmo quase 25 anos após seu lançamento, "The Jester Race" é relembrado até hoje pelos fãs (principalmente pelos que abandonaram a banda após todas as mudanças no som) e é uma espécie de "Bíblia" do death metal melódico. Se abanda está onde está hoje, muito se passa por esse grande e revolucionário disco.
Se você gosta de melodic death metal, sabe o tamanho dessa obra para o estilo. Se não conhece, "The Jester Race" é uma baita oportunidade! Não perca!
Clássico absoluto, necessário em qualquer coleção!
Ano de lançamento: 1996
Faixas:
"Moonshield"
"The Jester's Dance"
"Artifacts of the Black Rain"
"Graveland"
"Lord Hypnos"
"Dead Eternity" (participação de Oscar Dronjak, do Hammerfall, como vocalista)
"The Jester Race"
"December Flower"
"Wayfaerer"
"Dead God in Me"
Em 2002, o disco foi relançado junto do EP " Black-Ash Inheritance".
Formação
Anders Fridén: vocal
Björn Gelotte: bateria/guitarra
Jesper Strömblad: guitarra/teclado
Johan Larsson: baixo/backing vocals
Glenn Ljungström: guitarra
Outras resenhas de Jester Race - In Flames
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Produtor de "Master of Puppets" afirma que nada acontecia no Metallica sem aval de Cliff Burton
Após quase 40 anos, Wacken Open Air acaba com tradição do festival: o lamaçal
O disco que define o metal, na opinião de Amy Lee, vocalista do Evanescence
A banda de rock que mudou para sempre a vida de Scott Ian, guitarrista do Anthrax
Com brasileiros e lendas do rock, Eric Clapton anuncia cast do Crossroads Guitar Festival 2026
Regis Tadeu explica por que o Rush tocou "Finding My Way" em seu show de retorno
Babymetal trará o kawaii metal novamente ao Brasil em novembro
"Vocês são idiotas?"; o que Neil Peart acharia da escolha de Anike Nilles para integrar o Rush
Por que Julia Lage não faz backing vocals no Smith/Kotzen? Ela explica o motivo por trás
Aos 82 anos, Keith Richards conta como dribla limitações para seguir tocando
Prika Amaral explica por que a Nervosa precisou sair do Brasil
A surpreendente faixa apontada pelo Loudwire como a melhor do primeiro disco do Guns N' Roses
Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
Angela Gossow rebate Kiko Loureiro: "Triste ler isso de alguém que respeitávamos"
"The Wall", a obra de arte conceitual do Pink Floyd
As inesperadas duas pessoas para quem Frejat não tirou o chapéu no programa do Raul Gil
O músico que faz Humberto Gessinger voltar a ser adolescente e nem dar bolas para o Grêmio

In Flames: os 25 anos da obra-prima "The Jester Race", um álbum à frente do seu tempo
In Flames finaliza gravações de seu próximo disco de estúdio
In Flames se apresentará em São Paulo no dia 23 de abril; ingressos estão à venda
Playlist - 50 músicas que provavelmente serão tocadas no Bangers Open Air 2026
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



