Galwen: Vestindo a camisa da cultura celta

Resenha - Galwem - Joaquim e o Barril de Carvalho

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Mario Rodrigues
Enviar Correções  


Som independente e influenciado por nomes consagrados do Rock Progressivo e Folk Rock Renascentista como o Jethro Tull e o Blackmore's Night (banda do ex guitarrista das bandas Deep Purple e Rainbow, Ritchie Blakmore e sua esposa Candice Night) respectivamente, com o uso de instrumentos musicais dominados por poucos, como é o caso do violino, da flauta e do mandolin.

Metallica: Hetfield explica por que não gosta de bater fotos com fãsRock Brasileiro: uma lista das 10 maiores bandas

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Som feito por músicos que além de ter o Rock correndo nas veias, são músicos com talento nato, são professores de música e propagadores da nossa cultura através de músicas que contam histórias e ao mesmo tempo nos transportam para o universo e folclore da cultura celta e por fim, excelentes à frente de seus instrumentos e são músicos de coração brasileiro.

Falando em coração brasileiro, é maravilhoso saber que é possível se fazer Rock dos bons, com pitadas folk, boas doses de música cigana, música renascentista e Rock Progressivo, cantado em nosso idioma.

Estou falando da banda "GALWEM", banda que nasceu nas montanhas mineiras de São João Del Rei no ano de 2002, que faz um Rock Celta de primeira grandeza, assim como a grande banda também mineira nascida em Varginha, como é o caso do TUATHA DE DANANN.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Após o super premiado álbum "Ouça Minha Voz" de 2005, o GALWEM retorna à cena com o maravilhoso "Joaquim E O Barril De Carvalho", álbum lançado no segundo semestre de 2014 e que merece lugar de destaque entre grandes álbuns do nosso Rock/Metal que têm surgido nos últimos anos.

Álbum sensacional num todo, com lindas melodias e que traz momentos bons, relaxantes e prazerosos durante a audição da balada semi-acústica "Sussurros Dos Ventos" (faixa 10), por exemplo e nos presenteia também com "Joaquim" (faixa 03) que em minha humilde opinião é a melhor faixa do álbum, pois os caras mostram todo o seu talento não somente com a flauta mas com instrumentos como bateria, e principalmente a guitarra, com ótimos vocais e letra super criativa e motivadora.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Entre as maravilhas do álbum estão "Miolos De Pão" (faixa 05), que traz uma sonoridade bastante empolgante e divertida e nos dá a impressão de estarmos ouvindo um álbum de uma banda veterana do estilo e também a impressão de que fomos transportados à uma floresta com duendes festejando e esbanjando técnica com a flauta.

Isso acontece também na instrumental "Barril De Carvalho" (faixa 06) que não perde nada da empolgação da faixa anterior, e nos dá uma amostra do belíssimo som tirado do violino. "Taverna" (faixa 07) fecha a trinca de forma fenomenal e traz uma sonoridade ainda mais empolgante do que as anteriores, porém com mais peso e mais velocidade e nos remete a uma festa, só que desta vez rolando entre os anões e bardos da Terra Média, regada a muita cerveja, exatamente numa "Taverna", antes de partirem pra batalha.

"Terras De El Rey" é a canção que fecha o álbum de forma épica em seus pouco mais de dez minutos de duração, iniciada por belos acordes dedilhados no violão e seguida de ótimos solos de flauta no maior estilo JETHRO TULL. Essa faixa simplesmente define o estilo e o novo trabalho dos caras.

A banda GALWEM é daquelas que literalmente veste a camisa da cultura celta, pois em suas apresentações os integrantes se vestem à carater e no palco atacam não só com suas maravilhosas canções, mas com tudo o que tem direiro, desde os trejeitos até os cenários.

Originalidade ímpar, tanto na escolha do nome da banda, no nome do álbum e também nas letras. Os caras criaram versos muito bem bolados, como por exemplo: "Nossas vozes ecoam no infinito", "E o nosso hino é o Rock n’ Roll", "Nossa fé cultiva a liberdade" e "Minha casa são os seus quadris". A influência que os caras tem da banda JETHRO TULL vão além do uso da flauta e do violino como vocês podem perceber, pois pelos versos acima citados, com certeza as letras também foram inspiradas em músicas desta lenda do Rock Progressivo, pois as mesmas eram bastante sádicas e bem humoradas às vezes.

Um encarte caprichado com belas ilustrações acompanha essa obra-prima do Rock e obra-prima também da música celta, diga-se de passagem.

Vale muito a pena dar uma conferida nesse novo trabalho da banda, além de acompanhar a agenda dos caras na estrada e torcer para que eles realizem shows deste futuro clássico chamado "Joaquim e o Barril de Carvalho".

Link para o vídeo (áudio) da faixa "Taverna":

Galwem – Joaquim E O Barril De Carvalho - 2014

Membros da banda:

-Gabriel Carvalho, nos vocais, violino e violão,
-Marcos Carvalho, nos vocais, flauta, mandolim e wistler,
-Lucas Margotti, na bateria e percussão,
-Francisco Bueno, na guitarra e violão,
-Otto Dominguete , no baixo e
-Pedro Ferrarezzi nos teclados e acordeon

Formação do álbum:

Gabriel Carvalho – Voz e violino
Marcos Carvalho – Voz, flautas, mandolin, violão de 6 e 12 cordas, e Coro
Gus Monsanto – guitarra, baixo e backing vocal
Celo Oliveira – guitarra, violão e programação de bateria

Participações Especiais:

Samuel Mangia – bateria
Gabby Vessoni – voz nas faixas 5 e 10
Caio Campana – baixo nas faixas 2, 4, 5, 6 e 7
Thiago Daher – guitarra solo na faixa 11
Cristiano Gavioli – baixo na faixa 13

Tracklist:

01. Introdução
02. Caravana da Loucura
03. Joaquim
04. A Dúvida
05. Miolos de Pão
06. Barril de Carvalho
07. Taverna
08. São Jorge – O Bar Divertido
09. Terra do Nunca
10. Sussurros dos Ventos
11. Cantem Sempre Essa Canção
12. Procissão do Enterro
13. Terras De El Rey

Contato:

http://www.galwem.com/

[email protected]

https://www.facebook.com/galwem.banda

https://www.facebook.com/Galwem/info?tab=page_info




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Metallica: Hetfield explica por que não gosta de bater fotos com fãsMetallica
Hetfield explica por que não gosta de bater fotos com fãs

Rock Brasileiro: uma lista das 10 maiores bandasRock Brasileiro
Uma lista das 10 maiores bandas


Sobre Mario Rodrigues

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280