The Cross: Se reafirmando no topo do Doom Metal nacional
Resenha - Cross - Cross
Por Bruno Rocha
Postado em 03 de março de 2017
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em um recente show da banda THE CROSS, o vocalista Eduardo Slayer, com toda autoridade, comenta: 'quando as pessoas aqui no Brasil não sabiam nem que porra era Doom Metal, a gente já fazia esse tipo de música.'
A banda baiana THE CROSS ostenta o título de 'primeira banda de Doom Metal da América Latina'. Também pudera: o grupo foi fundado em 1990 na bela cidade de Salvador e continua em atividade até hoje. Sob duras penas, note-se. Com separações e retornos, o vocalista Eduardo Slayer, do alto de seus 51 anos de idade, se mantém no desafio de fazer Doom Metal frio e sombrio nas terras quentes do Nordeste com sua banda.
Com a ótima recepção crítica do EP 'Flames Through Priests', em 2015, os fãs de Doom Metal ficaram ansiosos a espera do primeiro full-length do THE CROSS. A espera enfim acabou e os ditos fãs se sentem agora saciados com o belo disco lançado pela instituição baiana, via gravadora Eternal Hatred.
O trabalho autointitulado é o primeiro disco cheio do THE CROSS desde sua fundação. A primeira faixa, 'Cold is the Night Beyond Death', é curta e funciona mais como uma introdução, mas já entrega o que virá pela frente ao longo do play: ritmo lento, riffs gélidos bebidos das melhores fontes do Doom e os vocais à la Black Metal do guerreiro Eduardo Slayer.
O álbum todo parece trabalhar em uma formidável unidade, alternando de forma perspicaz momentos agressivos, onde as guitarras, baixo e bumbos de bateria querem arrancar sua cabeça, e partes calmas e atmosféricas, com doses de desespero e introspecção. A unidade surpreende tanto que nem parece que a duração do álbum passa de 60 minutos. Se é para indicar uns destaques, fico com a agressiva 'The Last Prayer' (uma oração ao Capeta), o interessantíssimo instrumental de 'Resquiat In Pace' (homenagem ao falecido guitarrista Elly Brandão, cujo passamento deu-se em 2016) e a coroação com 'Poe's Silence'.
A ótima produção do álbum faz jus e orna a grandiosidade das músicas, que devem ser sentidas e absorvidas sem interferências alheias. São dignas de nota as atuações de cada integrante. Vocais viscerais e penetrantes de Eduardo Slayer, riffs e bases gélidas e pesadas dos guitarristas Felipe Sá e Paulo Monteiro, bateria técnica e levadas que fogem do lugar comum por parte de Louis e um baixo de timbre gordo que dá gosto de ouvir, responsabilidade de Mário Baqueiro. A bela arte gráfica retrata de forma plástica a atmosfera lúgubre das músicas.
Se no começo dos anos 90 ninguém no Brasil sabia o que era a porra do Doom Metal, hoje sabem. E todo mundo sabe o que é a porra do Doom Metal graças a uma cena unida e fortalecida, iniciada por esta referência que é Eduardo Slayer e sua instituição THE CROSS.
The Cross - The Cross (Eternal Hatred Records, 2017)
Track-list:
01. Cold Is The Night Beyond Death
02. The Las Nail In The Coffin
03. The Skull & The Cross
04. The Last Prayer
05. Resquiat In Pace
06. Garden Of Silence
07. House Of Suffering
08. Poe's Silence
Line-up:
Eduardo Slayer - vocais
Felipe Sá - guitarras
Paulo Monteiro - guitarras
Mário Baqueiro - contrabaixo
Louis - bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
Abandonado pela banda em posto de gasolina, músico pede dinheiro para voltar pra casa
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções
Músicos se demitem e abandonam dono da banda em um posto de gasolina
10 álbuns incríveis dos anos 90 de bandas dos anos 80, segundo Metal Injection
Quem é Alírio Netto, o novo vocalista do Angra que substituiu Fabio Lione
As duas preocupações de Rafael Bittencourt com o anúncio do show da formação "Rebirth"
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva


