Biquini Cavadão: Um trabalho digno de uma banda trintona
Resenha - As Voltas Que O Mundo Dá - Biquini Cavadão
Por Abel Teixeira
Postado em 28 de março de 2017
Recentemente, o Biquini Cavadão lançou o seu mais novo trabalho. Seguindo o ritmo melódico do anterior, o sensacional "Roda-Gigante", o novo álbum se fixa nos arranjos mais bem produzidos por uma banda dos Anos 80. Soa moderno, certo, denso. Tudo isso, pelo crivo do experiente produtor Liminha.
Não é surpresa alguma esperar de uma banda trintona um trabalho digno. Mais uma vez, os cariocas conseguiram colocar as ideias em prática. Foram mais de 5 anos de composições, e o resultado você pode ver - e ler - a seguir, com algumas impressões que tive deste "As Voltas Que O Mundo Dá".
A incrível "Soltos Pelo Ar", que aos gritos iniciais bem postados de Bruno Gouveia, dá o pontapé no disco. É impossível não se apaixonar por essa música, que posteriormente, deve ser trabalhada como single nas rádios de todo o país.
A segunda faixa, intitulada "Arco-Íris", nos dá a sensação de despedida, o famoso "chutar o balde" após um término, um ponto. Nem por isso, deixa a canção feia. Pelo contrário... Que letra excelente! Tiro certo do Biquini.
Assim que ouvi pela primeira vez o single "Um Rio Sempre Beija O Mar", minha cabeça se voltou para um ambiente praiano. Talvez, o instrumental mais bonitinho do álbum.
A canção "Como Eu Te Conheci" é bem íntima, pois o Bruno a compôs para a sua esposa, a doce Izabella (Menina Do Céu). Me amarro em situações amorosas, no que refere-se ao conhecimento. É uma época muito gostosa da gente se lembrar da relação e do que ela separa pra um futuro.
Chegamos à música mais densa do álbum: "Você Marcou", uma composição de 2011. Lindíssima, dramática e arrastada - no melhor dos sentidos!
"Descobrimentos" é uma das faixas preferidas da banda, em especial de seu vocalista. Confesso que ainda não me identifiquei com ela, mas isso é muito pessoal. O disco nos abre vários caminhos, várias descobertas, assim como diz a música. Os arranjos são lindos, com gaita de fole e teclados.
A próxima canção - e versão - se chama "A Nossa Diferença De Idade", levando a frase do nome do disco. Levada mais rápida, alegre, fazendo lembrar e muito algumas músicas do álbum "Só Quem Sonha Acordado Vê O Sol Nascer".
Outro ponto alto deste trabalho: "Para Sempre, Seu Maior Amor". Um pop gostoso de se ouvir, candidata a single. É um estilo que o Biquini segue há alguns anos, de forma competente. Recomendada a todos apaixonados de plantão :-)
"Coragem" é a porrada do disco. Precisa ser registrada nos shows, e tem a mesma pegada de petardos como "Amanhã É Outro Dia", de 2013; e de certa intenção as antigas "Zé Ninguém", "Cai Água, Cai Barraco" e "Bem-Vindo Ao Mundo Adulto".
Sem palavras para a música "A Saudade É O Museu Do Amor". Sugiro que vejam todas as entrevistas de bruno Gouveia sobre o álbum novo, especificamente essa música. Me entenderão!
"Beijar Sem Fim" é o sentimento mais sutil do despertar. O despertar do início, aquela vontade louca de (re)encontrar a pessoa amada. A composição fica por conta do Álvaro Birita, que é um expert em letras. A banda conseguiu traduzir toda a mensagem em notas, e o resultado ficou lindo! Parabéns a todos os envolvidos.
Por fim, "Um Minuto Com Você" fecha a porta e apaga a luz desta bolacha. Os dedilhados são bem postos, coma parceria de Eric Silver. Como mensagem, valorizem até o último minuto com a pessoa amada.
Bem, é isso. Espero ter traduzido algum sentimento e visão deste que é o mais novo trabalho do Biquini Cavadão. É um álbum recheado de honestidade, de esperança, de forma. Poucas vezes ouvi algo tão verdadeiro.
Ouçam com atenção e deixem as suas opiniões :-)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Performance e abstração marcaram o primeiro dia do Iron Maiden em São Paulo
Com mais de 140 shows, festival Welcome to Rockville anuncia atrações para 2027
David Reece se reunirá com o Accept para dois shows na Europa
Zakk Wylde compara entrar no Pantera a Eric Clapton homenageando Jimi Hendrix
Deep Purple cancela shows devido a emergência médica envolvendo Ian Gillan
Iron Maiden - um festival de clássicos embalando o público
A canção que mudou a vida de Jimi Hendrix e completou 60 anos de gravação
Jorn Lande gosta de dois dos álbuns mais criticados do Black Sabbath
Três anos após levar tiro na cabeça, Mingau, do Ultraje a Rigor, aparece de pé em vídeo
O plano de Nicko McBrain para voltar ao estúdio no próximo álbum do Iron Maiden
O único membro do Metallica que saiu por conta própria, segundo Lars Ulrich
A música do Lynyrd Skynyrd que Dave Mustaine colocou no Metallica sem Lars Ulrich perceber
Bruce Dickinson alertou quem não gostava de metal para não morrer vendo Iron Maiden na TV
Shows do Social Distortion no Brasil são adiados para 2027
Tony Iommi considera injusto comparar Jorn Lande a Ronnie James Dio
Psicografia: uma suposta carta do espírito de Cássia Eller
James LaBrie conta como Mike Mangini reagiu à demissão no Dream Theater
O álbum dos Ramones que era o favorito de Johnny Ramone; "muitas músicas boas nele"

A banda que pouca gente conhece que juntou membros do Angra e Biquini Cavadão



