Alarion: estreia sólida, mas não espetacular
Resenha - Waves of Destruction - Alarion
Por Victor de Andrade Lopes
Postado em 07 de novembro de 2016
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
E temos aqui mais uma metal opera holandesa, desta vez comandada por Bas Willemsen (guitarra base e rítmica, violão, teclados, orquestrações e - ufa! - baixo). Um projeto com uma formação relativamente enxuta e desconhecida: de relevantes, temos os vocalistas Damian Wilson (Threshold, Headspace, Star One) e Irene Jansen (Ayreon, Gary Hughes, Star One, irmã de Floor Jansen); e o violinista Ben Mathot (Epica, Revamp, Ayreon).
Seu cartão de visitas atende pelo nome de Waves of Destruction: como o título e a capa sugerem, um álbum com toques épicos e explosivos - mas nem tanto quando se esperaria. Começamos bem com "Chains of the Collective" e as duas partes da faixa título, com Damian Wilson mostrando novamente por que é sempre uma boa pedida para uma participação especial, seja ela serena ou agressiva.
"Estrangement" parece dar sinais de desaceleração, mas era só a preparação do terreno para as duas melhores faixas: "Turn of Fate" e "Colourblind". Pesadas, densas e marcantes. Vamos da água para o vinho em "Clash With Eternity", tocada e cantada com a emoção de quem aguarda um ônibus lotado numa manhã de segunda-feira.
Voltamos ao alto nível com a forte "A Life Less Ordinary" e as duas partes de "The Whistleblower", sendo a segunda a mais longa canção do álbum, enaltecendo os elementos power e sinfônicos do projeto, com um tempero progressivo muito bem vindo. Por fim, uma agradável versão acústica de "Turn of Fate" encerra Waves of Destruction.
A sensação que fica ao encerrar uma audição do primeiro lançamento do Alarion é a de que eles são bons, mas não espetaculares. Para se destacarem no mar de metal operas que estamos vivenciando hoje, precisarão oferecer algo mais. Talvez revelem-se o achado do ano para alguns , mas para quem já é calejado nos gêneros, não traz muitas novidades, nem muitos medalhões.
O começo satisfatório do Alarion faz dele um projeto merecedor de uma continuação, mas ela terá a obrigação de soar mais marcante que Waves of Destruction. O caminho está certo e estou confiante de que eles chegam lá.
Abaixo, o lyric video de "Chains of the Collective":
Track-list:
1. "Chains of the Collective"
2. "Waves of Destruction - I - Rising Tide"
3. "Waves of Destruction - II - Struggle for Survival"
4. "Estrangement"
5. "Turn of Fate"
6. "Colourblind"
7. "Clash with Eternity"
8. "A Life Less Ordinary"
9. "The Whistleblower - I - Devastation"
10. "The Whistleblower - II - Vindication"
11. "Turn of Fate (versão acústica)"
Fonte:
Sinfonia de Ideias
http://bit.ly/alarion
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Journey anuncia "Final Frontier", sua turnê de despedida
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
Pistas a distâncias diferentes e com mesmo preço no show do AC/DC? Entenda
Megadeth confirma show extra no Chile e praticamente mata esperança de nova data no Brasil
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
Kiss libera detalhes da edição deluxe do clássico "Alive!"
Meet & Greet com Dave Mustaine, que custa mais que um salário mínimo, está esgotado
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
"Todo mundo está tentando sobreviver": vídeo viral defende Angraverso e cutuca fã saudosista
Suzi Quatro comenta o álbum de Bob Dylan que a deixou "viciada para a vida toda"
Jason Newsted diz que estaria morto se tivesse continuado no Metallica
Slash: Ele se desculpou em carta à namorada por sua obsessão pela guitarra


Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto



