Martyrdom: material para amantes do obscuro e cru metal negro
Resenha - Culto Primitivo à Morte - Martyrdom
Por Cristiano Borges
Postado em 26 de maio de 2017
O título de um material diz muito sobre ele, faz com que a pessoa que está prestes a ouvi-lo fomente ideias e com isso já tenha noção do que está por vir. Bem, as vezes surgem umas decepções... mas, e quando a banda consegue passar exatamente o que propõe o título?
É isso que faz os baianos do Martyrdom, banda de death/doom metal (também com notáveis influências do black metal) que já está na batalha há anos mas sempre muito oculta e reclusa as sombras. O material em questão chama-se "Culto Primitivo À Morte" recém lançado e vem como prévia do debut full já anunciado pela banda. O EP já abre com a faixa título e traz exatamente o sentimento transmitido pelo título: sonoridade crua e atmosférica que nos transporta aos mais profundos abismos, a com letras vociferadas em português (assim como todas as outras) o que traz ainda mais sombras ao clima, assim como os riffs arrastados e partes cadenciadas.
A seguir temos algumas faixas live à começar pela faixa citada anteriormente, onde aqui, além de tudo já citado, apresenta o mágico clima dos palcos; "Aeternum Tenebrarum" é mais uma obra mística que nos transporta aos tempos áureos do metal negro, aquele de época que poucas bandas conseguem transmitir nos dias de hoje, friso aqui também o belo trabalho na bateria, assim como o presente teclado; Mais um live com "Apenas A Escuridão" e o convite compulsório à bater cabeça, algumas variações, mas o que se segue é uma puta sonoridade melancólica; Pra encerrar temos uma versão ensaio para "Espíritos da noite", uma canção com uma pegada mais rápida e direta, mas sem deixar a marca da horda, visto que variam pra partes cadenciadas e pesadas. A capa traz uma arte simples e condizente com todo o resto e pra terminar o disco se completa com três vídeos: "Culto Primitivo Á Morte"(lyric vídeo), "Nokturna"(Vídeo clip oficial) e "Abismo Das Sombras"(live).
Mais uma horda nordestina fudida e maldita. Não conhecia, o que acabou se tornando uma surpresa maior ainda, o full tá vindo e a julgar por esse EP será uma obra destruidora e sombria. Termino com um alerta: material exclusivo para amantes do obscuro e cru metal negro. São três tipos de gravação, três climas diferente ao qual os amantes do metal oldschool irão se deleitar, e quem anseia por gravação cristalina mantenha distancia. Salvem o metal da morte!
Ouça o EP "Culto Primitivo à Morte":
https://martyrdom.bandcamp.com/album/culto-primitivo-morte-ep
Músicas:
01. Culto Primitivo à Morte (Single Version)
02. Culto Primitivo à Morte (Live)
03. Aeternun Tenebrarum (Live)
04. Apenas a Escuridão (Live)
05. Espíritos da Noite (Rehearsal)
06. Culto Primitivo à Morte (Lyric Video)
07. Nokturna (Official Video Clip)
08. Abismo das Sombras (Live Video)
Integrantes:
AmraKing (Vox & Synths)
Alberto Britto (6 Strings)
Márcio Vieira (6 Strings)
Tarcísio Medeiros (5 Strings)
Vurmun (Percussion)
Acompanhe Martyrdom através das redes:
http://www.martyrdom.bandcamp.com/
Coloque WHIPLASH.NET entre suas fontes favoritas do Google
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
Os 10 melhores discos de heavy metal dos anos 2000, em lista da Louder
Brasil de fora da tour de despedida do Rhapsody, mas Epica promete "celebração especial"
Site coloca continuações de "The Unforgiven" entre as piores músicas do Metallica
Seis fãs são hospitalizados após show do Angine de Poitrine em Montreal
O hit que Angus Young desprezou e se tornou mais conhecido do que qualquer música do AC/DC
A música que foi o alicerce do heavy e do rock, segundo Robert Plant
O disco do Metallica que perdeu para o Iron Maiden em votação de melhor álbum de metal
A música de "Load" que não melhorou com o tempo, segundo o Ultimate Classic Rock
A música do Korn que Jonathan Davis considera a "pior de todos os tempos"
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
O álbum que Geezer Butler enxerga como tendo sido o começo do fim do Black Sabbath
Rush adia dois shows após Geddy Lee ser diagnosticado com laringite e bronquite
A pior música de "Powerslave", do Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
Angra anuncia relançamento de "Holy Land" em edição especial remasterizada
A admiração de Renato Russo por Rita Lee, que chegou a escrever uma música para ela
Ozzy Osbourne dá a cura para a ressaca
Para Tracii Guns (L.A. Guns), recusa em tomar remédios prejudicou Axl Rose


Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto



