RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Billy Corgan comenta seu álbum favorito do Black Sabbath: "Iommi foi visionário e pioneiro"

O canadense que matou uma família e culpou música de Ozzy

Baterista do Shadows Fall odiou Metallica e Slayer quando ouviu pela primeira vez

Paul McCartney e o que "estragou" Elvis Presley que os Beatles evitaram; "teria acontecido"

Kurt Cobain comenta as músicas do Nirvana que compôs para combater o sexismo

O integrante do Led Zeppelin com quem Robert Plant sempre perdia a paciência

Um fator crucial que levou Mike Shinoda a reformar o Linkin Park; "Estava quase como acabado"

Primeira música escrita por Steve Harris tinha título "horrível" e virou faixa de "Killers"

O que Cazuza quis dizer com "A burguesia fede e quer ficar rica" no clássico "Burguesia"

A conturbada saída de Steve Souza do Testament, nas palavras de Eric Peterson

O dia que o Pearl Jam só não compôs uma música com Bob Dylan porque Eddie Vedder não quis

A enigmática última frase que Renato Russo disse para seu amigo antes de morrer

Além de Jaco, o outro baixista fenomenal que Robert Trujillo adora, mas poucos roqueiros conhecem

Liam Gallagher estabelece condições para novo álbum do Oasis sair do papel

Ozzy Osbourne chegou a cantar no ensaio para o Rock and Roll Hall of Fame


Comitiva
Stamp

Labyrinth: bom retorno sugere que álbuns ainda melhores virão

Resenha - Architecture of a God - Labyrinth

Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 26 de abril de 2017

Nota: 7 starstarstarstarstarstarstar

Os sete anos que separam o ótimo Return to Heaven Denied Part II: "A Midnight Autumn's Dream" deste que é o oitavo lançamento do sexteto italiano de power metal Labyrinth foram marcados por inatividades e incertezas. Chegaram a anunciar o rodado cantor Mark Boals como vocalista, após Roberto Tiranti sair para se dedicar a projetos solo e dizer que nunca trabalharia com power metal em outro grupo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

Depois de uma dança das cadeiras que envolveu a saída de três membros (o tecladista Andrea De Paoli, o baterista Alessandro Bissa e o baixista Sergio Pagnacco) e com um empurrãozinho da gravadora Frontiers, que sugeriu por telefone uma reunião dos membros da formação clássica para a gravação de um novo trabalho, a banda finalmente anunciou seu retorno definitivo com uma formação que, além dos guitarristas fundadores Andrea Cantarelli e Olaf Thorsen e do próprio Roberto, inclui os novos membros Nik Mazzucconi (baixo), o ex-Vision Divine Oleg Smirnoff (teclados) e o notório John Macaluso (bateria).

Todos sabem que iniciativas resultantes da insistência de uma gravadora podem dar muito errado, e nem preciso fugir do power metal para dar um exemplo recente: a horrível regravação de 2014 que o Sonata Arctica fez do seu bom álbum de estreia Ecliptica a convite de uma gravadora japonesa. Porém, no fim das contas, o que temos aqui é um case de sucesso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

A tríade de abertura deixa isso claro. "Bullets" (que recebeu um vídeo) e "Still Alive" resumem bem a nova proposta musical do grupo, e temos na excelente "Take on My Legacy" o ponto alto do disco. O sexteto perde um pouco o gás em "A New Dream", que ressuscita alguns elementos típicos do Labyrinth, e na razoável "Someone Says", que também ganhou um clipe.

O breve e misterioso interlúdio "Random Logic" faz a ponte para a faixa título, a mais longa do álbum e também da discografia dos italianos. Embora não seja a melhor, é um dos pontos altos e tem todo aquele dinamismo que exige uma faixa com duração além do convencional.

"Chldren" se trata de um cover de um grande hit eletrônico italiano dos anos 1990, originalmente lançado por Robert Miles. Embora soe estranha logo de cara, qualquer um acaba se rendendo à simpatia da regravação. "Those Days" é o mais próximo que temos de uma balada e cria o momento menos empolgante do disco com a insossa "We Belong to Yesterday". Mas pra não dizer que fechou mal, Architecture of a God nos dá a ótima "Stardust and Ashes", na mesma vibe de "Take on My Legacy".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

A faixa de encerramento, "Diamond", é um tanto difícil de compreender. Com um instrumental exclusivamente eletrônico, parece uma espécie de cartão de visitas para Oleg. Ficaria melhor como faixa bônus, uma vez que não tem absolutamente nada a ver com o Labyrinth e dialoga muito pouco com este álbum.

E falando em Oleg, cabe aqui um elogio à nova metade da banda. Sem descambar para o electronicore, o ex-Vision Divine enfeitou o Labyrinth com toques eletrônicos que não soam como peixes fora d'água. Nik foge do óbvio em muitos momentos, às vezes incorporando o Toshiya do Dir en grey, e só isso já o põe bem acima da média dos baixistas de power metal, que normalmente só acompanham a guitarra. O mesmo faz John Macaluso, o que não é de se surpreender, pois tem um vasto currículo nas costas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

Longe da perfeição, mas bastante empolgante, Architecture of a God inaugura uma nova era para o Labyrinth que, torçamos, renderá mais álbuns. A junção do "núcleo duro" da banda com três novos e talentosos membros mostrou-se mais que uma mera jogada de marketing da Frontiers e recolocará os rapazes no mapa europeu do power metal.

Abaixo, o vídeo de "Bullets":

Assistir vídeo no YouTube

Track-list:
1. "Bullets"
2. "Still Alive"
3. "Take on My Legacy"
4. "A New Dream"
5. "Someone Says"
6. "Random Logic"
7. "Architecture of a God"
8. "Children"
9. "Those Days"
10. "We Belong to Yesterday"
11. "Stardust and Ashes"
12. "Diamond"

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 5
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Bangers Open Air
Pierce The Veil


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Victor de Andrade Lopes

Victor de Andrade Lopes é jornalista (Mtb 77507/SP) formado pela PUC-SP com extensões em Introdução à História da Música e Arte Como Interpretação do Brasil, ambas pela FESPSP, e estudante de Sistemas para Internet na FATEC de Carapicuíba, onde mora. É também membro do Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil e responsável pelo blog Sinfonia de Ideias. Apaixonado por livros, ciências, cultura pop, games, viagens, ufologia, e, é claro, música: rock, metal, pop, dance, folk, erudito e todos os derivados e misturas. Toca piano e teclado nas horas livres.
Mais matérias de Victor de Andrade Lopes.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS