Steve Hackett: Ainda inspirado para compor sólidos álbuns
Resenha - Wolflight - Steve Hackett
Por Roberto Rillo Bíscaro
Postado em 15 de julho de 2016
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Ainda antes de deixar o Genesis, em 1977, Steve Hackett estreara sua carreira solo com Voyage Of The Acolyte. O guitarrista que influenciou ases como Eddie Van Halen desde então tem mantido prolífica carreira com álbuns que passam pelo rock progressivo, clássico contemporâneo e até blues, alternando-se entre guitarra e violão. Os atuais 40tões/50tões brasileiros que nunca ouviram prog rock certamente não escaparam da guitarra do inglês, responsável pelo solado de Voo de Coração (1983), do álbum homônimo de seu compatriota Ritchie, aquele da Menina Veneno. A ligação com a Terra Brasilis foi bem estreita, porque durante mais de 20 anos, foi casado com a artista carioca Kim Poor.
Mesmo ocupado com o sucesso de suas releituras do cânone genesiano, que gerou CD, DVD e turnê que teve de ser estendida dada a procura por ingressos, Steve achou tempo, energia e inspiração para lançar o diversificado Wolflight, em março do ano passado. A dezena de canções passeia por estilos e pelo globo, servindo-se de instrumentos como o caucasiano duduk e o australiano didjeridu.
A instrumental Out Of The Body abre com orquestração austera e clima de hard rock/AOR com solado cristalino da guitarra e emenda com um dos pontos altos: a faixa-título. 8 minutos que praticamente sintetizam o espírito do álbum. Guitarra coexistindo com violão, climas que vão do leste europeu ao flamenco, intercalação de orquestra com percussão militar num clima bastante anos 70. É Mestre Hackett combinando elementos do que ouviu e tocou em décadas de carreira, numa canção bem estruturada e cantando sem medo. Ele jamais entrará para a galeria dos grandes vocalistas, mas sua voz casa muito bem com certo clima outonal que sua música possui, basta checar as vocalizações lindas e meio The Moody Blues de Love Song To a Vampire, que em seus mais de 9 minutos lembra desde o Genesis setentista até o violonar de Bay Of Kings. Fãs do baixista Chris Squire, falecido em junho do ano passado, devem atentar para o fato de esta ter sido uma das últimas gravações da lenda do Yes.
Hackett revisita todos os estilos pelos quais já passou, até o blues, como no rock Black Thunder, mas talvez a síntese maior esteja em The Wheel’s Turning, que de começo tchaikovskyano, vai para o circo, popeia em refrão quase impossível de não querer cantar junto, pesa quase ao ponto de prog metalizar e ainda joga blues no caldeirão. E tudo organicamente ligado, sem impressão de Frankenstein mal costurado. Corycian Fire alterna/sobrepõe clima de odalisca noir com coral carminaburânico e orquestração cinematográfica. Earthshine é praticamente aquele violão de melancolia de fim de tarde, que só o Mestre sabe fazer, ao passo que a adorável Loving Sea traz aquele violão dedilhado de folk setentista em roupagem popificada e harmonia vocal meio Crosby, Stills, Nash & Young.
A abundância de referências bem inseridas revela não apenas os anos e horas de estrada, mas também anima, por apontar que o sexagenário Mestre Hackett não está disposto/relegado a viver das glórias de um passado que por si só já lhe garantiu lugar no Hall da Fama. Ele ainda é capaz de produzir material sólido.
Tracklist
1 Out Of The Body 2:29
2 Wolflight 8:00
3 Love Song To A Vampire 9:18
4 The Wheel’s Turning 7:24
5 Corycian Fire 5:47
6 Earthshine 3:20
7 Loving Sea 3:23
8 Black Thunder 7:33
9 Dust And Dreams 5:33
10 Heart Song 2:51
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção do Iron Maiden que arrepia Bruce Dickinson; "genial"
Nergal anuncia que o Behemoth suspenderá atividades em 2027
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Jimmy Page renega o álbum apontado como seu favorito do Led Zeppelin
O álbum do Guns N' Roses que Axl Rose queria superar; "Quero crescer como artista"
A única banda em que Geddy Lee entraria "sem pensar duas vezes"
Mike Portnoy - o melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
Com Roger Daltrey e Eddie Vedder, Best of Blues and Rock 2026 confirma atrações
Banda venezuelana Van Der Dijs perde todos os integrantes em terremoto
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu
Clássico do Led Zeppelin supera 1 bilhão de plays no Spotify
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
A lenda do rock que Lou Reed odeia: "Pessoa mais sem talento que já ouvi na vida"
As únicas três canções dos Beatles que Frank Zappa curtia; "apenas um bom grupo comercial"
A banda de southern rock mais metal do mundo que "esmagou" o The Who, segundo Gary Holt
O clássico que Legião Urbana compôs para se afastar de rótulo de banda de dois acordes
A honesta resposta de Kiko Loureiro para quem o chama de arrogante e metido


Steve Hackett (Genesis) e Steve Rothery (Marillion) detalham álbum em parceria
As duas músicas que Mike Rutherford escolheu para resumir o Genesis
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
A banda que fez Phil Collins perceber que o tempo do Genesis havia passado
A primeira banda que fez Phil Collins se apaixonar pelo rock progressivo
Os álbuns de prog rock que são peças obrigatórias nas coleções do gênero
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



