HIM: fundadora e expoente de um estilo único, o "Love Metal"

Resenha - Love Metal - HIM

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Mateus Ribeiro
Enviar Correções  

Para quem não conhece, o HIM (sigla para His Infernal Majesty) foi uma banda finlandesa que misturou com maestria Heavy Metal, Hard Rock, Gothic Rock e Gothic Metal, além uma atmosfera sombria. As letras falavam sobre amor, morte e romance. O visual exagerado dos integrantes da banda, a voz peculiar de Ville Valo e a temática lírica transformaram o HIM em um fenômeno único até os dias atuais. Toda essa mistura fez com que a banda se tornasse fundadora e principal expoente de um estilo único, o "Love Metal", que também é o nome do quarto disco de estúdio da banda, e é sobre ele que falarei um pouco.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Love Metal" foi lançado em abril de 2003, e é o disco mais simbólico do HIM. O trabalho conta com grandes clássicos da carreira da banda, como "Buried Alive By Love", "The Funeral Of Hearts, "Soul On Fire" "The Sacrament".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O disco é um resumo perfeito de tudo o que caracteriza a banda: influências de nome como Anathema, Sentenced e outros nomes do metal noventista, tudo com um tempero até mesmo "pop", o que tornava o som da banda um "gótico acessível", com algumas músicas que poderiam facilmente tocar em rádios FM do Brasil, como a ótima "Beyond Redemption", uma das mais "pesadas" do disco (pesada para os padrões do HIM, se você não conhece, não espere ouvir algo parecido com um disco de Death Metal).

O ponto que mais chama a atenção neste disco é o contraste entre o romantismo e a melancolia, que por vezes, ganha tons de morbidez, como na já citada "The Funeral Of Hearts" e na estupenda "Circle Of Fear". Esse clima toma conta do álbum todo, e no final das contas, acaba prendendo a atenção do ouvinte, seja ele fã ou não.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Deve se também prestar atenção nas letras. Não se deixe enganar pelo título: você não vai encontrar declarações de amor ao ouvir um disco, tampouco músicas para postar nas redes sociais em Dia dos Namorados.

Um disco consistente, sólido, e muito autêntico. E até os dias de hoje, após algumas tentativas de cópia, nenhuma banda conseguiu chegar perto do que foi escrito em "Love Metal", clássico maior do estilo homônimo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Para finalizar, vocês devem imaginar que a banda causou certa polêmica entre a turminha da pesada. De fato, causou uma relação "oito ou oitenta", sem meio termo. Ou você amava o HIM, ou odiava. Independente do "time" que você fazia (ou faz) parte é importante respeitar o legado da banda, que mesmo contra a vontade dos headbangers mais "Truezera", foi original a ponto de criar um estilo, o que é digno de honra, ainda mais em um universo onde tudo se copia.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Love Metal" é um disco que mexe com quem o ouve, seja para o bem, seja para o mal.Se conhece, vale a pena ouvir de novo . Se você não conhece, ouça. Mas vá com a cabeça e o coração abertos, para não se assustar.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Guns N' Roses: a famosa trilogia de clipes do grupoGuns N' Roses
A famosa trilogia de clipes do grupo

Humor: os dez maiores picaretas da música internacionalHumor
Os dez maiores picaretas da música internacional


Sobre Mateus Ribeiro

Fanático por Ramones, In Flames e Soilwork. Limeirense com muito orgulho (e sotaque).

Mais matérias de Mateus Ribeiro no Whiplash.Net.

Goo336 Goo336 CliIL Goo336 Goo336 Cli336 Goo336 GooAdHor