Cartel da Cevada: o novo disco, lançado no Dia Mundial do Rock
Resenha - Cartélico Vol I, Fronteira, Trago e Querência - Cartel da Cevada
Por Glauco Malta
Postado em 20 de agosto de 2017
Quero iniciar dando os parabéns a banda "CARTEL DA CEVADA" por estar sempre antenada as poucas oportunidades que aparecem para a cena musical independente e correu atrás conseguindo colocar esse projeto em prática junto com os fãs e a Secretaria de Cultura do Município de Porto Alegre pela iniciativa de apoiar as bandas através de edital público para utilização do Estúdio Municipal Geraldo Flach para gravarem o disco viabilizando este projeto maravilhoso; e que infelizmente as gravadoras brasileiras SE NEGAM a enxergar e apoiar as grandes bandas e músicos da cena "underground" não só do RS mas também de todo país, que mais iniciativas como esta continuem a acontecer.
E mesmo com o apoio da Secretaria a banda não ficou de braços cruzados, correram atrás e criaram paralelamente um projeto de Crowndfounding (a famosa e boa vaquinha) em que os fãs fazem doações virtuais ganhando posteriormente prêmios fornecidos pela banda em retribuição ao apoio.
Após ouvir o disco da gurizada do Cartel da Cevada eu não poderia apenas postar uma foto nas redes sociais com um simples elogio dizendo que gostei do disco, isso seria muito pouco perante a qualidade deste disco que em minha humilde opinião é o "PRIMEIRO ÁLBUM CONCEITUAL DO ROCK / METAL GAÚCHO".
De cara a belíssima arte da capa e do encarte do CD chamam a atenção pela riqueza de detalhes, as ilustrações ficaram a cargo de Rafael Porto Correa que fez um belíssimo trabalho e conseguiu em seus traços captar toda a essência narrativa da história contada através das músicas, fiquei imaginando esta capa e encarte em formato bolachão (o bom e velho vinil).
O disco é repleto de participações mais do que especiais de figuras conhecidas da cena rock and roll e da música tradicionalista gaúcha como JACQUES MACIEL (ROSA TATTOOADA), DUDA CALVIN (TEQUILA BABY), CARLOS CARNEIRO(BIDÊ OU BALDA e IMPÉRIO DA LÃ), IZMÁLIA IBIAS, IURI SANSON (HIBRIA), NETO FAGUNDES (OS FAGUNDES), CRISTIANO WORTMANN (HANGAR E ZERODOZE), LEANDRO PELOTAS NUNES, LUCIANO LEÃES E RICHARD ZIMMER (RED EYE FLYS), LÉO BACCHI, DAVI PACOTE só para citar algumas participações, essa mistura poderosa deu muito certo dando origem a um disco que "JÁ NASCEU CLÁSSICO" por sua natureza ousada e contemporânea.
Cartélico Vol 1 narra as aventuras e desventuras de um "guri da fronteira" do RS que chega em Porto Alegre e é confrontado com uma realidade totalmente diferente de suas raízes e a procura pelo seu suposto "pai verdadeiro", toda essa narrativa permeia as músicas e partes faladas que literalmente narram esta viagem musical cheia de peso.
O disco em termos de produção está IRRETOCÁVEL com arranjos caprichados e ótimos vocais contando também com uma "gaita" (sanfona) que dá um clima todo especial nas músicas onde se faz presente.
Com certeza este é um dos melhores discos de rock lançados neste ano, para aquela galera mais "radical" recomendo se livrarem dos preconceitos e ouçam este álbum "SEM MODERAÇÃO" vale muito a pena.
O disco está disponível para compra e audição no site da banda.
https://www.carteldacevada.org/
Músicas
01 – Fronteira
02 – A Barbada
03 – Incumbência
04 – O Assador
05 – Enquanto a Ceva Não Gela
06 – Porto Alegre Pelamor
07 – Lembranças da Melancia
08 – Bacontato
09 – O Ginete do 4º Distrito
10 – Vermelho na Prata
11 – Minuano
12 – A Barganha
13 – A Razão, a Maldade e a Visão
14 – Timbuka e Querência
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
O clássico imortal do Aerosmith que fez Steven Tyler chorar
Blaze Bayley relembra reação de Steve Harris ao ser apresentado a "Man on the Edge"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Robb Flynn defende o Bring me the Horizon da "polícia do metal"
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
Turnês não rendem dinheiro, diz Gary Holt: "A gente toca para você vir visitar a nossa loja"
Dirk Verbeuren relembra como foi seu primeiro contato com o Megadeth
O megavocalista que Axl Rose teve como seu maior professor; "eu não sei onde eu estaria"
Esposa de Gene Simmons mostra "suspeito" levando presentes de Natal na porta de casa
O dia em que Romário foi assistir a um show do U2 - e não gostou do que viu
Saída do Scorpions marcou queda irreversível de James Kottak: "Bebia o tempo todo. Dia e noite"
Árvore Genealógica do Metal e do Rock
Edu Falaschi se surpreendeu com a qualidade de vida na Venezuela
As últimas palavras de cortar o coração que George Harrison dirigiu ao amigo Ringo Starr

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional



