Biquini Cavadão: Um trabalho digno de uma banda trintona
Resenha - As Voltas Que O Mundo Dá - Biquini Cavadão
Por Abel Teixeira
Postado em 28 de março de 2017
Recentemente, o Biquini Cavadão lançou o seu mais novo trabalho. Seguindo o ritmo melódico do anterior, o sensacional "Roda-Gigante", o novo álbum se fixa nos arranjos mais bem produzidos por uma banda dos Anos 80. Soa moderno, certo, denso. Tudo isso, pelo crivo do experiente produtor Liminha.
Não é surpresa alguma esperar de uma banda trintona um trabalho digno. Mais uma vez, os cariocas conseguiram colocar as ideias em prática. Foram mais de 5 anos de composições, e o resultado você pode ver - e ler - a seguir, com algumas impressões que tive deste "As Voltas Que O Mundo Dá".
A incrível "Soltos Pelo Ar", que aos gritos iniciais bem postados de Bruno Gouveia, dá o pontapé no disco. É impossível não se apaixonar por essa música, que posteriormente, deve ser trabalhada como single nas rádios de todo o país.
A segunda faixa, intitulada "Arco-Íris", nos dá a sensação de despedida, o famoso "chutar o balde" após um término, um ponto. Nem por isso, deixa a canção feia. Pelo contrário... Que letra excelente! Tiro certo do Biquini.
Assim que ouvi pela primeira vez o single "Um Rio Sempre Beija O Mar", minha cabeça se voltou para um ambiente praiano. Talvez, o instrumental mais bonitinho do álbum.
A canção "Como Eu Te Conheci" é bem íntima, pois o Bruno a compôs para a sua esposa, a doce Izabella (Menina Do Céu). Me amarro em situações amorosas, no que refere-se ao conhecimento. É uma época muito gostosa da gente se lembrar da relação e do que ela separa pra um futuro.
Chegamos à música mais densa do álbum: "Você Marcou", uma composição de 2011. Lindíssima, dramática e arrastada - no melhor dos sentidos!
"Descobrimentos" é uma das faixas preferidas da banda, em especial de seu vocalista. Confesso que ainda não me identifiquei com ela, mas isso é muito pessoal. O disco nos abre vários caminhos, várias descobertas, assim como diz a música. Os arranjos são lindos, com gaita de fole e teclados.
A próxima canção - e versão - se chama "A Nossa Diferença De Idade", levando a frase do nome do disco. Levada mais rápida, alegre, fazendo lembrar e muito algumas músicas do álbum "Só Quem Sonha Acordado Vê O Sol Nascer".
Outro ponto alto deste trabalho: "Para Sempre, Seu Maior Amor". Um pop gostoso de se ouvir, candidata a single. É um estilo que o Biquini segue há alguns anos, de forma competente. Recomendada a todos apaixonados de plantão :-)
"Coragem" é a porrada do disco. Precisa ser registrada nos shows, e tem a mesma pegada de petardos como "Amanhã É Outro Dia", de 2013; e de certa intenção as antigas "Zé Ninguém", "Cai Água, Cai Barraco" e "Bem-Vindo Ao Mundo Adulto".
Sem palavras para a música "A Saudade É O Museu Do Amor". Sugiro que vejam todas as entrevistas de bruno Gouveia sobre o álbum novo, especificamente essa música. Me entenderão!
"Beijar Sem Fim" é o sentimento mais sutil do despertar. O despertar do início, aquela vontade louca de (re)encontrar a pessoa amada. A composição fica por conta do Álvaro Birita, que é um expert em letras. A banda conseguiu traduzir toda a mensagem em notas, e o resultado ficou lindo! Parabéns a todos os envolvidos.
Por fim, "Um Minuto Com Você" fecha a porta e apaga a luz desta bolacha. Os dedilhados são bem postos, coma parceria de Eric Silver. Como mensagem, valorizem até o último minuto com a pessoa amada.
Bem, é isso. Espero ter traduzido algum sentimento e visão deste que é o mais novo trabalho do Biquini Cavadão. É um álbum recheado de honestidade, de esperança, de forma. Poucas vezes ouvi algo tão verdadeiro.
Ouçam com atenção e deixem as suas opiniões :-)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Sepultura anuncia último show na Europa
Fernanda Lira agradece ao Sepultura por conquista histórica da Crypta na Europa
Abandonado pela banda em posto de gasolina, músico pede dinheiro para voltar pra casa
Quem é Alírio Netto, o novo vocalista do Angra que substituiu Fabio Lione
A reação de Cazuza após Elza Soares chamar na chincha: "Essa música não era para mim?"
Os guitarristas que impressionam John Petrucci: "Como alguém toca guitarra assim?"
Matanza: do dinheiro ao cansaço, Jimmy London conta por que a banda acabou
O que João Gordo, Nando Reis e outros músicos brasileiros pensavam dos Mamonas Assassinas
O único grande hit do rock nacional que protestou contra o confisco de Collor



