Deafheaven: Mas, o que diabos é blackgaze?
Resenha - New Bermuda - Deafheaven
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 09 de fevereiro de 2016
O Deafheaven fez história em 2013. "Sunbather", segundo disco da banda norte-americana, foi aclamado pela crítica e pelo público. O álbum legitimizou e foi fundamental para a popularização do blackgaze.
Mas, o que diabos é blackgaze? O gênero ganhou força nos últimos anos, e tem a sua origem em bandas francesas como o Alcest. Musicalmente, pode ser traduzido como a união entre elementos do black metal atmosférico de nomes como Ulver a estilos de fora do metal, como o post-punk e o darkwave. É uma mistura entre a estética do black metal e texturas mais suaves e sonhadoras, que tem entre suas principais características a predominância de uma parede sonora de guitarras não muito distante das bandas de shoegaze, como o My Bloody Valentine. Fazem parte da receita os tradicionais vocais guturais, aliados a uma presença maior de trechos melódicos e acústicos - e essas passagens mais contemplativas são, invariavelmente, repletas de beleza harmônica. Deu pra entender? Resumindo com um certo ranço headbanger, seria uma espécie de "black metal pra indie" - tem gente que define o estilo como post-black metal.
Independente de adjetivos e tentativas de tradução, a verdade é que o Deafheaven se destaca nessa história toda. O sucessor de Sunbather, "New Bermuda", foi lançado no início de outubro e mostra que a aclamação em torno da banda é justificada. Com apenas cinco faixas, o álbum dá um passo além em relação ao trabalho anterior, inserindo uma dose um pouco maior de aspectos metálicos - isso fica evidente no fato de as guitarras não se limitarem apenas à construção de texturas sonoras, mas também despejarem uns riffs de tempos em tempos - ao mesmo tempo em que consegue soar ainda mais belo e melancólico nas passagens mais calmas. As melodias entregues pela banda são lindas, imprimindo uma consistência sólida ao trabalho.
Confesso que "Sunbather" passou meio que batido pelos meus ouvidos, muito pela exacerbada aclamação recebida. Passados dois anos e com a poeira já baixa, "New Bermuda" me parece um disco mais maduro e adulto, mantendo a identidade do Deafheaven mas sabendo caminhar adiante, em composições fortes e que resultam em um trabalho dono de uma beleza inquestionável.
"Sunbather" colocou os holofotes sobre o Deafheaven. "New Bermuda" constrói a escada que leva a banda cada vez mais para o topo. E, a julgar pela qualidade mostrada, o destino já está definido: ao infinito, e além.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
As duas músicas do Iron Maiden que nunca foram tocadas no Brasil - e podem estrear em 2026
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden
Titãs anuncia primeiras datas da turnê que celebra os 40 anos de "Cabeça Dinossauro"
Os ícones do heavy metal que são os heróis de Chuck Billy, vocalista do Testament
Jimmy Page faz post e comenta atual opinião sobre show do Led Zeppelin em 2007
6 álbuns de rock/metal nacional lançados em 2025 que merecem ser conferidos
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Como foi o último show do Sepultura com Max Cavalera, segundo integrantes da banda
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
O álbum do AC/DC que era o preferido de Malcolm Young, e também de Phil Rudd
O hit do Led Zeppelin que Jimmy Page fez para provocar um Beatle - e citou a canção dele
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações


Jay Weinberg, ex-baterista do Slipknot, lança sua primeira música solo


