Until The End: Death Metal mineiro em começo de história
Resenha - History Begins - Until The End
Por Willba Dissidente
Postado em 20 de outubro de 2016
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Bandas de Death Metal com vocal feminino não são exatamente novidade no mundo. Se é verdade que o Metal já saturou e não há mais gêneros a serem criados, também se faz crível que o grande desafio hoje é ser criativo respeitando os limites e tradições dos gêneros. Tarefa essa que vemos, e ouvimos, ser completada no demo da estreia do grupo itaunense UNTIL THE END.
Intitulada "The History Begins", o Cd-demo já apresenta no título um desafio. É um primeiro trabalho de um grupo que se pretende coeso, disposto à romper os limites regionais e nacionais, levando seu som numa viagem para o cosmo e além. E do que se trata o UNTIL THE END? É um som groove e bem técnico, com nuances progressivas e até jazzisticas mas sem perder o peso desgraçado e a garra do Death Metal. Capitaneada pelo guitarrista, compositor, letrista, produtor e artista gráfico Wendel Leal, o grupo tem em sua seção rítmica Jonatham Martins dando o andamento do tambores da morte e Sérgio Lima batendo nas cordas de aço os últimos pulsos de um coração moribundo. Ainda que o baixista faço bonito nos berros assistentes, às vezes chamados de backing vocals, o destaque da banda é a vocalista Bete Monteiro, controlando muito bem o gutural rasgado e gritado, sem sair da métrica ou desafinar.
Como já dissemos, trata-se de uma primeira demo, portanto faltou uma produção, com o perdão do trocadilho, mais de peso, para deixar o som mais encorpado na timbragem dos instrumentos, o que é até esperado em um lançamento assim. As músicas do UNTIL THE END tem grande duração, muitas passagens instrumentais e viagens. Todavia, como muito comumente pode acontecer nessa ceara, as melodias NÃO se perdem no meio de tantos devaneios instrumentais. A abertura "Message" vai surpreender quando após acordes perdidos (e progressivos) de guitarras e poesia se encerram com o assustador urro de Bete dando espaço ao massacre, com destaque para o uso e abuso dos pedais duplos. Já "Hipocrisy", que fecha o disco, é cheia de arpejos e começa com uma longa intro estilo Thrash Metal oitentista indo outra vez se transformar no Death Groove viajandão, a proposta do UNTIL THE END. Que história sendo construída pela banda oriunda de Itaúna, interior de Minas Gerais, esteja mesmo longe do fim!
"The History Begins vem em cd-r com mídia impressa, caixa acrílica, encarte de uma página com dados da produção e uma foto da banda no mesmo estilo "Verde Matrix" da capa do disco. Além do facebook, o grupo pode ser contato para shows e venda de material pelo e-mail: [email protected]
UNTIL THE END:
Bete Monteiro - Voz
Wendell Leal - Guitarra
Sérgio Lima - Baixo e backing vocals
Jonathan Martins - bateria (*)
(*) A demo foi gravada por Bráulio Assunção, baterista do DEADLINESS.
Discografia:
The History Begins (Demo, Cd, 2015).
Demo-Cd, Nacional, Independente, 11:41
01 . Message (05:18)
02 . Hipocrisy (06:21)
Site relacionado:
https://www.facebook.com/Until-The-End-Band-1608591229378230/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
Max Cavalera achou que seria substituído no Sepultura por alguém como Robb Flynn
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
O riff caótico do Metallica que foi criado por Jason Newsted
10 bandas que encerraram suas atividades em 2025
5 rockstars dos anos 70 que nunca beberam nem usaram drogas, segundo a Loudwire
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Jimmy Page faz post e comenta atual opinião sobre show do Led Zeppelin em 2007
O guitarrista desconhecido idolatrado por Frank Zappa e John Frusciante
Testament, Overkill e Destruction confirmam turnê conjunta em 2026
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Por que Angra escolheu Alírio Netto como vocalista, segundo Rafael Bittencourt
James Hetfield revela qual o seu álbum favorito do Metallica
Rodolfo critica prática nociva do mercado do rock: "Isso não acontece no meio cristão"
A curiosa trajetória de Wagner "Antichrist" Lamounier um dos fundadores da lendária Sarcófago

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional



