Lobão: ele tentou, mas perdeu a mão
Resenha - O Rigor E A Misericórdia - Lobão
Por Claudinei José de Oliveira
Postado em 28 de janeiro de 2016
Nota: 5 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois de uma década, o velho Lobo ataca novamente com um álbum de inéditas, financiado via "crowdfunding", cujo tema básico é a realidade política brasileira mas, ou não havia como o conceito artístico assumido escapar da pobreza artística, mascarada em pretensão, ou a relevância do artista é mesmo peça de museu.
Seguindo o caminho de seu ídolo Arnaldo Baptista, Lobão resolveu, pela primeira vez, tocar ele mesmo todos os instrumentos na gravação de seu mais novo álbum. Talvez por isso, essa inocência do principiante, musicalmente o álbum dá a impressão de pecar pelo excesso ou, mais inclementemente falando, possui uma sonoridade pretensiosa, descambando facilmente para o poluído. Viradas de bateria desnecessárias, pistas coaguladas de guitarras, linhas de baixo saturadas e teclas "mezzo clássicas" parecem nos perguntar a todo instante: viram como eu toco bem? Por outro lado, o próprio Lobão, na divulgação do álbum, não poupou referências às unanimidades da música clássica na descrição das músicas. Então?
Outro ponto complicado são as letras. Música de protesto ou é oito ou oitenta. Se não for uma obra prima é um porre. Em seus melhores momentos (que, ao contrário do que afirma muita gente, não são poucos), Lobão esteve escudado por grandes letristas. Quando assumiu a pena, escreveu grandes letras, como as do álbum "Nostalgia Da Modernidade", por exemplo, mas já deixava entreouvir uma certa verborragia que, no ótimo "A vida É Doce" e no nem tanto "Canções Dentro Da noite Escura", se acentuou. Em seus melhores momentos (quando consegue se ater a um certo lirismo), o novo álbum parece sobras de estúdio do último.
A divulgação midiática do álbum esteve sempre resvalando nas definições de "épico". Porém, todo épico o é pela posteridade. É a trajetória de uma obra que a define como tal. Toda pretensão artística de compor uma obra épica corre, fatalmente, o risco de resvalar no caricato. Mas não se pode dissociar, hoje, o artista Lobão de suas posições político-ideológicas. Se há algo que não deve ser subestimado no velho Lobo é sua sagacidade. Pode ser que a mediocridade que perpassa todo o conceito artístico por detrás de "O Rigor E A Misericórdia" seja, na verdade, o artista adequando sua arte à mediocridade político-ideológica de sua época. Por isso, e só por isso, leva um 5, mesmo estando o artista se nivelando por baixo. Para terminar, é sintomático o fato do álbum ser precedido por um (outro!) livro contextualizando as gravações. Talvez, como um grande músico, Lobão esteja se tornando escritor.
Tracklist do Cd:
1."Overture"
2."Os Vulneráveis"
3."A marcha Dos Impostores"
4."Assim Sangra A Mata"
5."O Que És La Soledad En Sermos Nosotros"
6."Alguma Coisa Qualquer"
7."Dilacerar"
8."Os Últimos Farrapos Da Liberdade"
9."A Posse Dos Impostores"
10."Ação Fantasmagórica À Distância"
11."Profundo E Deslumbrante Como O Sol"
12."Uma Ilha Na Lua"
13."A Esperança É A Praia De Um Outro Mar"
14."O Rigor E A Misericórdia"
Outras resenhas de O Rigor E A Misericórdia - Lobão
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Como Paulo Ricardo faz para evitar que suas músicas soem muito metal ou hard rock
O projeto que é os "quatro tenores do rock", segundo Eric Martin
Rush toca "A Farewell to Kings" pela primeira vez desde 1979
Edu Falaschi lamenta vazamento: "Qualidade horrível, o cara captou do jeito que pôde"
Como Mark Knopfler adaptou um defeito para escapar de tocar guitarra "do jeito errado"
O cantor que viu o Metallica ao vivo e achou que a banda não iria a lugar nenhum
O melhor álbum dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Keith Richards
Rush inicia novo capítulo de uma carreira baseada em fortes convicções
As 10 músicas mais subestimadas do Judas Priest, segundo a Classic Rock
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
A origem de "Por Quem os Sinos Dobram", que une Raul Seixas e Metallica
O álbum que todo músico conhece mas quase ninguém ouviu, de acordo com Alice Cooper
Angra confirma primeiro show da carreira na China



10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
A crítica de Graciliano Ramos ao futebol que explica problema da MPB, segundo Lobão
Como Lobão conquistou respeito dos presos: "Depois disso, comecei a ganhar autoridade"
Thin Lizzy: Somente 25% de "Live And Dangerous" é ao-vivo


