Headspace: O Progressivo como sempre deveria ser

Resenha - All That You Fear Is Gone - Headspace

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Vicente Reckziegel
Enviar Correções  

Para quem ainda não conhece, a banda inglesa Headspace foi formada em 2006, capitaneada principalmente pelo tecladista Adam Wakeman e pelo vocalista Damian Wilson (Threshold), mas muito bem assessorados por Pete Rinaldi (Guitarra), Lee Pomerov (Baixo), e o mais recente membro, o baterista Adam Falkner, que substituiu nas baquetas Richard Brook.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Tendo lançado em 2012 o álbum "I Am Anonymous", o quinteto retorna agora em 2016 com seu segundo disco, "All That You Fear Is Gone", que apesar de possuir algumas partes voltadas para o Progressive Metal, com influências de Dream Theater e Pain of Salvation, a verdade é que a praia verdadeira da banda é o Progressive Rock, mais precisamente com grandes influências de Yes, talvez pela herança obvia de Adam ou pelo vocal melódico e agudo de Damian, muito parecido com Jon Anderson em seus áureos tempos.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

E já começo esta resenha elogiando a brilhante produção do disco, que fez com que todos os instrumentos soassem de forma precisa, o que é algo imprescindível quando se trata de uma banda progressiva. E também sem esquecer de mencionar a interessante e bela capa, daquelas que chamam a atenção já num primeiro olhar.

O disco começa com "Road to Supremacy", que demora um pouco a engrenar, mas que depois se revela uma música mais pesada, com ótimo trabalho de todos os integrantes do Headspace. "Your Life Will Change" é mais voltada para o Prog Metal, com um que de Pain of Salvation, ao contrario da seguinte "Polluted Alcohol", calma e conduzida por um violão quase que embriagado (trocadilho infame). Mas o lado mais Metal da banda retorna em "Kill you with Kindness", mas que em sua metade possui um clima mais atmosférico. Após a breve "The Element" temos a longa "The Science Within Us", com seus mais de 13 minutos e muitas variações, uma verdadeira viagem progressiva mas com um toque moderno também.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Semaphore" possui um clima meio caótico, uma música mais feroz que as normalmente encontradas no álbum, bem diferente da calma que emana da faixa seguinte: "The Death Bell" ( que possui uma carga mais dramática também). "The Day You Return" começa tranqüila, mas possui momentos tanto pesados quanto melódicos em sua duração. A faixa-título começa com um belo violão clássico e, junto com "Borders and Days", formam a dupla mais emocionante do disco, duas músicas carregadas na emoção durante toda sua execução. E, para finalizar, em um álbum de uma banda progressiva, sempre esperamos que a faixa de encerramento seja simplesmente perfeita, para fechar com chave de ouro. E felizmente "Secular Souls" preenche esse requisito com folga, uma das músicas mais legais que tive a oportunidade de ouvir nos últimos tempos, principalmente em sua emocionante parte final, lembrando um pouco o trabalho da banda Vanden Plas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Nos surpreendemos muitas vezes com artistas consagrados que lançam discos muito aquém de suas possibilidades, mas igualmente somos surpreendidos por bandas e artistas que criam obras desta qualidade, como o caso deste "All That You Fear Is Gone". Para os fãs do Progressivo, deixar de escutar o Headspace chega a ser uma afronta. Um álbum para ser ouvido várias e várias vezes...

Nota: 9

Formação:
Adam Wakeman – Teclados
Damian Wilson – Vocais
Pete Rinaldi – Guitarras
Lee Pomeroy – Baixo
Adam Falkner – Bateria

12 Faixas – 72:53
Tracklist:
1 Road To Supremacy 00:04:58
2 Your Life Will Change 00:06:41
3 Polluted Alcohol 00:06:10
4 Kill You With Kindness 00:08:17
5 The Element 00:01:50
6 The Science Within Us 00:13:14
7 Semaphore 00:05:39
8 The Death Bell 00:01:49
9 The Day You Return 00:03:24
10 All That You Fear Is Gone 00:04:53
11 Borders And Days 00:05:23
12 Secular Souls 00:10:35

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


Outras resenhas de All That You Fear Is Gone - Headspace

Headspace: Prato cheio para amantes do progressivo




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Punk Rock: os 25 melhores discos segundo o site IGNPunk Rock
Os 25 melhores discos segundo o site IGN

Black Sabbath: Tony Iommi explica como tocar ParanoidBlack Sabbath
Tony Iommi explica como tocar "Paranoid"


Sobre Vicente Reckziegel

Servidor público, escritor, mas principalmente um apaixonado pelo Rock e Metal há pelo menos duas décadas. Mantêm o Blog Witheverytearadream desde Dezembro de 2007. Natural e ainda morador de uma pequena cidade no interior do Rio Grande do Sul, chamada Estrela. Há muitos anos atrás tentou ser músico, mas notou que faltava algo simples: habilidade para tocar qualquer instrumento. Acredita na música feita no Brasil, e gosta de todos os gêneros, desde Rock clássico até Black Metal.

Mais matérias de Vicente Reckziegel no Whiplash.Net.

Goo336 Cli336 Goo336 Goo336 CliIL Goo336 Goo336