Alquimia: segundo capítulo de uma pérola do metal espanhol
Resenha - Espiritual - Alquimia
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 16 de janeiro de 2016
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Dois anos após um excelente álbum de estreia autointitulado, o projeto espanhol Alquimia, liderado pelo guitarrista Alberto Rionda, marcou o final de 2015 com mais um episódio de sua ainda curta história. Espiritual resgata toda a energia e a atmosfera melódica que agradaram em Alquimia.
Como é comum na carreira de Alberto, o álbum mescla faixas rápidas e lentas. Os pontos altos ficam por conta da abertura "Indomable", da longa "Sol Negro" e do encerramento "Almas Unidas". "Caballo Branco" e "Morir por Nada" são outras faixas memoráveis. É curiosa a total ausência de baladas aqui, embora haja algumas passagens lentas ao longo do trabalho.
Ainda me surpreendo com o quanto o idioma espanhol cai bem no power metal. Mais até do que o português. Na verdade, o espanhol e suas variantes vão bem em quase qualquer tipo de música, mas há um charme a mais nesta ramificação do metal. A vantagem é que fica mais fácil entender as belas letras que permeiam um instrumental impecável. É um álbum que não traz nada de muito extraordinário, mas acerta ao não abandonar a língua nativa dos integrantes.
Acerta também, e principalmente, ao se manter fiel aos princípios musicais estabelecidos na estreia. Assim, o Alquimia se firma como um nome forte não só do metal espanhol, mas do power metal como um todo. Se você gosta de Stratovarius, Blind Guardian e Sonata Arctica, não há por que não ouvir Alquimia também.
Um disco que passará em branco devido à diminuta fama do Alquimia e também por sua fraca disponibilidade - não está nos iTunes da vida, por enquanto só pode ser comprado diretamente na loja oficial da banda. O que é uma pena, pois o lançamento está em pé de igualdade com Eternal (do Stratovarius) e My God-Given Right (do Helloween).
PS: Este álbum foi lançado em dezembro de 2015. Por motivos de saúde, só foi possível publicar a resenha agora, em 2016.
Abaixo, a faixa "Almas Unidas":
Track-list:
1. "Indomable"
2. "La Flor en el Hielo"
3. "Éxodo"
4. "Caballero Blanco"
5. "El Ocaso de los Dioses"
6. "Espiritual"
7. "Vulnerable"
8. "Sol Negro"
9. "Morir por Nada"
10. "Almas Unidas"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air divulga as primeiras atrações da edição 2027
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
As bandas clássicas e nem tanto que estarão no novo game dos criadores do Guitar Hero
O álbum do Sepultura que a Classic Rock não recomenda aos ouvintes
Ex-vocalista do Uriah Heep, Steff Fontaine morre aos 70 anos
Ouça Sebastian Bach cantando "Man on the Silver Mountain" em tributo ao Rainbow
Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
A música de um disco seminal do Metallica que James Hetfield nunca quis tocar ao vivo
Após revelar primeiras atrações, Bangers Open Air abre venda de ingressos; veja os preços
Copenhell vem aí com 76 bandas em 4 dias de shows; veja o line-up aqui
Mãe de Olivia Rodrigo deixou de ver seu show no Lollapalooza para assistir o Korn
A banda esquecida dos anos sessenta que Ozzy Osbourne queria ter integrado
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O político que iniciou a decadência do Rio de Janeiro, segundo Paulo Ricardo
A canção que Renato Russo queria que fosse um baião, mas foi comparada a música sertaneja
Cinco clássicos do Rock que você provavelmente não aguenta mais ouvir
Como Steve Harris barrou tentativa de Bruce Dickinson de mudar som do Iron Maiden


Tarja Turunen: Frisson Noir - o álbum que os fãs sempre quiseram ouvir
Immolation anuncia a rápida e iminente autodestruição da humanidade no ótimo "Descent"
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
"Out of This World" do Europe não é "hair metal". É AOR



