Yes: A música da banda vai muito além da soma de seus integrantes
Resenha - Heaven and Earth - Yes
Por Tarcisio Lucas Hernandes Pereira
Postado em 01 de outubro de 2015
O ano de 2015 ficará marcado na história do rock, entre outros fatos, pela morte do grande baixista Chris Squire, membro fundador do YES, e único integrante a participar de todos os álbuns da banda. Um ano antes dessa perda irreparável, a banda lançava o álbum "Heaven and Earth", obra derradeira de Chris. Trata-se de um ótimo disco, que consegue balancear todas as fases distintas do conjunto, ainda que, agora com a morte do músico, seja possível perceber um certo cansaço nas execuções e composições, certamente já um prenuncio do que aconteceria meses depois.
A história da banda inicia-se no final da década de 60, quando a psicodelia ainda reinava e o rock progressivo da forma como o conhecemos hoje começava a ganhar forma.
Ainda que a troca de integrantes tenha sido desde o começo uma constante na vida do YES, um fator nunca foi alterado: todos os músicos que passaram pela banda, tendo permanecidos ou não no line up oficial, eram/são virtuosos dentro de seus instrumentos, e possuíam sólida formação musical.
Assim, ao longo das décadas, vimos os músicos do Yes nos presentearem com uma extensa e diversificada obra, passando pela psicodelia (YES e YES Album), pelo Rock progressivo estritamente virtuoso (Close to the Edge, Relayer, Fragile ), flertando com a música new Age (Tales From Topographic Ocean), pelo pop rock intrincado (90125, Talk, Big Generation),e pela World Music (The Ladder), só para citar alguns.
Dessa forma, o YES contribuiu imensamente para o universo musical que se formou dentro do rock ao longo desses 40 anos de atividade. Bandas como Dream Theater, Pain of Salvation, Marillion e até mesmo o nosso Mutantes possuem influencias confessas da banda.
Em, 2014, um novo petardo ganhou vida: o disco intitulado "Heaven and Earth", cujo grande diferencial é de ter o vocalista "oficial" do Yes, Jon Anderson, sido substituído por Jon Davison.
A semelhança entre os dois cantores não está apenas no nome; o timbre de Jon (Davison) é assustadoramente similar ao timbre vocal do outro Jon (Anderson).
No entanto, se a voz continua a mesma, compete dizer que a abordagem dada as músicas mudou significativamente. Claro, ainda temos tudo que sempre tivemos: Jogo de vozes, backing vocals certeiros, execuções primorosas e um clima alegre e quase espiritual, características presentes em todos os discos da banda.
No entanto, percebe-se claramente o desejo da banda de dar uma "enxugada" em seu som, de forma que nunca antes o YES se aproximou tanto do formato típico de uma canção como aqui.
As passagens complexas, cheias de mudanças de andamentos, escalas exóticas e que duravam várias e vários minutos deram lugar a uma simplicidade e uma calmaria surpreendentes.
E o melhor de tudo, sem perder a marca característica da banda, ou seja, o bom gosto musical.
Como destaque, cito a música To Ascend, que possui um clima que remete a clássica "Wonderous Stories" do álbum Going For the One.
Após a morte de Chris, o Yes anunciou que continuará na ativa, com Billy Sherwood, que já havia gravado com a banda anteriormente, decisão essa que certamente vai de encontro ao pensamento de Chris, que sempre demonstrou, em entrevistas e com seu estilo de vida, que a música do Yes vai muito além que a soma de seus integrantes.
Vida longa ao YES, e um imenso obrigado a tudo que o baixista fez!
TRACKLIST
1- Believe Again
2- The Game
3- Step Beyond
4- To Ascend
5- In a world of our own
6- Light of the Ages
7- It was all we Knew
8- Subway Walls
Apreciem sem moderação!
Outras resenhas de Heaven and Earth - Yes
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aquiles Priester é batizado: "Toda a glória seja dada a Deus! Dia maravilhoso"
Festival Bangers Open Air divulga o aftermovie oficial de sua quarta edição
Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
Os 18 álbuns de rock e metal mais aguardados até o fim de 2026, segundo a Loudwire
A banda que Steven Tyler aponta como verdadeira criadora do heavy metal
5 músicas que nenhum metaleiro consegue ouvir sem fazer air drums
A canção dos anos 50 que unia George Harrison e David Gilmour; "Cada parte é perfeita"
A reação de Rafael Bittencourt ao saber que Baden Powell recusou a Casa Branca
Guitarrista garante que o R.E.M. não fará turnê de reunião; "Não preciso de dinheiro"
4 bandas clássicas da Irlanda que todo fã de rock precisa conhecer
O álbum em que o Black Sabbath se encontrou, de acordo com Bill Ward
A resposta sincera de Aquiles Priester para quem diz que ele é "chato"
A música do Radiohead que Thom Yorke diz nunca conseguir tocar direito
A melhor banda de todos os tempos, segundo Jimmy Page do Led Zeppelin
O cover inusitado de música do Black Sabbath que deixou Tony Iommi impressionado
O disco pouco conhecido do Pink Floyd que traz um personagem da Marvel na capa
O inesperado megahit de Zé Ramalho que Moonspell quer transformar em metal
A ridícula contrapartida que Manowar ofereceu para cobrar fortuna de banda de abertura

A lição que o rock progressivo dos anos 1970 ensinou ao Mastodon, segundo Brann Dailor
Steve Howe (Yes) conta como foi tocar em "Innuendo", do Queen
As maiores mentiras que muita gente ainda conta sobre o rock progressivo
Dream Theater era uma mistura entre Metallica e Yes, segundo John Petrucci
O clássico do prog setentista apontado pelo Hall da Fama como essencial ao rock moderno
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire



