Resenha: Roadie Metal - Coletânea Volume 5
Por Fabio Reis
Postado em 17 de novembro de 2015
É sempre bom ver projetos como este vingando, ganhando respeito, notoriedade e reconhecimento. Desde o Volume 1, a coletânea Roadie Metal evoluiu de uma maneira assombrosa, não apenas em termos de arte e embalagem, mas principalmente em organização e qualidade. Após quatro volumes, chegamos ao quinto capítulo da saga iniciada pelo radialista Gleison Junior, onde o objetivo principal é reunir diversos nomes do underground em uma coletânea dupla a fim de promover uma divulgação digna e profissional dos trabalhos executados pelas bandas.
Para o Volume 5, foram escolhidas 32 bandas dos mais variados estilos e sem dúvidas, se trata de um trabalho evolutivo, onde cada edição é superior a anterior. Este na minha visão, é o melhor material apresentado pela Roadie Metal, com um seleção bem nivelada de grupos muito competentes e que deve agradar até mesmo os mais exigentes ouvintes.
Como em toda coletânea nesses moldes, há uma diversificação bem grande na escolha dos gêneros musicais e durante as 32 canções que compõe os 2 CD's, temos faixas que vão do Hard Rock e Metal Tradicional ao Death Metal mais extremo, com bandas de praticamente todas as regiões do Brasil e um leque enorme de sonoridades distintas. Se o nosso país é considerado por muitos, como um dos grandes celeiros mundiais de novos talentos, nenhum outro lançamento retrata esta verdade como as coletâneas produzidas pela Roadie Metal.
É claro que por possuir tantos estilos e uma variedade tão grande de ritmos, uma ou outra faixa não agradará alguns ouvidos, porém não pela falta de qualidade e sim por gosto e preferência pessoal a um subgênero em específico. Na minha visão, essa miscelânea de sonoridades acaba sendo positiva, pois além do registro não se tornar cansativo, algumas bandas que executam estilos ao qual não damos tanta atenção e por isso, provavelmente não gerariam interesse se apresentados de forma separada, acabam surpreendendo e deixando uma boa impressão quando inseridos no contexto geral.
Vou citar alguns momentos ao qual julgo de excelência incontestável, porém o trabalho merece e deve ser escutado em sua totalidade. No primeiro disco destaco a banda Vivalma (SP), que executa um Heavy/Prog de alto nível, Shallrise (GO) e Rotten Pieces (SP) representam muito bem o Thrash Metal, Tellus Terror (RJ) com uma sonoridade bem pesada que caminha entre o Death e o Black Metal, Sunroad (GO), Hard Rock grudento e inspiradíssimo e pra finalizar, o Rock and Roll clássico do Velho Corvo (SP). No segundo disco, os pontos positivos ficam com o Thrash Metal do Krucipha (PR), Hollow (RS) e Catastrofe (MG), a pancadaria Death Metal da banda Individual (SP), o Deathcore cantado em português do Half Bridge (GO) e o Metal tradicional do Outlanders (SP).
Um trabalho louvável e muito interessante, realizado através de muito emprenho e que merece todos os elogios, tanto pela perseverança, como também pela seriedade que é tratado. Considero estas coletâneas uma referência nacional e ao final das audições, a sensação que fica é a de que o principal intento é nitidamente alcançado, o de revelar novos talentos.
Os CD's não são comercializados e possuem prensagem limitada, são distribuídos para assessorias, rádios, revistas, blogs e sites especializados a fim de divulgar as bandas do nosso underground. Para adquirir a sua cópia de forma totalmente gratuita, basta ouvir o programa Roadie Metal, A Voz do Rock, que vai ao ar todas as Quintas (das 20:30 às 23:00) e Sábados (das 14:40 às 16:30) através do link: www.canalfelicidade.com e ficar atento aos sorteios que são realizados regularmente.
Recomendo!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Foto junta Slash, Duff e Sharon Osbourne, e puxa o fio do tributo a Ozzy no Grammy 2026
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
Playlist - Os melhores covers gravados por 11 grandes bandas do thrash metal
A banda clássica dos anos 60 que Mick Jagger disse que odiava ouvir: "o som me irrita"
Para Lars Ulrich, o que tornava o Slayer interessante era seu extremismo
Richie Sambora acusa Jon Bon Jovi de sabotar sua carreira solo para forçá-lo a voltar
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O ex-integrante do Megadeth com quem Dave Mustaine gostaria de ter mantido contato
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
A vingança de Janis Joplin contra os Rolling Stones por prática que não concordava
O veterano que emocionou Fernanda Lira ao elogiar a Crypta
Ortografia: como deveriam realmente se chamar as bandas?


O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



