Stratovarius: "Destiny" relançado em versão mais que especial
Resenha - Destiny - Stratovarius
Por Junior Frascá
Postado em 28 de janeiro de 2017
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em 1998, quando "Destiny" foi originalmente lançado, o STRATOVARIUS era a maior banda de Power metal melódico do mundo. Seu disco anterior, "Visions", fez grande sucesso, alavancando a carreira da banda tanto na Europa como fora dela, e em especial no Brasil. E agora o trabalho acaba de ser relançado em uma verão deluxe, em CD duplo, com vários atrativos para os fãs.
A formação da banda naquela época estava estável há alguns anos, trazendo tudo aquilo que o estilo exigia: uma cozinha forte, técnica e veloz, formada por Jari Kainulainen (baixo) e o monstro Jorg Michael (bateria); um tecladista criativo e audacioso, Jens Johansson; um vocalista com timbres cristalinos que alcançava tons altíssimos com facilidade (o clichê do clichê do estilo), Timo Kotipelto; e um guitarrista com fortes influências de música clássica, grande capacidade de técnica, velocidade e ótimo compositor, com facilidade de criar melodias fáceis e grudentas, Timo Tollki.
E, com isso, era tudo jogo ganho, e temos mais um grande registro dos finlandeses, como fica claro pela receptividade de faixas como a épica e progressiva "Destiny", e os hits "S.O.S.", "No Turning Back" e "Anthem of the World", que retratam bem como a banda era excelente naquele período, veloz e melódica na medida certa, e sem nunca abrir mão do peso.
As ótimas baladas "4000 Rainy Nights" e "Years Go By" (com um show de Kotipelto) também são excelentes pedidas, demonstrando o lado mais sentimental do quinteto.
Também fica claro que "Destiny" era um disco mais carregado e melancólico que seu antecessor, com faixas mais obscuras, letras mais tensas, e um clima introspectivo abordando todo o material.
Essa nova versão, em seu CD 1, traz ainda mais três faixas bônus, inclusive com o cover de "Blackout", do SCORPIONS, e a ótima "Cold Winter Nights".
O álbum foi todo remasterizado nesta nova versão, embora não sejam perceptíveis grandes mudanças (só o baixo, que ficou bem mais evidente aqui), pois o original já possuía uma grande qualidade.
Mas não é só: no CD2, temos um show ao vivo da banda na tour de divulgação do álbum, gravado na Finlândia, e denominado "Visions of Destiny". A qualidade de gravação é excelente, e temos um grande apanhado de clássicos, não só da banda, como do metal dos anos 90, como "Paradise", "Black Diamond", "The Kiss of Judas", "Speed of Light", dentre outras.
Depois de "Destiny", o STRATOVARIUS lançou seu outro grande álbum, "Infinite", que culminou novamente com um grande sucesso mundial. Todavia, depois deste álbum, nunca mais conseguiram o sucesso dos anos 90, e a banda acabou passando por diversos problemas, culminando com a loucura e saída de seu líder Tolkki, dentre várias outras insanidades que não convêm aqui abordar (quem viveu a época e não se lembra da vocalista Miss K, hein?!?)
Portanto, temos aqui um registro histórico, de uma banda que marcou época, e que é item indispensável em sua coleção, mesmo que você já tenha a versão original, pois há diversos novos atrativos por aqui.
E vale lembrar que o material foi lançado no mercado nacional via Shinigami Records em duas versões: em digipack e acrílica. Imperdível.
Destiny - Stratovarius
(2016 – Shinigami Records)
Track List:
CD 1:
1. Destiny
2. S.O.S.
3. No Turning Back
4. 4000 Rainy Nights
5. Rebel
6. Years Go By
7. Playing With Fire
8. Venus in the Morning
9. Anthem of the World
Bonus Tracks:
10. Cold Winter Nights
11. Dream With Me
12. Blackout
CD 2:
1. Destiny
2. Paradise
3. Speed of Light
4. S.O.S.
5. Anthem of the World
6. Forever
7. Black Diamond
8. The Kiss of Judas
9. Distant Skies
10. Forever
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Bangers Open Air anuncia 5 atrações para Pré-Party exclusiva em abril de 2026
Lucifer anuncia agenda pela América do Sul com mais shows no Brasil
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Rafael Bittencourt desabafa sobre receios e "confiança rompida" com Edu Falaschi
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
A música caótica do Sepultura que foi escrita na casa de Jason Newsted
Novo álbum do Kreator, "Krushers of the World" é elogiado em resenha do Blabbermouth
Festival SP From Hell confirma edição em abril com atrações nacionais e internacionais do metal
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
Alter Bridge, um novo recomeço


Guitarrista do Stratovarius defende que o power metal precisa se reinventar
5 discos lançados em 1997 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Timo Tolkki diz que é estranho ouvir Stratovarius tocando suas músicas
Timo Tolkki, ex-Stratovarius, afirma que criar músicas novas não faz mais sentido
Megadeth: Mustaine conseguiu; temos o melhor disco em muito tempo


