Allie's Glove: a poética musical experimentalista
Resenha - Low Glove - Allie's Glove
Por Jefferson Venancius
Postado em 31 de julho de 2017
ALLIE'S GLOVE é um projeto musical criado em 2016 por JEFF VENANCIUS, do qual tem como intuito a musicalização experimental de poemas.
O nome é uma referencia a obra de JD Salinger, O Apanhador No Campo De Centeio:
"De qualquer maneira, não sou lá muito chegado a esse negócio de descrever salas ou casas. Então resolvi escrever sobre a luva de beisebol do meu irmão Allie. Era um assunto um bocado descritivo, no duro. Meu irmão Allie era canhoto, e por isso tinha uma luva de beisebol para a mão esquerda. Mas o que havia de descritivo nela é que tinha uma porção de poemas escritos em todos os dedos, na cova da luva, por todo canto. Em tinta verde. Ele copiava os poemas na luva porque só assim tinha alguma coisa para ler durante o jogo, quando não havia ninguém arremessando. Ele agora está morto. Teve leucemia e morreu quando nós estávamos em Maine, no dia 18 de julho de 1946. Qualquer um teria que gostar dele. Era dois anos mais moço do que eu, mas umas cinquenta vezes mais inteligente. Os professores dele estavam sempre escrevendo cartas para minha mãe, dizendo que era um grande prazer ter um menino como o Allie na turma. E não era simples conversa mole, era mesmo pra valer. O caso é que ele não era só o mais inteligente da família. Era também o melhor de todos, em muitos sentidos. Nunca ficava aborrecido com ninguém. Dizem que as pessoas de cabelo vermelho estão sempre se irritando com a maior facilidade, mas o Allie nunca brigava, e tinha o cabelo um bocado vermelho. Para mostrar como o cabelo dele era vermelho, eu me lembro que uma vez, nas férias de verão, quando eu tinha uns doze anos, estava jogando golfe (comecei a jogar golfe quando tinha dez anos) e, assim sem mais nem menos, tive a impressão de que se me virasse de repente veria o Allie. Olhei para trás e, batata, lá estava ele sentado na bicicleta, do outro lado da cerca – havia uma cerca que corria em volta de todo o campo – a mais de cem metros, me olhando dar a tacada. Isso mostra como o cabelo dele era vermelho. Mas ele era mesmo um menino bom. Às vezes, na mesa de jantar, lembrava de um troço qualquer e ria tanto que quase caía da cadeira. Eu só tinha uns treze anos, e meus pais resolveram que eu precisava ser psicanalisado e tudo, porque quebrei todas as janelas da garagem. Mas realmente acho que eles tinham razão. Dormi na garagem na noite em que ele morreu e quebrei a droga dos vidros todos com a mão, sei lá porquê. Tentei até arrebentar os vidros da camioneta que nós tínhamos naquele verão, mas a essa altura minha mão já estava quebrada e tudo, e não consegui. Reconheço que foi o tipo da coisa estúpida de se fazer, mas eu nem sabia direito o que estava fazendo, e vocês não conheciam o Allie. Minha mão ainda dói de vez em quando, nos dias de chuva e tudo, e nunca mais consegui fechar direito a mão – assim bem apertada – mas, fora isso, não me importo muito. De qualquer jeito, sei que não vou mesmo ser um cirurgião ou um violinista, ou droga nenhuma."
O primeiro álbum do projeto, chamado Low Glove (2017) traz poemas melancólicos, enquanto mistura vertentes variadas a partir do Folk, entre elas Rock, Grunge, Post-Punk, Indie, Shoegaze, Noise, Blues e Garage/Lo-fi.
O autor ainda mantém total liberdade criativa, de modo a adaptar os poemas de acordo com o seu ponto de vista próprio, adicionado e correlacionando sentimentos.
Faixas/poemas/autores:
01 - Coming Through The Rye (Robert Burns)
02 - A Dream Within A Dream (Edgar Allan Poe)
03 - Bluebird (Charles Bukowski)
04 - The Hollow Men (T.S Eliot)
05 - Antigonish (William Hughes Mearns)
06 - Jabberwocky (Lewis Carroll)
07 - Stone Song (Caio Fernando Abreu)
08 - Bem No Fundo (Paulo Leminski)
09 - Poema Em Linha Reta (Álvaro De Campos - Fernando Pessoa)
10 - Versos Íntimos (Augusto Dos Anjos)
11 - A Rua Dos Cataventos (Mário Quintana)
12 - Os Ombros Suportam O Mundo (Carlos Drummond De Andrade)
Bônus (01) - Bluebird (Another)
Bônus (02) - A (Weird) Dream Within A Dream
Low Glove (2017) está disponível nas principais plataformas de streaming, como é possível conferir abaixo:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
A banda que serviu de inspiração para o Eagles: "Até os Beatles curtiam o som deles"
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Aos 74 anos, David Coverdale anuncia aposentadoria e diz que "é hora de encerrar"
Quem são os músicos que estão na formação do AC/DC que vem ao Brasil
As 5 melhores músicas de progressivo com menos de 3 minutos, segundo a Loudwire
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
10 guitarristas impossíveis de serem copiados, conforme o Metal Injection
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Halestorm é anunciada como atração do Monsters of Rock 2026
A melhor gravação de bateria de todos os tempos, segundo Phil Collins
A capa do Iron Maiden que traz nove bandeiras de países envolvidos na Guerra Fria
A banda lendária que apresentou Tom Morello ao "Espírito Santo do rock and roll"
A banda que arruinou o show do Creedence em Woodstock, de acordo com John Fogerty
O clássico absoluto do heavy metal que salvou a carreira do Megadeth
A banda de rock que George Harrison odiava: "Sem finesse, só barulho; simplesmente lixo"
O hit da Legião Urbana que Renato Russo considerava "pretensioso e babaca"
Bruce Dickinson relembra retorno ao Maiden e diz que Steve Harris estava desconfiado

Fotos de Infância: Avril Lavigne
Cliff Burton: a última frase que ele disse já dentro do ônibus
A ordem expressa que motorista de Raul Seixas não podia descumprir de jeito nenhum
"A banda mais b*sta de todos os tempos" de acordo com Noel Gallagher
David Coverdale e a palavra "Love" - Parte I
Rock e Metal: todo artista tem uma fase vergonhosa



