Triumph: Entre um rock mais cru e pesado ou pelas terras do blues
Resenha - Just a Game - Triumph
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 01 de julho de 2019
Terceiro álbum do Triumph, "Just a Game" é mais um dos discos da banda canadense relançados no Brasil pela Hellion Records. Vamos, então, falar um pouco a seu respeito.

"Just a Game" (1979) sucedeu a estreia auto-intitulada (que saiu em 1976) e "Rock & Roll Machine" (1977), e antecedeu aquela que é considerada a melhor fase do grupo, com a trinca "Progressions of Power" (1980), "Allied Forces" (1981) e "Never Surrender" (1982). Musicalmente, o que ouvimos é o trio formado por Rik Emmett (guitarra e vocal), Michael Levine (baixo e teclado) e Gil Moore (bateria e vocal) ainda em busca de seu próprio som, que seria apresentado ao mundo de maneira efetiva a partir de 1980. O que quero dizer com isso é que em "Just a Game" ainda podemos ouvir uma banda que deixa claras as suas influências e, muitas vezes, acaba bastante presa a elas. Isso fica muito claro em "Lay It on the Line", por exemplo, que pode ser facilmente confundida com uma canção desconhecida do Rush.
Emmett e Moore alteram-se nos vocais principais das canções. E aqui há de se mencionar que as músicas com Gil Moore geralmente variam entre um rock and roll mais cru e pesado ou pelas terras do blues, como "Young Enough to Cry", uma das melhores do disco. Já Emmett, que para mim possui a voz mais associada ao Triumph (talvez por ser a dominante em grande parte dos hits do grupo), é o protagonista das composições que apresentam as estruturas mais elaboradas e soam mais ambiciosas, com o trio equilibrando elementos de rock progressivo com a melodia onipresente em seu universo musical. É daí que vem ótimas faixas como a que batiza o disco, majestosa e grandiosa e, sem dúvida, um dos grandes momentos da carreira do Triumph.
A parte final de "Just a Game" ainda reserva a bonita "Hold On", com seu arranjo crescente e que traz Emmett brilhando, e a inusitada "Suitcase Blues", que na verdade é a banda brincando com um jazz descontraído e muito legal.
"Just a Game" foi o início do processo que levou o Triumph a gravar clássicos como "Allied Forces". Suas oito músicas revelam uma banda que já mostrava os ingredientes que iriam aflorar nos anos seguintes, levando o trio canadense a ser um dos mais bem sucedidos nomes do hard rock da primeira metade dos anos 1980.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Astros do rock e metal unem forças em tributo ao Deep Purple
Tears for Fears anuncia reedição deluxe do álbum "The Seeds of Love"
O disco que resume o que é o Black Sabbath, na opinião de Rob Halford
O melhor baterista de todos os tempos, segundo David Gilmour do Pink Floyd
5 músicas de metal que ou você ama de paixão ou odeia com todas as forças
Ringo Starr reflete se ele tocava melhor nas composições de John Lennon ou de Paul McCartney
O baterista que disse não ao Led Zeppelin e percebeu tarde demais o tamanho do erro
O amigo que Ozzy Osbourne sentia falta de ter por perto e chamava de cara definitivo do metal
As três músicas que resumem as três diferentes fases do Pink Floyd
Tony Iommi confirma que vai remixar um dos álbuns mais criticados do Black Sabbath
Tobias Forge desabafa sobre pressão e não garante que o Ghost voltará
O álbum de heavy metal preferido de Rob Halford, vocalista do Judas Priest
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
A maior conquista do Megadeth de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
A melhor música dos Beatles de cada integrante, segundo John Lennon
Cinco músicas escritas em homenagem a Layne Staley (Alice in Chains)
Kiss pede vodca barata para turnê pelo Brasil. Mas calma, há um motivo...
Kiko Loureiro: a música que ele mais sofreu para aprender a tocar na guitarra

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



