The Cross: Se reafirmando no topo do Doom Metal nacional

Resenha - Cross - Cross

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Bruno Rocha
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Em um recente show da banda THE CROSS, o vocalista Eduardo Slayer, com toda autoridade, comenta: 'quando as pessoas aqui no Brasil não sabiam nem que porra era Doom Metal, a gente já fazia esse tipo de música.'

5000 acessosAustin Dickinson: ouça filho de Bruce em cover do Metallica5000 acessosAnos 90: bandas de hard rock e metal que decepcionaram os fãs

A banda baiana THE CROSS ostenta o título de 'primeira banda de Doom Metal da América Latina'. Também pudera: o grupo foi fundado em 1990 na bela cidade de Salvador e continua em atividade até hoje. Sob duras penas, note-se. Com separações e retornos, o vocalista Eduardo Slayer, do alto de seus 51 anos de idade, se mantém no desafio de fazer Doom Metal frio e sombrio nas terras quentes do Nordeste com sua banda.

Com a ótima recepção crítica do EP 'Flames Through Priests', em 2015, os fãs de Doom Metal ficaram ansiosos a espera do primeiro full-length do THE CROSS. A espera enfim acabou e os ditos fãs se sentem agora saciados com o belo disco lançado pela instituição baiana, via gravadora Eternal Hatred.

O trabalho autointitulado é o primeiro disco cheio do THE CROSS desde sua fundação. A primeira faixa, 'Cold is the Night Beyond Death', é curta e funciona mais como uma introdução, mas já entrega o que virá pela frente ao longo do play: ritmo lento, riffs gélidos bebidos das melhores fontes do Doom e os vocais à la Black Metal do guerreiro Eduardo Slayer.

O álbum todo parece trabalhar em uma formidável unidade, alternando de forma perspicaz momentos agressivos, onde as guitarras, baixo e bumbos de bateria querem arrancar sua cabeça, e partes calmas e atmosféricas, com doses de desespero e introspecção. A unidade surpreende tanto que nem parece que a duração do álbum passa de 60 minutos. Se é para indicar uns destaques, fico com a agressiva 'The Last Prayer' (uma oração ao Capeta), o interessantíssimo instrumental de 'Resquiat In Pace' (homenagem ao falecido guitarrista Elly Brandão, cujo passamento deu-se em 2016) e a coroação com 'Poe's Silence'.

A ótima produção do álbum faz jus e orna a grandiosidade das músicas, que devem ser sentidas e absorvidas sem interferências alheias. São dignas de nota as atuações de cada integrante. Vocais viscerais e penetrantes de Eduardo Slayer, riffs e bases gélidas e pesadas dos guitarristas Felipe Sá e Paulo Monteiro, bateria técnica e levadas que fogem do lugar comum por parte de Louis e um baixo de timbre gordo que dá gosto de ouvir, responsabilidade de Mário Baqueiro. A bela arte gráfica retrata de forma plástica a atmosfera lúgubre das músicas.

Se no começo dos anos 90 ninguém no Brasil sabia o que era a porra do Doom Metal, hoje sabem. E todo mundo sabe o que é a porra do Doom Metal graças a uma cena unida e fortalecida, iniciada por esta referência que é Eduardo Slayer e sua instituição THE CROSS.

The Cross - The Cross (Eternal Hatred Records, 2017)

Track-list:
01. Cold Is The Night Beyond Death
02. The Las Nail In The Coffin
03. The Skull & The Cross
04. The Last Prayer
05. Resquiat In Pace
06. Garden Of Silence
07. House Of Suffering
08. Poe's Silence

Line-up:
Eduardo Slayer - vocais
Felipe Sá - guitarras
Paulo Monteiro - guitarras
Mário Baqueiro - contrabaixo
Louis - bateria

5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Outras resenhas de Cross - Cross

218 acessosThe Cross: pioneiros do Doom nacional finalmente lançam seu debut

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Cross"

Rise To RemainRise To Remain
Ouça filho de Bruce Dickinson em cover do Metallica

Anos 90Anos 90
Bandas de hard e metal que decepcionaram

Guns N RosesGuns N' Roses
Veja tombo de Axl Rose no show de Porto Alegre

5000 acessosCorey Taylor: seria melhor se a mídia nem falasse de Metal5000 acessosGuns N' Roses: assista agressão de Axl Rose a fotógrafo5000 acessosBruce Dickinson: se dinheiro é tudo na sua vida, vá roubar bancos5000 acessosMetallica: Banda mirim destruindo em Enter Sandman5000 acessosAlice Cooper relembra contato com Syd Barrett5000 acessosIron Maiden: Confira as primeiras imagens do Eddie gigante

Sobre Bruno Rocha

Cearense de Caucaia, professor e estudante de Matemática, torcedor do Ferroviário e cafélotra. Entrou pelas veredas do Heavy Metal na adolescência e hoje é um aficionado e pesquisador de todos os gêneros mais tradicionais desta arte e de suas épocas. Tem como forte o Doom Metal, não obstante o sol de sua terra-natal.

Mais matérias de Bruno Rocha no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online