Biquini Cavadão: o ótimo e consistente álbum biquini.com.br
Resenha - biquini.com.br - Biquini Cavadão
Por Abel Teixeira
Postado em 19 de setembro de 2018
Há 20 anos, o Biquini Cavadão colocava nas prateleiras das lojas físicas o álbum "biquini.com.br", também conhecido por "Biquini Com Brasil", demonstrando a conexão com o público.
Com a produção do trio Carlos Beni, Paul Ralphes e Tuta Aquino, o Biquini se renovou e alcançou mais uma vez o topo das paradas. Após alguns anos de reclusão por conta do final do contrato com a gravadora Sony Music, o quinteto carioca preferiu repensar no que os dez anos haviam lhes dado, se preparando para um novo momento na carreira.
Tal período sabático fez o efeito necessário, visto que Bruno, Álvaro, Coelho, Miguel e Sheik entraram em estúdio atrás de um ideal inovador. A começar pela própria mídia do trabalho, que trazia uma faixa interativa com acesso à internet em parceria com a UNYSIS, vista no Brasil como uma salvação. Quem não se lembra dos primórdios, em que esperávamos a zero hora do novo dia até as seis da manhã, se aproveitando de um único pulso telefônico para se conectar na rede? Enfim, bons tempos - ou não.
Neste sentido, em meio às novas composições, o Biquini Cavadão assina com a BMG/Ariola. Mais tarde, lança o hit "Janaína", que pode ser visto como o retrato da mulher trabalhadora e, acima de tudo, lutadora. Facilmente caiu nas graças do público e das rádios, sendo executada fielmente também na MTV Brasil. Ainda, teve a colaboração do George Israel, em um belo registro com o seu tradicional saxofone.
Vale destacar outras canções como "Sabor Do Sol", "Goiatuba" e "Sexta-Feira", com menções honrosas às lindas "Aqui Dentro" e "Mesmo Assim". A banda se arriscou também na releitura de "Dançar Pra Não Dançar", de Rita Lee.
Sem dúvidas, foi o recomeço da carreira da banda, renovando um público carente dos Anos 80 e ao mesmo tempo órfão, pois peças fundamentais haviam se desligado dessa galáxia: Renato Russo, da Legião; e Cazuza, do Barão. Ambos, poetas de mão cheia, deixaram um vazio naquela sonoridade que dominava a década de ouro do Rock Nacional.
Infelizmente, poucos destaques noventistas* haviam surgido desde então e, pra piorar, muitas bandas daquela época não existiam mais. Sendo assim, os resistentes e competentes, se obrigavam a lançar bons discos a fim de manter a proposta musical. O próprio Capital Inicial conseguiu tal feito, com o lançamento do também aniversariante "Atrás Dos Olhos", além da volta de Dinho Ouro Preto aos vocais.
Por fim, soprando com convicção as velinhas deste ótimo e consistente trabalho, registro por aqui um marco dos Anos 90, consolidando ainda mais o Biquini no cenário nacional - e internacional, pois o mesmo foi lançado em Portugal no ano de 1999.
Segue o tracklist:
1. Janaína
2. Sabor Do Sol
3. Goiatuba
4. Sexta-Feira
5. Escola
6. Aqui Dentro
7. Dançar Pra Não Dançar
8. Mesmo Assim
9. Coronel
10. Boquiaberto
11. Sabor Do Sol (Tutamix)
12. Dançar Pra Não Dançar (Tutamix)
* O autor deste texto incorre aos dizeres "poucos destaques noventistas", mas sabe da importância de bandas como Skank, O Rappa, Planet Hemp, Chico Science & Nação ZUmbi e tantos outros artistas que nasceram à época. A referência é comparativa aos Anos 80, bem como a quantidade inenarrável de bandas surgidas. Peço perdão por qualquer mal-estar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Wacken Open Air anuncia mais de 55 atrações confirmadas para 2026
A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
A música inspirada em Soundgarden que virou um hit do Metallica - não é "Enter Sandman"
A banda que Ritchie Blackmore se envergonha de ter feito parte; "Você aprende com os erros"
"Fade to Black" causou revolta na comunidade do metal, segundo Lars Ulrich
Korzus anuncia a saída do guitarrista Heros Trench, após quase três décadas de parceria
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
O que João Gordo, Nando Reis e outros músicos brasileiros pensavam dos Mamonas Assassinas
O único grande hit do rock nacional que protestou contra o confisco de Collor


