Kamala: Reformulado para o bem
Resenha - Mantra - Kamala
Por Vitor Franceschini
Postado em 22 de janeiro de 2016
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Às vezes uma reformulação, mesmo que forçada, faz bem a uma banda. O Kamala é um destes casos, já que após uma turnê na Europa, sobrou apenas Raphael Olmos (vocal/guitarra) que trouxe à banda Estevan Furlan (bateria/vocal) e Allan Malavasi (baixo) retomando as rédeas do grupo.
Mesmo a banda tendo três álbuns de qualidade, dois deles muito acima da média ("Fractal" de 2009 e "The Seven Deadly Chakras" de 2012), "Mantra" eleva e muito a característica da banda por se tratar de um disco acima de tudo potente, robusto e muito, mas muito impactante.
Apesar de a essência Thrash Metal ser mantida, a banda sai do convencional e adiciona uma dose extra de peso às suas composições, levadas diferenciadas, uma dose bem leve de ‘groove’, além de um flerte fatal com o Death Metal. Tudo soando atual, sem querer correr demais e muito menos cair de costas no braço do ‘old school’.
Com produção de Guilherme Malosso (também mixagem e masterização) e Yuri Camargo, a sonoridade atingida soa atual, mas a musicalidade encontrada se mostra atemporal, tamanha a versatilidade e sobriedade encontrada nas oito músicas (além da introdução).
Há técnica, com guitarras cheias de bases excelentes e uma cozinha com pegada, mas em momento algum a banda sobrepõe isso em cima da energia e agressividade contida no álbum. O trabalho vocal com guturais versáteis que conta com ‘backings’ também guturais, mas de timbres diferentes, é outro ponto positivo encontrado em "Mantra".
Mantra, What We Deserve e a brutal Becoming A Stone podem ser o destaque, mas o que mais merece menção aqui é como a banda consegue fazer um estilo tão explorado, requentado e cultuado soar interessante, diferente e empolgante, totalmente adaptado aos tempos atuais sem ser tendencioso. O melhor da banda até então.
https://www.facebook.com/kamalaofficial?fref=ts
https://twitter.com/kamala_metal
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



AC/DC confirma show único no Brasil em São Paulo para fevereiro
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
Show do AC/DC em São Paulo será realizado no MorumBIS; Pretty Reckless fará a abertura
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
Como era sugestão de Steve Harris para arte de "Powerslave" e por que foi rejeitada?
Mais um show do Guns N' Roses no Brasil - e a prova de que a nostalgia ainda segue em alta
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
A banda brasileira que está seguindo passos de Angra e Sepultura, segundo produtor
As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"
Greyson Nekrutman mostra seu talento em medley de "Chaos A.D.", clássico do Sepultura
A banda que Dave Grohl acha "indiscutivelmente a mais influente" de sua geração
Dois fãs tumultuam show do Metallica e vão em cana enquanto a banda continua tocando
O artista que Neil Peart se orgulhava de ter inspirado
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
Bruce Dickinson: "O Iron Maiden é melhor que o Metallica"
David Gilmour: dissecando a magnífica "High Hopes"
Como foi ver de perto a expulsão de Rita Lee dos Mutantes, segundo Ritchie

Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto



