Slayer: em 1985, o puro creme da desgraça e da destruição
Resenha - Hell Awaits - Slayer
Por Mateus Ribeiro
Postado em 17 de junho de 2019
O Slayer é uma das bandas mais extremas do planeta, e uma das principais influências para bandas de thrash, death e black metal. Com grandes lançamentos em sua discografia, os dois primeiros álbuns da banda são os mais extremos e brutais, ao menos na questão lírica. Se com "Show No Mercy" o mundo começou a ficar de cabelo em pé, "Hell Awaits", lançado em 1985, terminou o serviço.
A capa do disco já mostra bem o que o ouvinte poderia esperar: o puro creme da desgraça e da destruição. O título do disco (tradução para "O Inferno nos Espera") também assusta os mais desavisados. Mas, para os fãs do Slayer, tudo isso é um deleite.
Obviamente, os temas abordados no disco não passam muito longe do que foi falado no álbum anterior. É inferno pra um lado, maldade pro outro, e invariavelmente o capeta dá as caras.
Logo no início, a faixa título mostra com requintes de crueldade todo o arsenal da banda: riffs rápidos, bateria avassaladora, além de uma letra ríspida, cantada por Tom Araya na velocidade da luz. Um excelente tema para abrir um disco e um show. Isso sem falar na introdução, que faz você imaginar como deva ser o inferno.
O massacre continua com a rápida "Kill Again" e com a não menos cruel "At Dawn They Sleep", que conta com uma passagem de bateria que pode ser considera a avó do que Dave Lombardo fez em "Angel Of Death", um ano depois.
"Praise Of Death" é uma das mais rápidas do disco, e poderia facilmente figurar em "Reign In Blood", da mesma forma que a curta "Necrophiliac", que mostra pela primeira vez o lado gore da banda. Por fim, "Crypts of Eternity" lembra bastante Venom, só que de uma forma mais pesada e técnica. Falando na banda inglesa, Tom Araya tem uma historia com Cronos que não é tão legal:
A veloz "Hardening of the Arteries" encerra o disco com a característica estupidez da banda, e conta com o final idêntico ao início de "Hell Awaits". O disco acaba como termina, e nada mais justo, já que após ouvir uma vez, certamente o ouvinte vai apertar o botão repeat.
Mesmo após 34 anos de seu lançamento, "Hell Awaits" talvez seja ao lado de "Seven Churches" do Possessed o disco mais influente na criação do death metal. A base do estilo, seja com riffs, solos, letras e estruturas, pode ser consultada em "Hell Awaits".
Se você é fã de metal extremo na atualidade, agradeça ao Slayer, e se possível ouça "Hell Awaits" no último volume!
Ano de lançamento: 1985
Formação:
Tom Araya: vocal/baixo
Kerry King: guitarra
Jeff Hanneman: guitarra
Dave Lombardo: bateria
Faixas:
1 - "Hell Awaits"
2 - "Kill Again"
3 - "At Dawn They Sleep"
4 - "Praise Of Death"
5 - "Necrophiliac"
6 - "Crypts Of Eternity"
7 - "Hardening of the Arteries"
Outras resenhas de Hell Awaits - Slayer
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
A banda de metal extremo que é referência para Mark Tremonti (Creed, Alter Bridge)
O clássico do Queen que Elton John achou título péssimo: "Vocês vão lançar isso?"
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
O pior disco da "fase porrada" do Pantera, de acordo com a Revolver Magazine
Megadeth "vai resistir ao tempo" melhor que outras de thrash, de acordo com Ellefson
A música solo que Ozzy Osbourne não curtia, mas que os fãs viviam pedindo ao vivo
O pior álbum que Dio gravou ao longo de sua carreira, segundo a Classic Rock
Bryan Adams retorna ao Brasil em março de 2026
O melhor disco do Kiss, de acordo com a Classic Rock
Slayer: quando Cronos deixou Tom Araya de olho roxo
Como surgiu o icônico grito que Tom Araya dá em "Angel of Death", do Slayer
Os 75 melhores discos da história do metal, segundo o Heavy Consequence
Como Slayer influenciou o nascimento de um grupo histórico do hip-hop
A melhor música do Slayer, na opinião de Mateus Ribeiro
A melhor música do Slayer, segundo o Heavy Consequence
O clássico do metal que, para Lemmy, passava uma mensagem equivocada
O álbum do Iron Maiden afetado negativamente pelo sucesso de Metallica e Slayer
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental


