HIM: fundadora e expoente de um estilo único, o "Love Metal"
Resenha - Love Metal - HIM
Por Mateus Ribeiro
Postado em 06 de fevereiro de 2019
Para quem não conhece, o HIM (sigla para His Infernal Majesty) foi uma banda finlandesa que misturou com maestria Heavy Metal, Hard Rock, Gothic Rock e Gothic Metal, além uma atmosfera sombria. As letras falavam sobre amor, morte e romance. O visual exagerado dos integrantes da banda, a voz peculiar de Ville Valo e a temática lírica transformaram o HIM em um fenômeno único até os dias atuais. Toda essa mistura fez com que a banda se tornasse fundadora e principal expoente de um estilo único, o "Love Metal", que também é o nome do quarto disco de estúdio da banda, e é sobre ele que falarei um pouco.
"Love Metal" foi lançado em abril de 2003, e é o disco mais simbólico do HIM. O trabalho conta com grandes clássicos da carreira da banda, como "Buried Alive By Love", "The Funeral Of Hearts, "Soul On Fire" "The Sacrament".
O disco é um resumo perfeito de tudo o que caracteriza a banda: influências de nome como Anathema, Sentenced e outros nomes do metal noventista, tudo com um tempero até mesmo "pop", o que tornava o som da banda um "gótico acessível", com algumas músicas que poderiam facilmente tocar em rádios FM do Brasil, como a ótima "Beyond Redemption", uma das mais "pesadas" do disco (pesada para os padrões do HIM, se você não conhece, não espere ouvir algo parecido com um disco de Death Metal).
O ponto que mais chama a atenção neste disco é o contraste entre o romantismo e a melancolia, que por vezes, ganha tons de morbidez, como na já citada "The Funeral Of Hearts" e na estupenda "Circle Of Fear". Esse clima toma conta do álbum todo, e no final das contas, acaba prendendo a atenção do ouvinte, seja ele fã ou não.
Deve se também prestar atenção nas letras. Não se deixe enganar pelo título: você não vai encontrar declarações de amor ao ouvir um disco, tampouco músicas para postar nas redes sociais em Dia dos Namorados.
Um disco consistente, sólido, e muito autêntico. E até os dias de hoje, após algumas tentativas de cópia, nenhuma banda conseguiu chegar perto do que foi escrito em "Love Metal", clássico maior do estilo homônimo.
Para finalizar, vocês devem imaginar que a banda causou certa polêmica entre a turminha da pesada. De fato, causou uma relação "oito ou oitenta", sem meio termo. Ou você amava o HIM, ou odiava. Independente do "time" que você fazia (ou faz) parte é importante respeitar o legado da banda, que mesmo contra a vontade dos headbangers mais "Truezera", foi original a ponto de criar um estilo, o que é digno de honra, ainda mais em um universo onde tudo se copia.
"Love Metal" é um disco que mexe com quem o ouve, seja para o bem, seja para o mal.Se conhece, vale a pena ouvir de novo . Se você não conhece, ouça. Mas vá com a cabeça e o coração abertos, para não se assustar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Jéssica Falchi sobre entrar no Korzus: "Existe abismo de diferença entre ser vista e respeitada"
Korzus anuncia nova formação, com Jéssica Falchi e Jean Patton nas guitarras
Yes suspende atividades e Steve Howe passará por cirurgia de emergência
O melhor álbum de metal de todos os tempos, segundo Gary Holt do Exodus
O álbum dos Beatles que contou com participação de Jimmy Page na guitarra
O disco que define o metal, na opinião de Amy Lee, vocalista do Evanescence
Jéssica Falchi comenta sua entrada no Korzus; "É muito especial contribuir nesta nova fase"
Teoria aponta que hiato do Angra pode ter sido estratégia para impulsionar show no Bangers
Alice Cooper apresenta Anna Cara, nova guitarrista de sua banda
Alissa White-Gluz fala sobre "Black Widow's Web" do Angra e reação ao conhecer Sandy
O melhor disco de música pesada dos anos 1980, segundo o Loudwire
Rodrigo Oliveira explica por que não passou nos testes para o Angra nem para o Sepultura
Regis Tadeu explica por que o Rush tocou "Finding My Way" em seu show de retorno
Wolfgang Van Halen toca cover de Rick Astley, seguidores chiam e ele responde com categoria
Exausto das brigas, guitarrista não vê a hora de o Journey acabar de vez


O sucesso da banda HIM que demorou dois anos e meio pra ficar pronto
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível


