Resenha: Roadie Metal - Coletânea Volume 5
Por Fabio Reis
Postado em 17 de novembro de 2015
É sempre bom ver projetos como este vingando, ganhando respeito, notoriedade e reconhecimento. Desde o Volume 1, a coletânea Roadie Metal evoluiu de uma maneira assombrosa, não apenas em termos de arte e embalagem, mas principalmente em organização e qualidade. Após quatro volumes, chegamos ao quinto capítulo da saga iniciada pelo radialista Gleison Junior, onde o objetivo principal é reunir diversos nomes do underground em uma coletânea dupla a fim de promover uma divulgação digna e profissional dos trabalhos executados pelas bandas.
Para o Volume 5, foram escolhidas 32 bandas dos mais variados estilos e sem dúvidas, se trata de um trabalho evolutivo, onde cada edição é superior a anterior. Este na minha visão, é o melhor material apresentado pela Roadie Metal, com um seleção bem nivelada de grupos muito competentes e que deve agradar até mesmo os mais exigentes ouvintes.
Como em toda coletânea nesses moldes, há uma diversificação bem grande na escolha dos gêneros musicais e durante as 32 canções que compõe os 2 CD's, temos faixas que vão do Hard Rock e Metal Tradicional ao Death Metal mais extremo, com bandas de praticamente todas as regiões do Brasil e um leque enorme de sonoridades distintas. Se o nosso país é considerado por muitos, como um dos grandes celeiros mundiais de novos talentos, nenhum outro lançamento retrata esta verdade como as coletâneas produzidas pela Roadie Metal.
É claro que por possuir tantos estilos e uma variedade tão grande de ritmos, uma ou outra faixa não agradará alguns ouvidos, porém não pela falta de qualidade e sim por gosto e preferência pessoal a um subgênero em específico. Na minha visão, essa miscelânea de sonoridades acaba sendo positiva, pois além do registro não se tornar cansativo, algumas bandas que executam estilos ao qual não damos tanta atenção e por isso, provavelmente não gerariam interesse se apresentados de forma separada, acabam surpreendendo e deixando uma boa impressão quando inseridos no contexto geral.
Vou citar alguns momentos ao qual julgo de excelência incontestável, porém o trabalho merece e deve ser escutado em sua totalidade. No primeiro disco destaco a banda Vivalma (SP), que executa um Heavy/Prog de alto nível, Shallrise (GO) e Rotten Pieces (SP) representam muito bem o Thrash Metal, Tellus Terror (RJ) com uma sonoridade bem pesada que caminha entre o Death e o Black Metal, Sunroad (GO), Hard Rock grudento e inspiradíssimo e pra finalizar, o Rock and Roll clássico do Velho Corvo (SP). No segundo disco, os pontos positivos ficam com o Thrash Metal do Krucipha (PR), Hollow (RS) e Catastrofe (MG), a pancadaria Death Metal da banda Individual (SP), o Deathcore cantado em português do Half Bridge (GO) e o Metal tradicional do Outlanders (SP).
Um trabalho louvável e muito interessante, realizado através de muito emprenho e que merece todos os elogios, tanto pela perseverança, como também pela seriedade que é tratado. Considero estas coletâneas uma referência nacional e ao final das audições, a sensação que fica é a de que o principal intento é nitidamente alcançado, o de revelar novos talentos.
Os CD's não são comercializados e possuem prensagem limitada, são distribuídos para assessorias, rádios, revistas, blogs e sites especializados a fim de divulgar as bandas do nosso underground. Para adquirir a sua cópia de forma totalmente gratuita, basta ouvir o programa Roadie Metal, A Voz do Rock, que vai ao ar todas as Quintas (das 20:30 às 23:00) e Sábados (das 14:40 às 16:30) através do link: www.canalfelicidade.com e ficar atento aos sorteios que são realizados regularmente.
Recomendo!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
O clássico absoluto do Black Sabbath que o jovem Steve Harris tinha dificuldade para tocar
A faixa do Iron Maiden que ficou com 5 minutos a mais do que eles imaginaram
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Max, Andreas, Fernanda e Prika falam sobre Lemmy; "Esse cara fuma 40 cigarros de uma vez?!"
O hino do Black Sabbath - e do Metal - que Tony Iommi acha supervalorizado
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
A música que Ozzy gravou como piada e ficou apavorado que fosse lançada
Quando Humberto Gessinger surpreendeu ao explicar que o Engenheiros não fazia rock nem pop
Cinco álbuns que mudaram para sempre a história do heavy metal

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional



