Cartel da Cevada: o novo disco, lançado no Dia Mundial do Rock
Resenha - Cartélico Vol I, Fronteira, Trago e Querência - Cartel da Cevada
Por Glauco Malta
Postado em 20 de agosto de 2017
Quero iniciar dando os parabéns a banda "CARTEL DA CEVADA" por estar sempre antenada as poucas oportunidades que aparecem para a cena musical independente e correu atrás conseguindo colocar esse projeto em prática junto com os fãs e a Secretaria de Cultura do Município de Porto Alegre pela iniciativa de apoiar as bandas através de edital público para utilização do Estúdio Municipal Geraldo Flach para gravarem o disco viabilizando este projeto maravilhoso; e que infelizmente as gravadoras brasileiras SE NEGAM a enxergar e apoiar as grandes bandas e músicos da cena "underground" não só do RS mas também de todo país, que mais iniciativas como esta continuem a acontecer.
E mesmo com o apoio da Secretaria a banda não ficou de braços cruzados, correram atrás e criaram paralelamente um projeto de Crowndfounding (a famosa e boa vaquinha) em que os fãs fazem doações virtuais ganhando posteriormente prêmios fornecidos pela banda em retribuição ao apoio.
Após ouvir o disco da gurizada do Cartel da Cevada eu não poderia apenas postar uma foto nas redes sociais com um simples elogio dizendo que gostei do disco, isso seria muito pouco perante a qualidade deste disco que em minha humilde opinião é o "PRIMEIRO ÁLBUM CONCEITUAL DO ROCK / METAL GAÚCHO".
De cara a belíssima arte da capa e do encarte do CD chamam a atenção pela riqueza de detalhes, as ilustrações ficaram a cargo de Rafael Porto Correa que fez um belíssimo trabalho e conseguiu em seus traços captar toda a essência narrativa da história contada através das músicas, fiquei imaginando esta capa e encarte em formato bolachão (o bom e velho vinil).
O disco é repleto de participações mais do que especiais de figuras conhecidas da cena rock and roll e da música tradicionalista gaúcha como JACQUES MACIEL (ROSA TATTOOADA), DUDA CALVIN (TEQUILA BABY), CARLOS CARNEIRO(BIDÊ OU BALDA e IMPÉRIO DA LÃ), IZMÁLIA IBIAS, IURI SANSON (HIBRIA), NETO FAGUNDES (OS FAGUNDES), CRISTIANO WORTMANN (HANGAR E ZERODOZE), LEANDRO PELOTAS NUNES, LUCIANO LEÃES E RICHARD ZIMMER (RED EYE FLYS), LÉO BACCHI, DAVI PACOTE só para citar algumas participações, essa mistura poderosa deu muito certo dando origem a um disco que "JÁ NASCEU CLÁSSICO" por sua natureza ousada e contemporânea.
Cartélico Vol 1 narra as aventuras e desventuras de um "guri da fronteira" do RS que chega em Porto Alegre e é confrontado com uma realidade totalmente diferente de suas raízes e a procura pelo seu suposto "pai verdadeiro", toda essa narrativa permeia as músicas e partes faladas que literalmente narram esta viagem musical cheia de peso.
O disco em termos de produção está IRRETOCÁVEL com arranjos caprichados e ótimos vocais contando também com uma "gaita" (sanfona) que dá um clima todo especial nas músicas onde se faz presente.
Com certeza este é um dos melhores discos de rock lançados neste ano, para aquela galera mais "radical" recomendo se livrarem dos preconceitos e ouçam este álbum "SEM MODERAÇÃO" vale muito a pena.
O disco está disponível para compra e audição no site da banda.
https://www.carteldacevada.org/
Músicas
01 – Fronteira
02 – A Barbada
03 – Incumbência
04 – O Assador
05 – Enquanto a Ceva Não Gela
06 – Porto Alegre Pelamor
07 – Lembranças da Melancia
08 – Bacontato
09 – O Ginete do 4º Distrito
10 – Vermelho na Prata
11 – Minuano
12 – A Barganha
13 – A Razão, a Maldade e a Visão
14 – Timbuka e Querência
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Scorpions suspende atividades de 2026 devido a "circunstâncias imprevistas"
A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
Iron Maiden anuncia box-set com os 9 primeiros discos em LPs coloridos
Sepultura fará show sem "Roots", "Arise" e "Ratamahatta" no Rock in Rio
João Nogueira (Mastodon): "Não acho o Metallica mais legal que o Iron Maiden"
Roger revela as duplas sertanejas que recusaram gravar com o Ultraje a Rigor
Accept lança versão de "Losers and Winners" com Hansi Kürsch (Blind Guardian) nos vocais
O álbum do Angra que Edu Falaschi menos ouve, segundo o próprio
Assista trailer de "No One's Disciple", documentário sobre vida e obra de Neil Peart (Rush)
O álbum do Van Halen que Eddie achava ter sido lançado na hora errada
O que Scott Ian, do Anthrax, pensa sobre o fim do Sepultura
Ouça "Can't Get Away", música inédita de Phil Lynott (Thin Lizzy)
A música de 1965 que fundou o som do rock clássico, segundo Jimmy Page
Kirk Hammett relembra seu "horripilante" primeiro dia como guitarrista do Metallica
Os três astros de Hollywood por quem Roger Waters não tinha o menor interesse
O dia que Ritchie Blackmore chamou a atenção para a incompetência de Ian Gillan
A música do Kiss escrita por Gene Simmons que Paul Stanley não gosta
Quando Nina Simone mostrou para John Lennon como uma canção polêmica pode ser subvertida

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



