X Japan: Equilíbrio entre inovação e personalidade em Jealousy

Resenha - Jealousy - X Japan

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Marcondes Pereira
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 9

A imagem sensual e sadomasoquista da capa e os títulos das faixas não deixam dúvidas de que o X Japan intensificou o seu teor lírico e instrumental ultrarromântico em "Jealousy" (1991). Gesto que não representa uma negação do Metal diversificado praticado nos álbuns anteriores, de maneira alguma.

Rolling Stone: as melhores músicas com mais de sete minutosIron Maiden: em 1985, show "secreto" com Adrian no vocal

"Silent Jealousy" é a prova definitiva do enunciado acima, pois é uma música que mistura com classe bonitas melodias de piano, letra com forte teor lírico, orquestração e virtuose das guitarras. Mesmo com os sete minutos de duração, esta faixa é uma das mais agradáveis e ricas em termos de melodias presentes no álbum.

"Miscat" e "Desperate Angel" são as músicas responsáveis por oferecerem momentos mais speed e pegajosos do álbum. Enquanto que a primeira faixa é vigorosamente pesada e direta, a segunda demonstra algumas inovações sonoras com uma roupagem Hard Rock empolgante e grudenta.

Além das características habituais, pode-se dizer que o X Japan demonstrou expressões musicais inéditas como uma composição totalmente acústica e outra que traz texturas industriais.

Este lado mais emocional, experimental e soturno de "Jealousy" fica sob responsabilidade da breve instrumental " White Wind from Mr. Martin ~Pata's Nap~" ,da tristonha " Voiceless Screaming" ( Uma música totalmente acústica com arranjos muito bonitos) e da estranha "Joker" cujos efeitos industriais e nuances à Helloween (Mais especificamente de músicas como "Dr.Stein" e "Perfect Gentleman") fazem da faixa uma composição bastante peculiar.

Como é de costume dos japoneses, há uma faixa que oscila entre um épico e uma balada com uma musicalidade bela e confessional. " Say Anything" fecha o álbum com elegância e o leve toque de erudição tipicamente X Japan.

"Jealousy" é um álbum diversificado que não deixa de ter os seus momentos metal usados de maneira muito competente, ainda que traga algumas características bastante diferentes dos seus antecessores que podem provocar alguma estranheza aos ouvintes.

X-Japan- Jealousy
1991/ Siren Song

Faixas:

1. Es Dur のピアノ線 (Es Dur no Piano Sen) (Instrumental)
2. Silent Jealousy
3. Miscast
4. Desperate Angel
5. White Wind from Mr. Martin ~Pata's Nap~ (Instrumental)
6. Voiceless Screaming
7. Stab Me in the Back
8. Love Replica
9. Joker
10. Say Anything



GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "X Japan"


Rolling Stone: as melhores músicas com mais de sete minutosRolling Stone
As melhores músicas com mais de sete minutos

Iron Maiden: em 1985, show secreto com Adrian no vocalIron Maiden
Em 1985, show "secreto" com Adrian no vocal


Sobre Marcondes Pereira

Marcondes Pereira, paulista, poeta, escritor e tradutor em início de carreira. Gosta de escutar e estudar todos os sub-estilos de Heavy Metal, também faz algumas palestras para difundir o fascinante universo do Metal e tem fascínio pelos discos conceituais.

Mais matérias de Marcondes Pereira no Whiplash.Net.