Sons of Apollo: escorrega em vários momentos mas vale conferir
Resenha - Psychotic Symphonic - Sons of Apollo
Por Marcio Machado
Postado em 10 de outubro de 2017
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A nova megalo..."super banda" de Mike Portnoy, Sons of Apollo, lança no próximo dia 20 seu debut, o álbum Psychotic Symphonic, trazendo um prog, elevando ao máximo o termo metal, pois o que não falta aqui é peso, destilado em pouco menos de 1 hora de duração.
Sons of Apollo - Mais Novidades
Dessa vez de novo ao lado do companheiro de Winery Dogs, Billy Sheeran no baixo, ex-companheiro de Dream Theater Derek Sherinian nos teclados, o ex-Guns N'Roses Ron Bumblefoot nas guitarras e frente a banda, o vocalista Jeff Scott Soto, Portnoy se dedica a fazer algo misturando todas as suas outras bandas, encontramos desde a complexidade do Dream Theater, até as passagens mais "chicletes" do Winery Dogs, num bom começo, um pouco massante em alguns momentos, confesso, mas nada que afete o desempenho final do álbum.
Abrindo o disco temos uma faixa de 11 minutos, a "God of the Sun", que com certeza irá fazer as aberturas dos shows da banda também, trazendo um Derek soltando notas com o que parece ser o único efeito disponível para suas teclas, pois é o que ouviremos o disco todo, até começar ser acompanhado por seus companheiros e aí começa a quebradeira, a música vai ganhando corpo e se tornado grande, e Soto entra de forma divina com sua voz em perfeita harmonia com o instrumental, dobrando as vozes com Portnoy em vários momentos. Após um breve solo de teclados, a música ganha acordes bem sujos de guitarra que a tornam um tanto mais pesada, para cair no que os integrantes estão mais acostumados ali, tempos quebrados, muitas notas, até parecer uma locomotiva parando e cair de volta no vocal. Um belo começo e que vai agradar em cheio para quem ouvir pela primeira vez.
Em seguida, temos uma faixa que se assemelha à algo do Journey, banda pela qual Soto já esteve à frente. Música que com certeza vai causar bastante pula pula nos shows, e segunda liberada pelo grupo e que ganhou um vídeo, com um refrão até meio hard rock, com o baixo de Billy explodindo nos ouvidos, com um solo não tão exagerado, mas que soa exatamente como devia, melódico e simples.
"Signs of the Time" foi a primeira faixa liberada pela banda pouco mais de um mês atrás e assusta em seus primeiros acordes devido à seu peso, algo bastante caótico que servirá de base para a música toda, e em uma quebrada divina e um trabalho lindo de bateria do tio Portna, entra um refrão bastante grudento e que vai ser cantado a plenos pulmões pelo público! Mesmo que haters achem a comparação pífia, lembra-se de longe algo feito pelo Slipknot na timbragem de guitarra e bateria, peca somente no seu solo, que se torna longo e arrastado, se fosse uma faixa menor, seria com certeza a melhor do disco todo.
Com um começo a lá Queen, "Labyrinth" já traz algo mais contido, mais progressivo clássico em seus minutos iniciais, depois vemos outro desfile de quebradeiras, pedais duplos, Bumblefoot esbanjando notas sem dó, pena o baixo ficar meio apagado por aqui, faz bastante falta.
"Alive" é a balada do disco, ou pode pelo menos ser considerada assim, pois tem até um certo tipo radiofônico e onde os membros mais se seguram, por assim dizer, e de novo Sherinian aparece num solo com o mesmo efeito e a essa altura já se torna um pouco irritante ouvir o mesmo som, e o solo meio parado de novo também dá uma certa canseira.
Começando toda espalhafatosa, "Lost in Oblivion" nos coloca num cenário apocalíptico, numa faixa rápida, pesada, agressiva e direta! E que refrão, com notas altas, gritos, sem parar, sem perder tempo, e uma faixa curta, sem dar espaço a se arrastar, exatamente como deveria ter sido "Signs of the Time".
"Figaro's Whore" adivinhem só, é um solo com Sherinian espalhando seu mesmo efeito outra vez! Após esse delírio, pensamos que iremos ouvir uma faixa do Deep Purple, "Divine Addiction" traz um som delicioso de se ouvir, e um belo solo de guitarra, bela faixa, que abre caminho para o final megalomaníaco do disco!
Uma faixa com mais de dez minutos, totalmente instrumental, foi como decidiram fechar o disco, e se tratando dessa galera, já se imagina o que surgiu no resultado final, fritação sem tamanho, quebradas, contra tempos, mudanças rítmicas, e por aí rola "Opus Maximus", que fecha o disco com bom desempenho final, escorrega em vários momentos, ao querer entregar um material longo e muito complexo, mas nada que faça se perder o lançamento e uma boa conferida.
Comente: Já ouviu este novo projeto do Portnoy? O que achou?
Outras resenhas de Psychotic Symphonic - Sons of Apollo
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
A música do Iron Maiden que influenciou o Big Four do thrash metal, segundo o Ultimate Guitar
"Stairway to Heaven" nem "Comfortably Numb"? O solo que Slash coloca acima de todos
A pior banda gaúcha de rock de todos os tempos, segundo Rogério Skylab
"O After Forever atual é uma banda cover", diz Floor Jansen
Como Herman Li conheceu Andre Matos do Angra: "Kai Hansen, você conhece ele?"
Blaze Bayley traz turnê comemorativa "Iron Maiden 30th Anniversary" ao Bangers Open Air
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna
Nicko McBrain revela que indicou Aquiles Priester para seu lugar no Iron Maiden
Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
O lado mais egoísta da humanidade inspirou a história de um dos maiores clássicos de Dio
Os cinco melhores discos do Megadeth, segundo Mateus Ribeiro
Saúl Blanch, ex-vocalista do Rata Blanca, morre aos 74 anos
O disco do Iron Maiden que fez integrantes do Metallica perderem o controle dentro de um avião
Por que King Crimson é melhor do que Dream Theater, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
David Gilmour revela a música do Pink Floyd que ele mais curtia tocar ao vivo
O hit dos Beatles que foi gravado somente com músicos de estúdio, nenhum deles está tocando


Biohazard retorna afiado com "Divided We Fall"
Tyketto recupera o fôlego com "Closer to the Sun", seu primeiro disco em uma década
Com "Not Your Kingdom", Madball retorna fiel ao estilo que ele ajudou a definir, o NYHC
Kiss - há 44 anos, "Creatures of the Night" marcou o retorno da banda ao hard rock pesado
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
A Tempestade (ou O Livro dos Dias): 30 anos da despedida
"Se o Rádio Não Toca", o raro registro ao vivo de Raul Seixas que ganhou edição definitiva
Carach Angren - Sete histórias para um inferno
Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Charlie Brown Jr.: uma experiência triste e depressiva



