Resenha: Roadie Metal - Coletânea Volume 5
Por Fabio Reis
Postado em 17 de novembro de 2015
É sempre bom ver projetos como este vingando, ganhando respeito, notoriedade e reconhecimento. Desde o Volume 1, a coletânea Roadie Metal evoluiu de uma maneira assombrosa, não apenas em termos de arte e embalagem, mas principalmente em organização e qualidade. Após quatro volumes, chegamos ao quinto capítulo da saga iniciada pelo radialista Gleison Junior, onde o objetivo principal é reunir diversos nomes do underground em uma coletânea dupla a fim de promover uma divulgação digna e profissional dos trabalhos executados pelas bandas.
Para o Volume 5, foram escolhidas 32 bandas dos mais variados estilos e sem dúvidas, se trata de um trabalho evolutivo, onde cada edição é superior a anterior. Este na minha visão, é o melhor material apresentado pela Roadie Metal, com um seleção bem nivelada de grupos muito competentes e que deve agradar até mesmo os mais exigentes ouvintes.
Como em toda coletânea nesses moldes, há uma diversificação bem grande na escolha dos gêneros musicais e durante as 32 canções que compõe os 2 CD's, temos faixas que vão do Hard Rock e Metal Tradicional ao Death Metal mais extremo, com bandas de praticamente todas as regiões do Brasil e um leque enorme de sonoridades distintas. Se o nosso país é considerado por muitos, como um dos grandes celeiros mundiais de novos talentos, nenhum outro lançamento retrata esta verdade como as coletâneas produzidas pela Roadie Metal.
É claro que por possuir tantos estilos e uma variedade tão grande de ritmos, uma ou outra faixa não agradará alguns ouvidos, porém não pela falta de qualidade e sim por gosto e preferência pessoal a um subgênero em específico. Na minha visão, essa miscelânea de sonoridades acaba sendo positiva, pois além do registro não se tornar cansativo, algumas bandas que executam estilos ao qual não damos tanta atenção e por isso, provavelmente não gerariam interesse se apresentados de forma separada, acabam surpreendendo e deixando uma boa impressão quando inseridos no contexto geral.
Vou citar alguns momentos ao qual julgo de excelência incontestável, porém o trabalho merece e deve ser escutado em sua totalidade. No primeiro disco destaco a banda Vivalma (SP), que executa um Heavy/Prog de alto nível, Shallrise (GO) e Rotten Pieces (SP) representam muito bem o Thrash Metal, Tellus Terror (RJ) com uma sonoridade bem pesada que caminha entre o Death e o Black Metal, Sunroad (GO), Hard Rock grudento e inspiradíssimo e pra finalizar, o Rock and Roll clássico do Velho Corvo (SP). No segundo disco, os pontos positivos ficam com o Thrash Metal do Krucipha (PR), Hollow (RS) e Catastrofe (MG), a pancadaria Death Metal da banda Individual (SP), o Deathcore cantado em português do Half Bridge (GO) e o Metal tradicional do Outlanders (SP).
Um trabalho louvável e muito interessante, realizado através de muito emprenho e que merece todos os elogios, tanto pela perseverança, como também pela seriedade que é tratado. Considero estas coletâneas uma referência nacional e ao final das audições, a sensação que fica é a de que o principal intento é nitidamente alcançado, o de revelar novos talentos.
Os CD's não são comercializados e possuem prensagem limitada, são distribuídos para assessorias, rádios, revistas, blogs e sites especializados a fim de divulgar as bandas do nosso underground. Para adquirir a sua cópia de forma totalmente gratuita, basta ouvir o programa Roadie Metal, A Voz do Rock, que vai ao ar todas as Quintas (das 20:30 às 23:00) e Sábados (das 14:40 às 16:30) através do link: www.canalfelicidade.com e ficar atento aos sorteios que são realizados regularmente.
Recomendo!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Organização do Bangers Open Air promete novidades; "Vocês não perdem por esperar!"
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
A banda que ajudou o Metallica a não acabar após "St. Anger", segundo Lars Ulrich
Jinjer, In Flames e Killswitch Engage confirmados no Bangers Open Air, afirma jornalista
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
O clássico riff do AC/DC que Malcolm Young achou que era uma merda, a princípio
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
Megadeth, Anthrax, Trivium e Evergrey apoiarão Iron Maiden em turnê pela Europa
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
A caótica origem do Mastodon, uma das bandas mais importantes do metal contemporâneo
A única música do Pearl Jam que não tem Eddie Vedder nos vocais
Perda de visão faz Ian Gillan considerar possibilidade de aposentadoria
Kerry King conta quais são os seus vocalistas preferidos (e nenhum canta thrash metal)
A icônica banda de metal dos anos 90 que foi recusada por mais de 30 gravadoras
A banda de rock nacional favorita do icônico produtor musical Nelson Motta
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



