Martyrdom: material para amantes do obscuro e cru metal negro
Resenha - Culto Primitivo à Morte - Martyrdom
Por Cristiano Borges
Postado em 26 de maio de 2017
O título de um material diz muito sobre ele, faz com que a pessoa que está prestes a ouvi-lo fomente ideias e com isso já tenha noção do que está por vir. Bem, as vezes surgem umas decepções... mas, e quando a banda consegue passar exatamente o que propõe o título?
É isso que faz os baianos do Martyrdom, banda de death/doom metal (também com notáveis influências do black metal) que já está na batalha há anos mas sempre muito oculta e reclusa as sombras. O material em questão chama-se "Culto Primitivo À Morte" recém lançado e vem como prévia do debut full já anunciado pela banda. O EP já abre com a faixa título e traz exatamente o sentimento transmitido pelo título: sonoridade crua e atmosférica que nos transporta aos mais profundos abismos, a com letras vociferadas em português (assim como todas as outras) o que traz ainda mais sombras ao clima, assim como os riffs arrastados e partes cadenciadas.
A seguir temos algumas faixas live à começar pela faixa citada anteriormente, onde aqui, além de tudo já citado, apresenta o mágico clima dos palcos; "Aeternum Tenebrarum" é mais uma obra mística que nos transporta aos tempos áureos do metal negro, aquele de época que poucas bandas conseguem transmitir nos dias de hoje, friso aqui também o belo trabalho na bateria, assim como o presente teclado; Mais um live com "Apenas A Escuridão" e o convite compulsório à bater cabeça, algumas variações, mas o que se segue é uma puta sonoridade melancólica; Pra encerrar temos uma versão ensaio para "Espíritos da noite", uma canção com uma pegada mais rápida e direta, mas sem deixar a marca da horda, visto que variam pra partes cadenciadas e pesadas. A capa traz uma arte simples e condizente com todo o resto e pra terminar o disco se completa com três vídeos: "Culto Primitivo Á Morte"(lyric vídeo), "Nokturna"(Vídeo clip oficial) e "Abismo Das Sombras"(live).
Mais uma horda nordestina fudida e maldita. Não conhecia, o que acabou se tornando uma surpresa maior ainda, o full tá vindo e a julgar por esse EP será uma obra destruidora e sombria. Termino com um alerta: material exclusivo para amantes do obscuro e cru metal negro. São três tipos de gravação, três climas diferente ao qual os amantes do metal oldschool irão se deleitar, e quem anseia por gravação cristalina mantenha distancia. Salvem o metal da morte!
Ouça o EP "Culto Primitivo à Morte":
https://martyrdom.bandcamp.com/album/culto-primitivo-morte-ep
Músicas:
01. Culto Primitivo à Morte (Single Version)
02. Culto Primitivo à Morte (Live)
03. Aeternun Tenebrarum (Live)
04. Apenas a Escuridão (Live)
05. Espíritos da Noite (Rehearsal)
06. Culto Primitivo à Morte (Lyric Video)
07. Nokturna (Official Video Clip)
08. Abismo das Sombras (Live Video)
Integrantes:
AmraKing (Vox & Synths)
Alberto Britto (6 Strings)
Márcio Vieira (6 Strings)
Tarcísio Medeiros (5 Strings)
Vurmun (Percussion)
Acompanhe Martyrdom através das redes:
http://www.martyrdom.bandcamp.com/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Iron Maiden que influenciou o Big Four do thrash metal, segundo o Ultimate Guitar
"Stairway to Heaven" nem "Comfortably Numb"? O solo que Slash coloca acima de todos
"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
A pior banda gaúcha de rock de todos os tempos, segundo Rogério Skylab
Como Herman Li conheceu Andre Matos do Angra: "Kai Hansen, você conhece ele?"
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna
Saúl Blanch, ex-vocalista do Rata Blanca, morre aos 74 anos
"O After Forever atual é uma banda cover", diz Floor Jansen
Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
Hoobastank anuncia cancelamento de turnê pelo Brasil que aconteceria em novembro
Nicko McBrain revela que indicou Aquiles Priester para seu lugar no Iron Maiden
A atitude de Jimi Hendrix que fez Steve Miller torcer o nariz; "Achei aquilo patético"
Os cinco melhores discos do Megadeth, segundo Mateus Ribeiro
Marko Hietala arrisca palpite sobre o que levou Floor Jansen a sair do Nightwish
Blaze Bayley traz turnê comemorativa "Iron Maiden 30th Anniversary" ao Bangers Open Air
A música rejeitada que originou a criação de uma das maiores bandas da história
Gravação impressiona ao mostrar o quanto Adrian Smith, do Iron Maiden, é preciso ao vivo
A esquecida banda de rock que misturou rock com maracatu antes da Nação Zumbi


Biohazard retorna afiado com "Divided We Fall"
Tyketto recupera o fôlego com "Closer to the Sun", seu primeiro disco em uma década
Com "Not Your Kingdom", Madball retorna fiel ao estilo que ele ajudou a definir, o NYHC
Kiss - há 44 anos, "Creatures of the Night" marcou o retorno da banda ao hard rock pesado
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
A Tempestade (ou O Livro dos Dias): 30 anos da despedida
"Se o Rádio Não Toca", o raro registro ao vivo de Raul Seixas que ganhou edição definitiva
Carach Angren - Sete histórias para um inferno
Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Charlie Brown Jr.: uma experiência triste e depressiva



