In Flames: Voltando mais pesado que no disco anterior
Resenha - Battles - In Flames
Por Junior Frascá
Postado em 04 de janeiro de 2017
Como disse na resenha do álbum anterior do IN FLAMES, "Siren Charm", a banda, principal precursora do death metal melódico sueco, cresceu muito e angariou uma legião de fãs mundo afora, conseguindo um contrato com uma major, e tendo mudado sua sonoridade. E mudou tanto que muitos dos antigos fãs sequer reconhecem na banda qualquer semelhança com o antigo IN FLAMES, que revolucionou a cena do metal extremo em meados dos anos 90. E digo novamente, caro amigo leitor, você tem duas opções ao ouvir os novos álbuns dos caras: compará-los com os primórdios da banda (e, já adianto, se decepcionar miseravelmente), ou procurar escutá-los com a mente aberta, e procurar vislumbrar o que essa nova fase tem a oferecer.
Em "Battles", 12° disco da banda, temos um pouco mais de peso que no álbum anterior, com os elementos mais metálicos flertando com vários experimentalismos, inclusive com diversas influências mais comerciais, o que torna o som da banda, sem dúvida nenhuma, mais acessível, porém sem deixar de lado suas raízes na música pesada.
Enfim, é claramente uma fase da banda que visa um mercado mais abrangente, inclusive o mercado norte americano.
A produção limpa e cristalina de Howard Benson e Mike Plotnikoff colabora também para esse clima mais comercial do trabalho, sendo uma das melhores qualidades sonoras já conseguidas pela banda em todos os anos de carreira.
Embora existam aqui diversos riffs metálicos bem interessantes, e resquícios de vocais mais guturais por parte de Andres Fridén, como na trinca de abertura, formada pelas ótimas "Drained", "The End" e "Like Sand", e em "Under My Skin" e "Through My Eyes", a tendência maior aqui é algo mais variado e introspectivo, com melodias fortes, soturnas e energéticas, refrãos pegajosos e arranjos muito bem construídos.
"In My Room" (que tem um belíssimo solo), "Save Me" e "Battles", são exemplos de faixas experimentais bem interessantes, retratando bem essa nova fase do IN FLAMES.
Vale mencionar que, em todo o álbum, o trabalho de vozes chama a atenção, com diversos coros sobrepostos, muito bem encaixados, como nunca usados anteriormente pela banda, e fazendo toda a diferença por aqui.
A versão nacional do álbum, lançada pela Shinigami Records, traz ainda dois bônus, "Greatest Greed" e "Us Against the World"
Portanto, não adianta comparar "Battles" com clássicos como "Clayman", "Colony" ou "Soundtrack to Your Escape", até porque hoje a proposta da banda é outra, e a banda tem todo o direito de mudar (e você de não gostar!). Mas se você estiver disposto a ouvir o trabalho com a mente aberta, sem comparar com o passado, certamente encontrará um trabalho viciante, que tem seus tropeços mas, no geral, exara música de qualidade, independente de estilos.
Battles – In Flames
(2014 – Shinigami Records)
Tracklist:
1. Drained
2. The End
3. Like Sand
4. The Truth
5. In My Room
6. Before I Fall
7. Through My Eyes
8. Battles
9. Here Until Forever
10. Underneath My Skin
11. Wallflower
12. Save Me
Bônus:
13. Greatest Greed
14. Us Against the World
Outras resenhas de Battles - In Flames
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O verso de "Pintura Íntima" que fez muitos pensarem que casal da letra usou cocaína
O guitarrista que Slash considera subestimado apesar de ser uma lenda do rock
Troy Sanders fala sobre nova formação do Mastodon, que conta com músico brasileiro
Tainá Bergamaschi (Crypta) toca "Territory" com o Sepultura em Dublin
A música do Nightwish que conquistou Steve Harris, líder do Iron Maiden
Como o Queen, Sylvester Stallone e uma guitarra quebrada produziram o maior hit de 1982
O disco mais subestimado (e experimental) do Van Halen, segundo a Metal Hammer
O rockstar cujo consumo de cocaína nos anos 70 assustava Glenn Hughes: "Nunca dormia!"
As únicas quatro músicas próprias que o Guns N' Roses ainda não tocou ao vivo
A melhor música de Bob Dylan de todos os tempos, segundo Paul McCartney
O fenômeno que contribuiu para a morte de Kurt Cobain, segundo Chris Cornell
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Blackie Lawless explica rompimento com Chris Holmes após primeiros discos do W.A.S.P.
Vocalista do Steelheart lança projeto com ex-guitarrista do In Flames
A grande discordância entre Kiko Loureiro e Paul Gilbert, segundo Marcos de Ros
A opinião de Slash sobre Dave Mustaine e "Rust In Peace", clássico do Megadeth
O dia que Mayrton Bahia partiu para cima de Renato Russo e botou dedo na cara dele
"Acho que o brasileiro se odeia, aqui parece que o cara só pode chegar a um certo nível"



Vocalista atualiza status do próximo álbum de estúdio do In Flames
A crítica que o Moonspell recebeu por algo que Lacuna Coil e In Flames também fizeram
Os discos do In Flames que mudaram a vida de Matt Heafy, vocalista do Trivium
A melhor música do In Flames, segundo o site Classic Rock History
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



