Rhapsody of Fire: Um Digno tributo ao passado
Resenha - Legendary Years - Rhapsody of Fire
Por Tarcisio Lucas Hernandes Pereira
Postado em 06 de junho de 2017
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Eis que no ultimo dia 26 de maio a banda Rhapsody of Fire lançou seu mais recente álbum, intitulado "Legendary Years".
Como o nome pode sugerir, trata-se não de um álbum de inéditas, mas sim de um registro de regravações. Agora contando com um novo vocalista, o italiano Giacomo Voli, que aceitou o imenso desafio de substituir uma das maiores vozes do metal contemporâneo, Fabio Lione.
Neste lançamento, a banda decidiu arriscar alto, revisitando seus primeiros álbuns, em uma coletânea de musicas que a grande maioria dos fãs da banda chamariam de clássicos.
As comparações com o trabalho desenvolvido pelo cantor Fábio Lione lógicamente seriam e serão inevitáveis, e talvez nisso resida o grande triunfo da banda com esse lançamento.
Somente um grupo que respeita o próprio passado se daria a esse trabalho. E é justamente isso: trata-se uma coletânea de regravações que transpira honestidade, respeito e um orgulho imenso do próprio passado.
A escolha do vocalista Giácomo Voli foi extremamente acertada. O cantor passa uma garra e uma potência invejáveis. Vale ressaltar que, sem sombra de dúvidas, sua voz é muito diferente da voz de Lione. Enquanto o seu antecessor apresentava uma pegada mais clássica, podemos dizer que a voz de Giacomo é puro heavy metal. Acredito que muitos que torciam o nariz para a banda devido aos seus excessos clássico-barrocos deveriam dar uma segunda chance à banda com Giacomo, que apresenta um peso que Lione, com toda sua técnica, não possuía tão acentuadamente.
Eis aqui o tracklist do álbum:
01. Dawn Of Victory
02. Knightrider Of Doom
03. Flames Of Revenge
04. Beyond The Gates Of Infinity
05. Land Of Immortals
06. Emerald Sword
07. Legendary Tales
08. Dargor, Shadowlord Of The Black Mountain
09. When Demons Awake
10. Wings Of Destiny
11. Riding The Winds Of Eternity
12. The Dark Tower Of Abyss
13. Holy Thunderforce
14. Rain Of A Thousand Flames
Geralmente bandas que decidem fazer regravações optam por trabalhar canções mais "lado B", o que certamente não é o caso aqui; a banda escolheu a maioria das músicas que fazem parte da playlist de qualquer aficcionado. Estão todas lá: "Holy Tunderforce", "Flames of Revenge", "Land Of Immortals", e a épica "Emerald Sword".
A banda foi muito honesta tato na escolha das músicas quanto no processo técnico de regravação. Não há espaço para releituras e interpretações aqui: o que temos são as músicas com as mesmas estruturas, harmonias e tonalidades exatamente como eram, apenas com novas execuções, mixagens e produções. Ou seja, muito mais que renegar o passado, a banda presta um tributo muito digno a ele.
Uma vez que até mesmo as tonalidades das musicas foram mantidas, fica impossível não comparar as interpretações de Giacomo com as de Lione. No entanto, nesta comparação, ninguém sai perdendo. Fábio Lione foi a voz do Rhapsody por muitos anos, e pôde provar seu talento e versatilidade; e seu legado está em boas mãos, uma vez que Giacomo possui personalidade e talento , sendo um substituto à altura.
Os únicos pontos negativos ficam para os coros, especialmente nos refrões, que nesse álbum perderam um pouco da força das gravações originais; e as passagens mais atmosféricas e limpas, uma vez que a voz de Giacomo, por ser mais metal, não possui a mesma leveza que Lione conseguia imprimir nas baladas da banda.
No mais, o que temos aqui é um disco maravilhoso, que será capaz de agradar os fãs de carteirinha (como eu), bem como angariar novos admiradores.
Além de tudo, esse disco deixa claro que o Rhapsody of Fire, apesar de todas as mudanças de formação por qual passou (sendo que Alex Staropoli é o único remanescente do primeiro disco, "Legendary Tales"), a banda soube manter uma identidade uniforme e uma fidelidade rara.
Enfim, vida longa ao Rhapsody of Fire! E que venha um álbum de inéditas para que Giacomo possa brilhar ainda mais!
Line up:
Giacomo Voli: Vocals
Alex Staropoli: Keyboards
Robyy de Micheli: Guitars
Alessandro Sala: Bass
Manu Lotter: Drums
Comente: Ouviu as novas versões? O que achou?
Outras resenhas de Legendary Years - Rhapsody of Fire
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que serviu de inspiração para o Eagles: "Até os Beatles curtiam o som deles"
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
Megadeth lança "I Don't Care", faixa de seu próximo - e último - disco de estúdio
Sharon Osbourne revela o valor real arrecadado pelo Back to the Beginning
Aos 77 anos, Alice Cooper explica como nunca perdeu a voz
Os 3 álbuns do Jethro Tull que Ian Anderson considera os mais importantes
As 5 melhores músicas de progressivo com menos de 3 minutos, segundo a Loudwire
O guitarrista americano que fez a cabeça de Jéssica Falchi: "Eu adorava!"
Riki Rockett acusa Bret Michaels de ter sabotado turnê de 40 anos do Poison
As duas músicas que Bruce Dickinson usa para explicar o que é rock and roll
A história de quando Regis Tadeu passou fome: "Vou fracassar como ser humano?"
Aos 74 anos, David Coverdale anuncia aposentadoria e diz que "é hora de encerrar"
Quem são os músicos que estão na formação do AC/DC que vem ao Brasil
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
O último álbum de rock que vendeu 1 milhão de cópias em uma semana
A opinião de Humberto Gessinger sobre movimentos separatistas da região Sul do Brasil
O ex-guitarrista do Guns N' Roses que Slash considera melhor do que ele

Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman



