Van Halen: Simplesmente "FUCK"
Resenha - F.U.C.K. - Van Halen
Por Vitor Sobreira
Postado em 20 de julho de 2017
O nono disco de estúdio do Van Halen, ‘For Unlawful Carnal Knowledge’ (ou se preferir, simplesmente ‘F.U.C.K.’), foi lançado em 18 de junho de 1991, pela Warner Bros. Records, e foi o terceiro a contar com o vocalista e guitarrista Sammy Hagar.
Desde a entrada do então novo vocalista, no lugar de David Lee Roth, com o álbum ‘5150’ (1986), a famosa banda estadunidense vinha conquistando bons resultados de popularidade, e com ‘F.U.C.K’ não foi diferente, atingindo o posto número 1, do Billboard 200 (EUA), bem como outras posições significativas, em países como Suíça, Alemanha, Austria, Países Baixos, Suécia, Austrália e Nova Zelândia. Os singles, também obtiveram grande destaque, tendo sido lançados sete, entre 1991 e 1992. Não podemos nos esquecer, que também ganharam um Grammy, na categoria "Best Hard Rock Performance", no mesmo ano.
Para tantos frutos terem sido colhidos, certamente o material precisava ser muito bom, e o Hard Rock experiente e maduro – composto e executado por Eddie e Alex Van Halen, Michael Anthony e Sammy – dispensava maiores apresentações, tanto pelas músicas em si, a qualidade sonora ou mesmo pelo alto desempenho dos músicos.
‘F.U.C.K.’, definitivamente levou o Van Halen aos anos 90, se exibiu um pouco mais direto e pesado, bem como não abriu mão de melodias e grooves, além de uma redução nos teclados e com composições um pouco menos rápidas. Embora seja acima da média, não é daqueles trabalhos para se ouvir de ‘cabo a rabo’ sempre.
"Poundcake", "Judgement Day" (a mais acelerada) e "Spanked" (mais grooveada e com um baixo bem evidente), abrem bem a audição, prendendo a atenção para as seguintes "Pleasure Dome" e "In’N’Out", que são as mais longas, e um pouco mais experimentais e a pesada "The Dream is Over".
Com uma introdução de teclado, simples, mas bonita, "Right Now" possui um pequeno acento Progressivo/AOR, e é uma das melhores. Chegando ao final, temos a curta instrumental "316" e "Top of the World", que contou com os backing vocals de Steve Lukather (Toto), fechando o disco do mesmo jeito que começou: muito bem!
No mais, é um álbum que merece uma boa audição, feito por um dos maiores nomes do Rock em todos os tempos.
Formação:
Sammy Hagar (vocal e guitarra);
Eddie Van Halen (guitarra, teclado e backing vocal);
Michael Anthony (baixo e backing vocal);
Alex Van Halen (bateria e percussão)
Faixas:
01. Poundcake
02. Judgement Day
03. Spanked
04. Runaround
05. Pleasure Dome
06. In’n’Out
07. Man on a Mission
08. The Dream Is Over
09. Right Now
10. 316
11. Top of the World.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Em documentário, Rodolfo Abrantes afirma que "o Raimundos era o Canisso"
A exigente técnica de guitarra que até James Hetfield trapaceia, segundo Gary Holt
O guitarrista que supera Eric Clapton, segundo Eddie Van Halen: "Mais suave e refinado"
10 bandas de heavy metal que lançaram discos autointitulados
Rodolfo Abrantes diz que vendeu direitos autorais de músicas que gravou com o Raimundos
Os discos dos Beatles que não vale a pena ouvir, de acordo com Jack Black
João Gordo é detido em aeroporto após PF encontrar pequenas porções de drogas
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
Ex-Ozzy e Black Sabbath, baterista sabia que tocaria com os gigantes
A banda que morreu, renasceu com outro nome e mudou a história do rock duas vezes
Ticketmaster detalha taxa de serviço e critica projeto de lei que limita cobrança
Gary Holt "cobra" do Metallica "cheque gordo" por sua participação em letra de mega clássico
Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
Geoff Tate rasga elogios a Todd La Torre, seu substituto no Queensryche; "Um cantor maravilhoso"
Motorhead: a gafe nazista de Lemmy em Nuremberg
A incrível performance ao vivo de "Knockin'on Heaven's Door" que deixou Bob Dylan embasbacado
Blaze conta que fim levaram as músicas compostas para seu terceiro disco com o Maiden


10 solos lendários de guitarra que parecem fáceis - mas vai tentar tocar pra ver!
Joe Satriani não se considerava ideal para tocar com Alex Van Halen e David Lee Roth
Steve Vai toca no novo "Jump" do Van Halen - versão virou hino da Coca-Cola pra Copa 2026
Usando Pink Floyd como exemplo, Sammy Hagar diz não querer mais contato com Alex Van Halen
O pior músico com quem Eddie Van Halen trabalhou; "eu tinha que ensinar todas as partes"
Sammy Hagar manda indireta ao falar de aposentadoria: "Quando soar como eles, será o fim"
A música do Paramore que Wolfgang Van Halen gostaria de ter escrito
O "Big Four" das bandas de rock dos anos 1980, segundo a Loudwire
10 músicas de rock que os próprios artistas preferem esquecer, além de um álbum inteiro
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



