Labyrinth: bom retorno sugere que álbuns ainda melhores virão
Resenha - Architecture of a God - Labyrinth
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 26 de abril de 2017
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Os sete anos que separam o ótimo Return to Heaven Denied Part II: "A Midnight Autumn's Dream" deste que é o oitavo lançamento do sexteto italiano de power metal Labyrinth foram marcados por inatividades e incertezas. Chegaram a anunciar o rodado cantor Mark Boals como vocalista, após Roberto Tiranti sair para se dedicar a projetos solo e dizer que nunca trabalharia com power metal em outro grupo.
Depois de uma dança das cadeiras que envolveu a saída de três membros (o tecladista Andrea De Paoli, o baterista Alessandro Bissa e o baixista Sergio Pagnacco) e com um empurrãozinho da gravadora Frontiers, que sugeriu por telefone uma reunião dos membros da formação clássica para a gravação de um novo trabalho, a banda finalmente anunciou seu retorno definitivo com uma formação que, além dos guitarristas fundadores Andrea Cantarelli e Olaf Thorsen e do próprio Roberto, inclui os novos membros Nik Mazzucconi (baixo), o ex-Vision Divine Oleg Smirnoff (teclados) e o notório John Macaluso (bateria).
Todos sabem que iniciativas resultantes da insistência de uma gravadora podem dar muito errado, e nem preciso fugir do power metal para dar um exemplo recente: a horrível regravação de 2014 que o Sonata Arctica fez do seu bom álbum de estreia Ecliptica a convite de uma gravadora japonesa. Porém, no fim das contas, o que temos aqui é um case de sucesso.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
A tríade de abertura deixa isso claro. "Bullets" (que recebeu um vídeo) e "Still Alive" resumem bem a nova proposta musical do grupo, e temos na excelente "Take on My Legacy" o ponto alto do disco. O sexteto perde um pouco o gás em "A New Dream", que ressuscita alguns elementos típicos do Labyrinth, e na razoável "Someone Says", que também ganhou um clipe.
O breve e misterioso interlúdio "Random Logic" faz a ponte para a faixa título, a mais longa do álbum e também da discografia dos italianos. Embora não seja a melhor, é um dos pontos altos e tem todo aquele dinamismo que exige uma faixa com duração além do convencional.
"Chldren" se trata de um cover de um grande hit eletrônico italiano dos anos 1990, originalmente lançado por Robert Miles. Embora soe estranha logo de cara, qualquer um acaba se rendendo à simpatia da regravação. "Those Days" é o mais próximo que temos de uma balada e cria o momento menos empolgante do disco com a insossa "We Belong to Yesterday". Mas pra não dizer que fechou mal, Architecture of a God nos dá a ótima "Stardust and Ashes", na mesma vibe de "Take on My Legacy".
A faixa de encerramento, "Diamond", é um tanto difícil de compreender. Com um instrumental exclusivamente eletrônico, parece uma espécie de cartão de visitas para Oleg. Ficaria melhor como faixa bônus, uma vez que não tem absolutamente nada a ver com o Labyrinth e dialoga muito pouco com este álbum.
E falando em Oleg, cabe aqui um elogio à nova metade da banda. Sem descambar para o electronicore, o ex-Vision Divine enfeitou o Labyrinth com toques eletrônicos que não soam como peixes fora d'água. Nik foge do óbvio em muitos momentos, às vezes incorporando o Toshiya do Dir en grey, e só isso já o põe bem acima da média dos baixistas de power metal, que normalmente só acompanham a guitarra. O mesmo faz John Macaluso, o que não é de se surpreender, pois tem um vasto currículo nas costas
Longe da perfeição, mas bastante empolgante, Architecture of a God inaugura uma nova era para o Labyrinth que, torçamos, renderá mais álbuns. A junção do "núcleo duro" da banda com três novos e talentosos membros mostrou-se mais que uma mera jogada de marketing da Frontiers e recolocará os rapazes no mapa europeu do power metal.
Abaixo, o vídeo de "Bullets":
Track-list:
1. "Bullets"
2. "Still Alive"
3. "Take on My Legacy"
4. "A New Dream"
5. "Someone Says"
6. "Random Logic"
7. "Architecture of a God"
8. "Children"
9. "Those Days"
10. "We Belong to Yesterday"
11. "Stardust and Ashes"
12. "Diamond"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Jack Black diz que destruiu o rock por ser grande demais
Black Label Society confirma shows no Brasil e apresentação exclusiva do Zakk Sabbath
A única banda que uma criança precisa ouvir para aprender rock, segundo Dave Grohl
Os 20 melhores discos de heavy metal lançados em 1997, segundo a Louder Sound
Edu Falaschi comenta mudanças em sua voz: "Aquele Edu de 2001 não existe mais"
Angra confirma mais um show da turnê de 30 anos de "Holy Land", agora em Belo Horizonte
Ela é vigária, grava com o Dragonforce e quer o Iron Maiden tocando em sua igreja
3 músicas lendárias do metal nacional que são um convite à nostalgia
O guitarrista "bom demais" para ter hit, segundo Blackmore; "jeito muito especial de tocar"
Álbum perdido do Slipknot ganha data de lançamento oficial
Joe Lynn Turner conta como foi se livrar da peruca aos 70 anos
Ferraris, Jaguars e centenas de guitarras: quando astros do rock transformaram obsessões em estilo
Slayer vem ao Brasil em dezembro de 2026, segundo José Norberto Flesch
Show do Iron Maiden em Curitiba é oficialmente confirmado
Randy Blythe (Lamb of God) admite que todo mundo tremeu em "Back to the Beginning"
A banda considerada como salvação do rock que Regis Tadeu não aprova
O megahit de Paul McCartney que John Lennon odiava: "Não sei o que ele está pensando"
A canção do Pearl Jam que fala sobre a fragilidade da vida e foi inspirada em Pink Floyd
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
Draconian - "In Somnolent Ruin" reafirma seu espaço de referência na música melancólica
Espera de quinze anos vale cada minuto de "Born To Kill", o novo disco do Social Distortion
"Out of This World" do Europe não é "hair metal". É AOR
"Operation Mindcrime III" - Geoff Tate revela a mente por trás do caos
O Ápice de uma Era: Battle Beast e a Forja Implacável de "Steelbound"
"Acústico MTV" do Capital Inicial: o álbum que redefiniu uma carreira e ampliou o alcance do rock
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes
