Dio: Os Estranhos Caminhos dos Anos 90
Resenha - Strange Highways - Dio
Por Vitor Sobreira
Postado em 16 de abril de 2017
Ronald (Ronnie) James Padavona conseguiu como poucos, deixar sua marca no mundo da música, ou mais especificamente no Heavy Metal/Rock. Apesar de sua baixa estatura, o seu temperamento era forte, mas sua voz marcante e seu enorme talento para o estilo, nunca serão esquecidos.
Sob a audaciosa alcunha Dio, o saudoso vocalista (falecido em 2010) lançou em outubro de 1993, seu sexto álbum completo ‘Strange Highways’, pela gravadora inglesa Vertigo. Gravado e mixado em Los Angeles e masterizado em Nova York, o álbum é considerado como um dos mais pesados da sua banda – o que não é pra menos, levando em consideração que no ano anterior, Ronnie havia lançado junto ao Black Sabbath o aclamado ‘Dehumanizer’, entretanto não é um dos mais famosos da sua discografia solo.
Contando novamente com o "filho pródigo" Vinny Appice (bateria), além de Jeff Pilson (baixo) e Tracy ‘G’ Grijalva (guitarra), a musicalidade se mostrava atual ao que estava sendo produzido na época, por quem ainda se mantinha fiel ao Metal. Uma mudança na parte conceitual, também foi notada, já que foram deixados de lado temas fantasiosos, que deram espaço a assuntos mais ‘humanos’. A interessante arte de capa, por sua vez, aparenta algo relacionado a magia, com alguns símbolos misteriosos, semelhantes aos utilizados na antiga Alquimia.
Particularmente, nunca vi muitas citações a este ‘Strange Highways’, pois na grande maioria das vezes, as pessoas insistem em valorizar apenas os dois primeiros discos, e imagino que falta um pouco mais de boa vontade em relação aos outros trabalhos, afinal de contas, fica difícil alguém compor e lançar apenas álbuns clássicos e que agradem a todos. Visto isso, e deixando os ditos clássicos de lado, temos aqui um bom álbum, que apesar de não ter trazido uma veia criativa muito pulsante, não desagrada aos ouvidos de quem anseia apreciar um Heavy Metal puro, pesado e feito por quem realmente o sabia fazer. Não bastando isso, leve em consideração a ótima qualidade de gravação, que apesar de valorizar um som mais "cru", destaca todas as sessões instrumentais, assim como definitivamente, evidencia os vocais de Dio e o excelente desempenho dos músicos envolvidos – com destaque para o guitarrista Tracy, que em um momento ou outro, conseguiu mostrar algo de suas habilidades e o bom gosto para os timbres e distorções.
São onze faixas, em quase uma hora de duração, mas a virtude "variedade", não foi muito evocada aqui também, e é algo que sempre se pode observar, em um trabalho, e que atrai a atenção do ouvinte. Músicas com levadas rápidas, quebradas e andamentos um pouco mais cadenciados, é o que poderão ser conferidas, além de serem mais diretas e com melodias fortes aqui e acolá. Como destaque, cito a faixa de encerramento "Bring Down the Rain" (que ouvi diversas vezes), "Firehead", "Blood from a Stone" e "Here’s To You". Confira!!
Formação:
Ronnie James ‘Dio’ (vocal);
Tracy G (guitarra);
Jeff Pilson (baixo);
Vinny Appice (bateria)
Faixas:
01 – Jesus, Mary & the Holy Ghost
02 – Firehead
03 – Strange Highways
04 – Hollywood Black
05 – Evilution
06 – Pain
07 – One Foot in the Grave
08 – Give Her the Gun
09 – Blood from a Stone
10 – Here’s to You
11 – Bring Down the Rain.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dave Mustaine lamenta o estado atual do metal e do rock
Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
A mensagem de Donald Trump para a família de Ozzy, e a reação de Sharon
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
A reação de Dave Mustaine quando se ouviu cantando pela primeira vez
O desabafo dos Osbourne contra Roger Waters; "Merda faz flores crescerem"
Angra posta mensagem enigmática no Instagram; "Foi bom enquanto durou"
Ozzy Osbourne foi secretamente hospitalizado duas semanas antes do último show
"Você já trabalhou com um narcisista?": Chris Holmes lembra relação de trabalho no W.A.S.P.
Turnê de despedida do Megadeth pode durar cinco anos, segundo Dave Mustaine
A banda lendária que apresentou Tom Morello ao "Espírito Santo do rock and roll"
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"

A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Viúva de Ronnie James Dio afirma que ficou feliz com último show de Ozzy Osbourne
O que realmente fez Bill Ward sair do Black Sabbath após "Heaven & Hell", segundo Dio
O pior álbum que Dio gravou ao longo de sua carreira, segundo a Classic Rock
Quando Ozzy Osbourne tentou golpear Ronnie James Dio com um garfo
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman


